Romênia e Bulgária avançam na compra de trólebus novos

Trollino 18, da Solaris

Veículos vão modernizar sistemas em programas de transportes limpos

ADAMO BAZANI

Dois sistemas europeus anunciaram procedimentos de compras de trólebus dentro de programas de transportes não poluentes.

A cidade de Brasov, na região histórica da Transilvânia, na Romênia, vai receber ao longo deste ano de 2021, 25 trólebus da Solaris, modelo Trollino 18.

A operadora de transportes de Brasov informou ter planos de renovar e ampliar “significativamente” a frota de trólebus atualmente em uso e outras aquisições podem ser feitas.

Os 25 Trollino 18 substituirão os ônibus a diesel nas novas rotas de trólebus lançadas na cidade.

O modelo tem 18 metros de comprimento com capacidade para transportar até 133 passageiros, incluindo 41 sentados.

Os veículos encomendados por Brasov funcionam com um motor elétrico de 240 kW e contam com uma bateria a bordo para que possam percorrer trechos do trajeto sem estarem conectados à rede aérea.

Já a cidade de Ruse, na Bulgária, retomou a licitação para a compra de 15 novos trólebus que serão operados pela empresa pública Public Transport Ruse.

A aquisição vai receber recursos de uma linha de financiamento da União Europeia no âmbito do “Programa Operacional Ambiente 2014-2020”.

A licitação foi cancelada em outubro de 2020 devido a erros técnicos nos editais e foi posteriormente relançada em novembro de 2020.

Segundo a Public Transport Ruse, cinco empresas apresentaram propostas: Bozankaya Otomotiv Makina, da Turquia, Skoda Electric, da Bulgária, Avto Engineering Holding Group e Excelor Holding, bem como Vasil Kalev, empresa de transporte público que atende o município de Ruse.

As ofertas estão sendo analisadas pelo poder público.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. carlos souza disse:

    No caso da Transilvânia leva um cesto de alho no busão se vier o Drácula. kkkkkkk…..Ou uma cruz ou um revólver com bala de prata, uma lanterna sei lá….

Deixe uma resposta