Acciona inicia processo de desmonte de rocha na futura estação Freguesia do Ó da Linha 6-Laranja

Projeção de uma das estações da Linha 6-Laranja

Etapa é necessária para as escavações do solo da Linha Uni

JESSICA MARQUES

A Concessionária Linha Universidade (Linha Uni), responsável pelo empreendimento da Linha 6-Laranja, e a Acciona realizam nesta quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021, às 16h, a primeira atividade de desmonte de rocha no canteiro da futura Estação Freguesia do Ó, na capital paulista.

O procedimento, empregado para quebrar a rocha e avançar nas escavações, deverá acontecer periodicamente ao longo deste ano, segundo a Acciona. Nos dias de desmonte, por motivos de segurança, algumas vias serão interditadas durante alguns minutos, enquanto acontecer a atividade, também de acordo com a empresa.

Para garantir a segurança de todos que moram e trabalham no entorno das obras, a Acciona informará a população previamente sobre o início das atividades de desmonte por meio de folhetos informativos e avisos locais. Já nos dias de atividade, haverá o acionamento de sirenes para que os moradores e comerciantes da região reconheçam os sinais e sigam as orientações de segurança“, detalhou a empresa.

Confira os detalhes divulgados pela Acciona sobre a etapa:

Avisos Sonoros

A população será alertada sobre a atividade por três toques de sirene. O 1º ocorre 20 minutos antes do desmonte. O 2º ocorre 5 minutos antes e o 3º – com duração de 60 segundos contínuos – avisa sobre a autorização e início do processo. A atividade completa dura aproximadamente 30 minutos.

Interdições

Outra iniciativa que visa garantir a segurança de todos durante a realização do procedimento é a interdição e desvio de algumas vias. A interdição tem início após o segundo toque sonoro e dura cerca de 10 minutos. Abaixo as ruas que terão seus fluxos momentaneamente alterados:

Sentido centro-bairro: a interrupção será na Av. Santa Marina x Rua da Balsa, desviando o tráfego para a Av. Nossa senhora do Ó. O desvio seguirá o seguinte fluxo: Av. Nossa senhora do Ó -> Rua Cajati -> Rua Antônio Pires -> Rua Ribeiro de Morais.

Sentido bairro-centro: A interrupção será na R. Bonifácio Cubas x R. Ribeiro de Morais e o tráfego será represado na Rua Bonifácio Cubas.

*Logo após a realização do desmonte de rocha, as vias serão normalizadas.

Para mais informações, a comunidade também pode entrar em contato com a Central de Atendimento da Linha Universidade – 0800 580 3172 – de segunda a sexta-feira das 8h30 às 17h30.

Sobre a Linha 6

A Linha 6-Laranja vai ligar a Brasilândia, na zona norte, ao centro da cidade. Com 15 quilômetros de extensão e 15 estações, esse é o maior projeto de infraestrutura da América Latina, uma PPP (Parceria Público Privada) entre o Governo de São Paulo e o Grupo Acciona da Espanha. A obra vai gerar mais de 9 mil empregos.

A Acciona assumiu as obras de construção da Linha 6-Laranja de metrô em São Paulo em outubro de 2020.

Relembre:

Acciona divulga balanço das obras da Linha 6-Laranja de metrô, em São Paulo

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

Deixe uma resposta