Camilo Cola, fundador da Itapemirim, morre aos 97 anos

Empresário e ex-deputado federal morreu de causas naturais em Cachoeiro de Itapemirim (ES)

JESSICA MARQUES / ADAMO BAZANI

Fundador da Itapemirim, Camilo Cola morreu na noite deste sábado, 29 de maio de 2021, aos 97 anos. O motivo do falecimento foi causas naturais.

O também ex-deputado federal estava em Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo, no momento da morte.

Nascido em Conceição do Castelho (ES), Camilo Cola se alistou no Exército aos 18 anos e integrou o pelotão de combatentes da FEB (Força Expedicionária Brasileira), que lutou na 2ª Guerra Mundial e entrou para a história após expulsar os alemães de Monte Castello, no Norte da Itália, em 1945.

Ao retornar ao Brasil, Camilo conseguiu um empréstimo para comprar seu primeiro caminhão dando início a uma das maiores empresas de transportes do Brasil, a Itapemirim, criada oficialmente em 1953.

A Itapemirim, uma década depois de sua fundação, cobria quase toda a malha rodoviária e se destacou por vários feitos, como, por exemplo, a fabricação dos próprios ônibus. O mais marcante foi o Tribus, ônibus de três eixos, algo nada comum nos anos 1970.

Propaganda de uma das versões do Tribus, fabricação própria da Itapemirim

ITAPEMIRIM

Em nota, na manhã deste domingo (30), a diretoria do Grupo Itapemirim, em nome de todos os colaboradores, divulgou uma nota de pesar como forma de prestar condolências à morte de Camilo Cola.

Após mais de 60 anos sendo administrada pela família Cola, a Itapemirim foi vendida para outro grupo empresarial em 2017. A empresa entrou em recuperação judicial e hoje está sob comando de Sidnei Piva.

Relembre:

Itapemirim foi vendida para grupo de São Paulo e Camilo Cola continua com Kaissara, diz empresário à imprensa do Espírito Santo

Aos 97 anos, Camilo Cola recebeu a Medalha do Mérito Mauá, condecoração do governo federal, em cerimônia realizada em Brasília.

Relembre:

Aos 97 anos, Camilo Cola, fundador da Itapemirim, recebe condecoração do Ministério da Infraestrutura

O empresário também foi deputado federal pelo Espírito Santo de 2007 a 2015.

LUTO DE TRÊS DIAS

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, decretou luto oficial de três dias no Estado, pela morte do empresário. A publicação foi feita pelas redes sociais.

BOLSONARO FAZ HOMENAGEM

O presidente Jair Bolsonaro também publicou nas redes sociais uma homenagem ao empresário.

AGRADECIMENTO

Também neste domingo, a família Cola divulgou uma nota em agradecimento a todas as condolências recebidas.

“Neste momento de perda e dor, queremos agradecer a todas as manifestações de condolências e pesar pelo falecimento de nosso inesquecível pai, avô e grande modelo de vida, Camilo Cola. Que sua história continue impregnada em nossa memória e nos conduza como guia e exemplo.”

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Pavanelli, Renato Carlos. disse:

    30/05/2021. – – JESSICA MARQUES / ADAMO BAZANI – Fundador da Itapemirim, Camilo Cola morreu na noite deste sábado, 29 de maio de 2021, aos 97 anos. O motivo do falecimento foi causas naturais.
    Foi um grande homem e grande empresário, fez a diferença nesse Brasil. Pêsames a Família.

  2. Santos Dumont disse:

    Um pioneiro e visionário que mudou a história do transporte rodoviário no país, estabelecendo o padrão Itapemirim de atendimento ao passageiro. Com certeza seus milhares de colaboradores nessa sua trajetória em nosso convívio se sentem órfãos nesse dia.

  3. Marco Antônio da Silva disse:

    Aí está um exemplo de brasileiro! Arriscou a vida de verdade para defender um povo que não era o seu e defendeu o nosso Brasil da tirania do Hitler e o seu nazismo um verdadeiro herói! Descanse em paz!

  4. MARIO CUSTÓDIO disse:

    MEUS SENTIMENTOS
    Gerações seguem sua jornada.
    Gerações chegam para novas jornadas e novos desafios.
    Mario Custódio

  5. Meu pesar à familia Cola e à todos capixabas, que nos engrandeceram com este Herói de guerra, Empreendedor nato, ligou o Brasil durante 60 anos de norte a sul de leste a oeste,,,Obrigado Sr Camilo,,,,Descanse em Paz,,,,

Deixe uma resposta