Nova tarifa de R$ 5,00 na SuperVia começa a valer na próxima terça (23)
Publicado em: 20 de fevereiro de 2021
Depois de protestos em estações e uma negociação com o Governo do Estado, o reajuste será menor em relação ao autorizado anteriormente
WILLIAN MOREIRA
A tarifa dos trens da Supervia sobe para R$ 5 na terça-feira, 23 de fevereiro de 2021.
O valor foi definido após reunião entre a concessionária operadora do transporte ferroviário no Rio de Janeiro, e o Governo do Estado.
A SuperVia ressaltou por meio de um comunicado que foram quase dois meses de negociação para um entendimento com os órgãos do Poder Concedente para chegar a um denominador que causasse o menor impacto possível na população e também mantendo o equilíbrio financeiro da concessionária.
IMPASSE SOBRE O VALOR A SER COBRADO
No começo de fevereiro o Governo do Estado decidiu suspender por 20 dias corridos o reajuste para R$ 5,90 que estava previsto para o dia 02 de fevereiro.
Na ocasião a administração estadual informou que este tempo seria utilizado para novos debates em torno do preço dos trens.
Em dezembro de 2020, a Agetransp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários e Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro) havia autorizado o reajuste junto com o sistema de travessia por barcas, mas no que tratava do sistema de trens, recomendou uma solução entre as partes como a criação de uma tarifa social, ao mesmo tempo ter reconhecido o elevado aumento de preço.
Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte

