Obras afetam operação de linhas da CPTM

Nos próximos quatro domingos, estações das Linhas 12-Safira e 13-Jade ficarão fechadas e passageiros serão atendidos por ônibus do Paese. Foto: Divulgação.

Expresso Aeroporto, que liga as Estações Luz e Aeroporto-Guarulhos, será suspenso entre 19 de junho e 11 de julho, inclusive durante a semana

JESSICA MARQUES

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) informou que obras vão afetar a operação nos próximos dias. Nas Linhas 12-Safira e 13-Jade as mudanças serão durante os próximos fins de semana.

Além disso, o Expresso Aeroporto, que liga as Estações Luz e Aeroporto-Guarulhos, será suspenso durante todo o período das obras, entre 19 de junho e 11 de julho, inclusive durante a semana. A alternativa aos passageiros é a própria Linha 13-Jade, com início da Estação Eng. Goulart.

Segundo a CPTM, as intervenções são para que os trens circulem com maior velocidade nas proximidades da Estação Eng. Goulart, que atende as duas linhas.

“Atualmente, os trens que seguem pela Linha 12-Safira e pela Linha 13-Jade precisam reduzir a velocidade para cerca de 20 km por hora quando as duas linhas se juntam. Com a troca de três Aparelhos de Mudança de Via (AMVs) será possível realizar o trajeto com uma velocidade de cerca de 50 km por hora, sem abrir mão da segurança dos passageiros”, justificou a CPTM, em nota.

Confira os detalhes de operação:

Por conta da implantação dos novos AMVs, o que requer um cuidadoso trabalho das áreas de Engenharia e Operação da CPTM, serão necessários quatro finais de semana (19, 20, 26 e 27 de junho, e 3, 4, 10 e 11 de julho) para que a via permanente, rede aérea e sinalização de campo sejam ajustadas aos equipamentos. As alterações na circulação e as estratégias operacionais foram pensadas visando minimizar os impactos para a população.

Nos próximos quatro sábados (19 e 26 de junho e 3 e 10 de julho), após às 14h, a Linha 12-Safira da CPTM operará em via única entre as Estações Tatuapé e Comendador Ermelino, o que altera a circulação, aumentando o intervalo médio e criando um loop interno entre Calmon Viana e Comendador Ermelino. A cada 3 trens que partirem da Estação Calmon Viana, dois irão retornar da Estação Comendador Ermelino e um seguirá para a Estação Brás.

PAESE AOS DOMINGOS

Já nos próximos quatro domingos (20 e 27 de junho e 4 e 11 de julho), a circulação no trecho entre as Estações Tatuapé e Comendador Ermelino, que inclui as Estações USP Leste e Eng. Goulart, será interrompida e contará com a utilização do sistema Paese para atender os passageiros que necessitem acessar essas estações da Linhas 12-Safira e 13-Jade.

Confira os detalhes do Paese, divulgados pela SPTrans:

A SPTrans informa que o Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência (Paese) foi acionado das 4h de domingo, dia 20 de junho, à 1h da segunda-feira, a pedido da CPTM, entre as estações Tatuapé e Comendador Ermelino da linha 12 – Safira.

Para garantir o deslocamento dos usuários foi implantada a linha especial Tatuapé – Comendador Ermelino que irá operar com um total de 25 veículos articulados, conforme solicitação da CPTM que poderá pedir a inclusão ou retirada dos ônibus em operação.

Saiba o itinerário da linha especial Tatuapé – Comendador Ermelino:

Ponto inicial: Rua Catiguá, defronte ao Shopping Boulevard – Tatuapé

Ponto final: Av. Assis Ribeiro, 8454 – Ermelino Matarazzo
Ida: Sentido Tatuapé – Comendador Ermelino – R. Catiguá, R. Felipe Camarão. R. dos Cristais, R. Henrique Sertório, R. Jacirendi, Av. Cdssa. Elisabeth de Robiano, Vd. do Imigrante Nordestino, Av. Dr. Assis Ribeiro, Av. Paranaguá, R. Rev. José de Azevedo Guerra, Av. Dr. Assis Ribeiro.

Volta: Sentido Comendador Ermelino – Tatuapé – Av. Dr. Assis Ribeiro, R. Gabriela Mistral, R. Mário de Castro, R. Carlos Meira, R. Rodovalho Júnior, Ver. Cid Galvão da Silva, R. Airton Pretini, R. Roger Ducasse, Pça. Com. Adelino Ribeiro, R. Adelino de Almeida Castilho, R. José Epaminondas de Oliveira, R. Aimá, R. Catiguá.

Pontos dos ônibus do sistema Paese

Na Estação Tatuapé, o embarque e o desembarque nos ônibus do Sistema Paese acontecem na Rua Catiguá, ao lado do Shopping Boulevard Tatuapé.

Nas demais estações os locais de embarque e desembarque são:

• Estação Eng. Goulart: Avenida Assis Ribeiro, altura do número 3.500. Esta estação funcionará apenas para atender a Linha 13-Jade.

• Estação USP Leste: Avenida Assis Ribeiro, altura do número 6.081. Vale lembrar que esta estação estará fechada no período, sem circulação de trens.

• Estação Comendador Ermelino: Avenida Assis Ribeiro, altura do número 8.454.

O trajeto de ônibus entre a Estação Comendador Ermelino e Tatuapé é de cerca de 30 minutos. Será possível embarcar e desembarcar nas Estações Eng. Goulart e USP Leste.

Ao chegar nas estações Tatuapé ou Comendador Ermelino, o passageiro receberá um bilhete que deverá ser guardado consigo e apresentado na estação de destino. Já nas Estações USP Leste e Eng. Goulart o bilhete para a utilização do Paese será fornecido após o pagamento da tarifa.

Para ajudar no planejamento da viagem, os passageiros serão orientados nos trens e estações sobre a alteração na circulação, assim como nas redes oficiais da companhia. Nos dias de interrupção da circulação entre as duas estações, além dos avisos sonoros os colaboradores da CPTM identificados estarão de prontidão para orientar a todos que precisem de ajuda.

Para esclarecer dúvidas, os passageiros podem entrar em contato com a Central de Relacionamento 0800 055 0121 e acompanhar informações pelas redes sociais da companhia.

APESAR DOS TRANSTORNOS, CPTM RESSALTA IMPORTÂNCIA DAS OBRAS

Cerca de 80 pessoas, entre colaboradores da CPTM e de empresas contratadas, irão atuar na troca dos AMVs, segundo a companhia.

“Será uma obra de grande porte que vai beneficiar muitas pessoas, principalmente as que circulam pela Linha 13-Jade. Além de aumentar a velocidade do trecho de Eng. Goulart, os novos AMVs também facilitarão futuros projetos para que a linha avance além do seu atual trecho”, afirma Pedro Moro, presidente da CPTM.

“A troca de três AMVs de uma só vez é uma operação complexa, mas a companhia tem o conhecimento e as competências necessárias para isso”, explica Marcelo Machado, Diretor de Engenharia e Obras da companhia.

“Apesar dos transtornos pontuais, o passageiro da CPTM será o maior beneficiado no longo prazo. Para os dias de obras, prestaremos toda a assistência a quem utiliza a Linha 12-Safira e a Linha 13-Jade. Os passageiros serão informados com antecedência, assim como as alternativas disponíveis”, completa Luiz Argenton, Diretor de Operação e Manutenção da CPTM.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta