Eletromobilidade

Solaris fecha pedido para 123 ônibus elétricos para a Romênia

Ônibus Solaris Urbino 12 metros elétrico

Empresa venceu licitação conduzida pelo governo daquele país e fornecerá 123 modelos Solaris Urbino 12 metros com toda a infraestrutura de carregamento elétrico

ALEXANDRE PELEGI

A Solaris Bus & Coach, empresa polonesa e um dos principais fabricantes europeus de ônibus e trólebus, fornecerá 123 modelos Solaris Urbino 12 metros com infraestrutura de carregamento elétrico para a Romênia até o final de 2022.

Integrante do Grupo CAF, a Solaris venceu uma concorrência de 131 ônibus elétricos em licitação conduzida pelo Ministério Romeno de Obras Públicas, Desenvolvimento e Administração. Os veículos vão atender o transporte urbano de sete cidades locais.

Ao vencer o certame e fechar o pedido, a Solaris fornecerá os ônibus e a infraestrutura de carregamento, composta por 123 carregadores de depósito de 40 kW para carga noturna e 36 pantógrafos de 300 kW.

As vilas e cidades romenas beneficiárias dessa concorrência são Iași, Sibiu, Sighetu Marmației, Suceava, Târgu Mureș e Pitești.

O valor do pedido para a Solaris totaliza 65 milhões de euros (mais de 430 milhões de reais), o que, em média, é superior a R$ 3,5 milhões por ônibus, incluindo a infraestrutura de carregamento.

Os ônibus e as infraestruturas serão entregues gradativamente até o final de 2022.

Como mostrou o Diário do Transporte, a Solaris não é nova na Romênia. A empresa já entregou mais de 300 veículos no país, incluindo 40 Urbino 12 metros elétricos e mais de 100 trólebus.

Relembre:

Romênia e Bulgária avançam na compra de trólebus novos

Com esse pedido adicional, o fabricante de ônibus polonês (parte do Grupo CAF) está fortalecendo sua posição de destaque no mercado europeu de veículos elétricos.

Outros fabricantes também estão disputando o mercado de ônibus EV na Romênia. No início deste ano, a BYD anunciou sua primeira venda de 20 ônibus 100% elétricos de 12 metros. Isso após ter fechado anteriormente um pedido de entrega de outros nove veículos.

Relembre:

Constanta, na Romênia, encomenda 20 ônibus 100% elétricos da BYD

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. carlos souza disse:

    E quem quiser andar nesses busões quando estiver na Romênia,leve alho,balas de prata,crucufixos,lanternas com luz fortíssima,o que for..principalmente se for pra Transilvania.Vai que o Conde Drácula aparece..kkkkkkkk…é cada piada que a gente inventa…

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading