Protesto pela volta de cobradores impede a saída de ônibus do Transcol em Vitória e região

Ônibus do sistema Transcol (foto arquivo)

Apenas coletivos com ar-condicionado, que já possuem os profissionais, deixaram as garagens

ADAMO BAZANI

Um protesto de trabalhadores do sistema Transcol, em Vitória e região metropolitana, impede a circulação de parte da frota na manhã desta segunda-feira, 04 de janeiro de 2021.

Há bloqueios em garagens como Praia Sol, Unimar, Serrana e Satélite

Os trabalhadores pedem a volta dos cobradores ao sistema. Estes profissionais estão sem trabalhar no posto desde maio de 2020 por causa da pandemia de covid-19 que suspendeu o pagamento em dinheiro.

Com o fim do programa do Governo Federal de afastamento do trabalho com complementação dos salários com recursos da União, os cobradores deveriam estar sendo aproveitados em outras funções, mas de acordo com a categoria, não há vagas para todos os trabalhadores.

Apenas os coletivos com ar-condicionado, que já possuem os profissionais, estão deixando as garagens, mas estes veículos compõem a minoria da frota.

Em entrevista à imprensa local, o secretário estadual de mobilidade, Fábio Damasceno, criticou o ato e disse que as empresas de ônibus obtiveram liminares na Justiça que proibia que os coletivos deixassem as garagens.

Já o Sindirodoviários do ES (Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Espírito Santo) disse que não foi notificado pelo Justiça.

O sistema possui em torno de quatro mil cobradores

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

Deixe uma resposta