História

Aos 97 anos, Camilo Cola, fundador da Itapemirim, recebe condecoração do Ministério da Infraestrutura

Camilo Cola nesta quinta-feira, 05 de novembro de 2020

Cerimônia foi realizada em Brasília. Medalha do Mérito Mauá é uma homenagem do Ministério da Infraestrutura para quem de alguma forma contribuiu para o desenvolvimento do setor de transportes

ADAMO BAZANI

O fundador da Viação Itapemirim, uma das maiores empresas de ônibus rodoviários do País, Camilo Cola, com 97 anos de idade, recebeu nesta quinta-feira, 05 de novembro de 2020, a Medalha do Mérito Mauá, condecoração do  governo federal, em cerimônia realizada em Brasília.

A medalha é uma homenagem do Ministério da Infraestrutura para quem de alguma forma contribuiu para o desenvolvimento do setor de transportes

“Dois perfis que tenho imenso respeito: pioneiros do empreendedorismo nacional e heróis que combateram na Segunda Guerra”, afirmou em nota o ministro Tarcísio Freitas ao Diário do Transporte

Camilo Cola e Ministro Tarsísio de Freitas

“Hoje tive a honra de entregar a Medalha do Mérito Mauá a um homem que reúne estes dois predicados: Camilo Cola”.  – complementou na nota.

Nascido em Conceição do Castelho (ES), Camilo Cola se alistou no Exército aos 18 anos e integrou o pelotão de combatentes da FEB, que lutou na 2ª Guerra Mundial e entrou para a história após expulsar os alemães de Monte Castello, no Norte da Itália, em 1945. Ao retornar ao Brasil, Camilo conseguiu um empréstimo para comprar seu primeiro caminhão dando início a uma das maiores empresas de transportes do Brasil, a Itapemirim, criada oficialmente em 1953.

A Itapemirim, uma década depois de sua fundação, cobria quase toda a malha rodoviária e se destacou por vários feitos, como, por exemplo, a fabricação dos próprios ônibus. O mais marcante foi o Tribus, ônibus de três eixos, algo nada comum nos anos 1970.

Propaganda de uma das versões do Tribus, fabricação própria da Itapemirim

Na nota, o ministério fala também da importância da condecoração.

A Medalha de Mérito Mauá, instituída em 1965, é um reconhecimento ao patrono do Ministério da Infraestrutura, Visconde de Mauá. Industrial e banqueiro, Mauá foi um entusiasta e pioneiro dos meios de transportes no Brasil. Em 1845, ele levantou os estaleiros da Companhia Ponta de Areia, em Niterói, dando início à indústria naval brasileira. Os primeiros trilhos lançados em solo brasileiro, como a ferrovia Santos – Jundiaí, na década de 1940, também são creditados a ele.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Parabéns, que tenha tempo o suficiente, para regozijar do prêmio, tardio, diria…Merecia ter reconhecido um pouco antes, com ele na direção da empresa, assim contemplaria com seus funcionários,,,

  2. Sergio Francisco carreira disse:

    Que Deus o abençoe e ilumine essa empresa, da qual tive o prazer de fazer parte do quadro de motorista do setor eixo sul Rio de janeiro

  3. Josias disse:

    Essa empresa e dos nodestino

  4. Márcia Frauches disse:

    Parabéns Sr Camilo Cola. Quanto orgulho de ter participado dessa história de luta, sucesso . Grandioso para nossa cidade Cachoeiro de Itapemirim ES . Homem que soube empreender ! Deixou um legado imensurável ! Parabéns !

  5. Josias disse:

    Esse sim foi um guerreiro e com essa idade , e um professor merece todo respeito , e toda homenagem parabéns

  6. Godofredo BREDOFF Filho disse:

    Godofredo BREDOFF Filho
    Trabalhei nesta empresa como Motorista, de 09/06/1989,e fui dispensado 02/04/2020, dando aí 30 ano, 9 meses de serviço, fui dispensado sem uma moeda receber.
    Acredito eu que guiei todos estes ônibus 🚌 da viação. A empresa parou de fazer depósitos de fundo de garantia, não acertou a recisão, não pagou os 40% do FGTS. Desrespeitou a lei, pois sou Sindicalista, e faltava 3 anos e 4 meses pra finalizar a estabilidade Sindical.

  7. Marcos Braga disse:

    PARABENS NUNCA É TARDE É ISSO AI E A EMPRESA DA ITAPEMIRIM É OTIMA EM TUDO QUE FAZ EU TIRO O CHAPEU PRA TODOS

  8. Valdonei disse:

    Eu tive o prazer de transporta pneus de são Paulo para amatris em cachoeira de Itapemirim e vi o tratamento exemplar que nos carreteiro tinham pelas suas empresa e até os previlegio nos pontos de apoio da rede flecha.deveriam ter mais empresário com estes valores

  9. Juscelino de Oliveira Freitas disse:

    Trabanhei na Itapemirim cargas por um bom tempo e admiro muito seu Camilo…ele quando vinha na filial de São luis né…ele sempre mim chamava de kobechek por causa do meu nome Juscelino e ele homem muito cuidadoso educado com seus funcionários…eu tenho muita saudades da itapemirim e desejo sempre que Deus lhe dê muita saúde e muitos anos de vida…amem!!!

  10. Benedito Bissoli Coimbra disse:

    Parabens Sr. Camilo Cola. Eu o conheci e 1994, quando trabalhei no projeto Tribus como projetista veicular no setor da Engenharia. Ele sempre passava la todos os dias e batia muito papo conosco e ate presenciava fatos engracados onde GAMBAS invadiam o escritorio a noite e sujavam nas pranchetas dos desenhistas e tinhamos que chamar o Cipo seu braco direto da modelagem. Eu tive um tio que foi pracinha em monte castelo tambem. Eles contam que roubavam gasolina dos americanosce trocavam por grapa (tipo de aguardente da uva), para arrebatar o inverno que era muito rigoroso. Numa dessas os gringos descobriram e pegaram uma semana de cadeia.
    Trabalhei tambem na EMBRAER SJC onde conheci o Eng. Cel Osiris Silva que foi um tambem um grande empeendedor no transporte no setor aeronautico. Esses deixarao um grande legado. Qie Deus os abencoem.

    1. Danilo Mendonça Vasconcelos disse:

      Nossa que bacana! Como faço para entrar em contato com Vc?

  11. José Eduardo Freitas de Souza disse:

    Parabéns, Sr. Camilo!!! Excelente empreendedor, patrão e cidadão. Tive a honra de participar do Grupo Itapemirim, e sei da rotina deste trabalhador.

  12. WILTON OTACILIO DOS SANTOS disse:

    Parabéns ao Senhor Camilo Cola! Ele foi um dos grandes ícones do transporte de passageiros no Brasil. Reinou absoluto durante muitos anos como o detentor da maior frota de ônibus do Brasil. O nome Itapemirim já foi motivo de muito respeito e admiração por grande parte dos brasileiros. Nasci nos finais dos anos 1960 e tenho uma grande recordação quando, em 1981, li um anúncio na imprensa onde informava que a Itapemirim possuía um frota de 2000 ônibus. Esta marca era um marco inédito para a época. Hoje, os tempos são outros e a Viação Itapemirim passa por um processo de recuperação interminável, com muitas dívidas e o futuro da Empresa é incerto.

    1. Anjelo Lins disse:

      Também fiz parte da Itapemirim fazendo a linha de RJ a Recife no Sereno o ônibus leito. A frota do otimismo ligando todo o Brasil.

  13. Edson da Silva Ramos disse:

    Pra mim foi uma honra ter colaborado como motorista no grupo Itapemirim no período de 1995 a 2002, ainda hoje sinto muitas saudades e quê se dependesse de mim ainda hoje estaria por lá mais por força do destino não foi possível. Quanto ao ex patrão faço votos de muita saúde e mais anos pela frente se essa for a vontade do CRIADOR “JEOVÁ ” DEUS.

    1. Juscelino de Oliveira Freitas disse:

      Beleza…

  14. Ely Alves dos Reis disse:

    Ele merece todas as homenagens, sou seu fã. Sr. Camilo Cola!

  15. Oliveira disse:

    Parabéns seu Camilo, fui funcionario, motorista do grupo sair porque pedir demissão a um ano, fiquei cinco anos, pretendo fazer parte novamente do grupo um dia se assim Deus o permitir, parabéns pela condecoração, atrasado, mais enfim hj no Brasil temos governo de responsabilidade.

  16. Cris disse:

    A Itapemirim foi uma faculdade para mim. Parabéns Sr Camilo Deus abençoe com muita Saúde.

  17. agostinholourenco1@hotmail.com disse:

    Grande homem enquanto administrativa tudo ia muito bem mais quando impuseram aí tudo foi de mau a pior mais seu nome vai ser sempre lembrando por todo Brasil como um grande administrador

  18. Moizes Lopes Pereira disse:

    Trabalhei 13 anos nessa empresa considero que ela sempre foi uma faculdade para motoristas parabéns seu Camilo pelo prêmio tive o prazer de encontrá-lo em vários setores da empresa sempre guerreiro cuidando do seu patrimônio com muita austeridade

  19. Fabiano JBL disse:

    Tem coisa aí em respeito muito o Sr Camillo mas tem truta aí, primeiro foi a miniatura para o Presidente, depois a exposição dos DD Black na frente do ministério da infraestrutura e agora a homenagem do próprio Ministério para o Sr Camillo e tem mais o vídeo que o Ministro fez com o Gustavo junto com o Piva acho que estou me ligando da onde está vindo o dinheiro no grupo Itapemirim só pode ser daí não tem outra explicação

  20. Vicente José Tedesco disse:

    O Sr. Camilo Cola merece todo o nosso respeito e admiração, pela pessoa humana que é e pelo seu empreendorismo à frente de uma empresa de transporte que foi a maior da América Latina. Quantos empregos, quanta luta para vencer os obstaculos causados pelos buracos e lamas de estradas sem asfalto e sem sinalização suficiente, exigindo dos eficientes motoristas o maior cuidado no transporte de passageiros. Felizmente hoje muitas dessas estradas já estão asfaltadas, mas ainda existem outras importantes que foram abandonadas por governos corruptos, as quais estão sendo asfaltadas pelo compententissimo Ministro Tarcisio de Freitas em várias partes do Brasil.
    Parabéns Ministro por essa homenagem ao Sr. Camilo, um exemplo de empreendedor que sempre acreditou no desenvolvimento deste país.

  21. Joselito disse:

    Trabalhei na viação Itapemirim por apenas três anos mas é como se fosse uma eternidade, hoje estou aposentado e tenho grande saudade, ótima empresa vai l sempre ser lembrada, Parabéns Camilo Cola

Deixe uma resposta