Ônibus municipais de São Bernardo do Campo não operam das 22h às 04h por causa de “lockdown noturno” no ABC a partir de sábado (27)

Ônibus da BR7 Mobilidade em São Bernardo do Campo

Trólebus e ônibus da Metra no Corredor ABD funcionarão no período

ADAMO BAZANI

A Prefeitura de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, confirmou que os ônibus municipais não vão operar entre 22h e 04h a partir deste sábado, 27 de fevereiro de 2021.

A medida envolve apenas as linhas operadas pela empresa BR7 Mobilidade.

Já os ônibus gerenciados pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e os ônibus e trólebus operados pela Metra no Corredor Metropolitano ABD operam normalmente neste período.

Como mostrou o Diário do Transporte, os prefeitos do ABC, com exceção de São Caetano do Sul, decidiram adotar uma espécie de “lockdown noturno” , suspendendo as atividades comerciais das 21h às 05h e os ônibus municipais das 22h às 04h

A medida ocorre por causa do avanço da covid-19 na região

Relembre e ouça a entrevista:

https://diariodotransporte.com.br/2021/02/24/entrevista-abc-vai-ter-lockdown-a-partir-das-21h-e-onibus-municipais-deixam-de-operar-as-22h/

Com isso, os prefeitos adotam uma postura mais rígida ainda do que a anunciada pelo governador João Doria que decretou “toque de restrição” entre 23h e 05h em todo o Estado até 14 de março, podendo o transporte coletivo metropolitano (EMTU/Metra/CPTM/Metrô) operar neste período.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2021/02/24/audio-transporte-publico-sera-mantido-em-toque-de-restricao-das-23h-as-05h-diz-doria/

Uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) e o próprio governo do Estado permitem que os prefeitos tenham autonomia para adotar regras mais duras que as das administrações de nível superior (Estados e União), mas nunca regras menos rígidas.

De acordo com o presidente do Consórcio Intermunicipal do ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra, atualmente o nível de ocupação dos leitos de UTI, em média nas sete cidades é de 72%, mas há municípios, como Mauá e Ribeirão Pires que operam com quase toda a capacidade esgotada.

O ABC tem cerca de 2,5 milhões de habitantes e reúne as cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

A prefeitura de São Caetano do Sul informou, por meio de nota, que seguirá as determinações do Governo do Estado, de restrição das 22h às 05h

A Prefeitura de São Caetano do Sul informa que seguirá as medidas anunciadas nesta quarta-feira (24/2) pelo Governo do Estado sobre a restrição de circulação de pessoas das 23h às 5h, a partir de sexta-feira (26/2).

A cidade não adotará restrições adicionais (como definiu o Consórcio Intermunicipal ABC), tendo como base os dados epidemiológicos e a taxa de ocupação dos leitos de UTI e de enfermaria.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta