EMTU entrega reforma e ampliação do Terminal Vila Yara, em Osasco

Ônibus Metropolitano em direção à região da Vila Yara, em Osasco

Espaço faz parte do corredor Metropolitano Itapevi-São Paulo

ADAMO BAZANI

A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) entrega nesta quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021, a reforma e ampliação do Terminal Vila Yara, em Osasco, na Grande São Paulo.

De acordo com a STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos), a área construída agora terá 17 mil m².

Ainda de acordo com a pasta, os custos foram de R$ 31,5 milhões.

Vão participar da cerimônia o vice-governador, Rodrigo Garcia; o secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy; o diretor-Presidente da EMTU, Marco Antonio Assalve e o prefeito de Osasco, Rogério Lins.

O terminal faz parte do corredor Metropolitano Itapevi-São Paulo.

Com base no relatório do prestação de contas do governo enviado à Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), publicado no Diário Oficial de 12 de fevereiro de 2021, o Diário do Transporte mostrou que os corredores metropolitanos gerenciados pela EMTU têm pendências de obras, dentre os quais o Itapevi-São Paulo com a Estação de Transferência Barueri aguardando aprovação do novo projeto pela prefeitura de Barueri e na região do Terminal Metropolitano Luiz Bortolosso -km 21 Osasco, onde ainda precisam ser feitas obras remanescentes deste trecho viário, que permanecem aguardando a liberação de área ocupada às margens da ferrovia da Linha 8 da CPTM por parte da prefeitura, para obtenção da Licença de Instalação.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2021/02/15/corredores-de-onibus-da-emtu-ainda-incompletos-tem-previsoes-de-entregas-de-trechos-entre-este-ano-e-2026/

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. vagligeiro disse:

    Atualizando a situação do Itapevi – Vila Yara.

    – Trecho Itapevi – Jandira: Viário Pronto (não corredor), pontos de ônibus prontos, terminal de Transferência Itapevi necessita de reforma. Apenas uma linha circulando.

    – Trecho Jandira – Carapicuíba (centro): Viário Pronto (corredor), pontos de ônibus centrais concluídos (exceto o citado Terminal de Transferência Barueri), linhas sempre operaram neste trecho, mas AINDA não operam com uso do Corredor de forma oficial.

    – Terminal Carapicuíba – me devo visita, mas da última vez (1 mês atrás), ainda estava com tapumes na área de operação (viário), porém todo o terminal está com infraestrutura pronta e viário aparentemente operacional. Viário lindeiro necessita de conclusão de obras para reorganização do fluxo de veículos.

    – Terminal Luiz Bortolosso: funcional e tudo ok. Não entendo a ausência que é citada no texto, me parece ser a conclusão da ligação entre o terminal e a estação de trem.

    – Terminal Vila Yara: finalmente concluído. Ver se as operações das linhas do município de São Paulo voltarão a serem repassadas ao terminal.

    Seria interessante a SPTrans estudar criar um terminal extra, municipal, na onde hoje é o estacionamento do Shopping Continental ao lado da caixa da água Sabesp. Complementaria o Terminal Vila Yara para ligações entre a divisa e bairros entre o Jaguaré, Remédios, Rio Pequeno, Jardim de Abril e divisa com Cotia (KM 21).

    Ausências:
    – Trecho Cotia – Itapevi: a EMTU poderia ao menos conversar com o DER / ARTESP para poder estudar a ampliação da SP-029 em alguns trechos (a rodovia que liga as duas cidades) e assim permitir também a instalação de pontos padrão EMTU.

    – Corredor avenida dos Autonomistas: enquanto não houver uma definição melhor da prefeitura de Osasco, vai ser a ausência mais sentida também. No entanto, a avenida precisaria de uma requalificação completa, então seria interessante que nesta requalificação, pudesse ser já também estudado a possibilidade de criação dos pontos centrais do corredor. No entanto, dado que é uma via de ligação principal e que muitos ônibus municipais já estão estabelecidos ali (e tal frota não tem portas à esquerda), aparentemente um corredor à direita da via (faixa exclusiva) é o que resta.

  2. Renato Vieira dos Santos disse:

    Passei na semana passada nesse terminal. Já está praticamente tudo pronto. Só nao mexeram ainda nas passarelas de acesso ( continua as antigas) e alguns pequenos ajustes, mas em comparação do que era antes, melhorou muito.

  3. Luiz Antonio Barbosa disse:

    Nesta matéria é entrega da reforma do terminal ou dos ônibus, só tem fotos de ônibus e o terminal naobrem fotos

    Não passaram

  4. Sam/ Osasco disse:

    Eu chamaria de terminal misto por que comporta ônibus tanto municipal quanto intermunicipal e ainda tem os ônibus municipal de Sampa consequentemente super necessário e estratégico esse terminal.

  5. Jeronimo disse:

    Poderiam verificar também as linhas operadas pela Empresa de Transportes Mairiporã na região da Zona Norte.
    Ônibus velhos, limpeza não existe e tarifas absurdas.

Deixe uma resposta