Rodoviários da Nova Faol cruzam os braços em Nova Friburgo

Motoristas estão concentrados em frente à empresa desde a madrugada desta segunda (21). Foto: redes sociais

Categoria protesta por não ter recebido o pagamento do 13º salário

ALEXANDRE PELEGI

Os rodoviários da Nova Faol, concessionária do transporte público de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, não saíram com os ônibus na manhã desta segunda-feira, 21 de dezembro de 2020.

O motivo da paralisação é o atraso no pagamento do 13º salário da categoria, que deveria ter sido realizado na sexta-feira (18).

Os motoristas estão concentrados na porta da empresa Nova Faol desde a madrugada desta segunda-feira aguardando uma posição da diretoria.

A empresa, por sua vez, afirma que o pagamento não foi realizado por falta de condições financeiras, uma vez que não recebe o repasse da prefeitura de um subsídio mensal de R$ 400 mil desde março deste ano.

Os motoristas foram informados na sexta-feira por volta das 16h que o pagamento não seria efetuado. Eles fazem questão de afirmar que a empresa mantém os salários estão em dia.

Os trabalhadores afirmam que voltarão ao trabalho somente com o 13º depositado em conta.

Em nota, a prefeitura de Nova Friburgo afirma que vai utilizará de todos os meios legais para garantir o transporte público. Leia na íntegra:

“O município de Nova Friburgo está atento ao fato e está ainda à disposição da Faol e do Sindicato dos Trabalhadores que representa a categoria a fim de alcançar uma solução rápida para o impasse gerado e assim reestabelecer a prestação de serviços públicos do transporte coletivo por ônibus urbano, que é essencial e indispensável para usuários e todos os segmentos da sociedade. O município de Nova Friburgo informa ainda que, se necessário, utilizará de todos os meios legais para fazer valer e respeitar os direitos dos usuários na continuidade e adequação dos serviços de transporte coletivo na cidade”.

ATUALIZAÇÃO:

Na parte da tarde tanto a empresa, quanto a prefeitura, emitiram notas sobre a greve dos funcionários:

NOTA DA NOVA FAOL:

“A Faol vem a público esclarecer que tem conhecimento das responsabilidades de continuidade do serviço que presta. Nunca o serviço foi interrompido, mesmo sem formalização legal. Entretanto, alertamos que o descumprimento da Prefeitura no acordo assinado em 2019, em que ela subvenciona o custo do transporte, aliado a crise gerada pandemia (covid-19) o sistema poderia entrar em colapso.

Com a falta de recursos acordados e a dificuldade de crédito para o setor de transporte, não foi possível honrar com o pagamento do 13°, o que causou perplexidade dos colaboradores.

Diante deste quadro, colocamo-nos à disposição das autoridades competentes para que em conjunto com os colaboradores encontremos uma solução para o impasse”.

PREFEITURA – NOTA DE ESCLARECIMENTO

“A Prefeitura de Nova Friburgo vem a público lamentar que a Faol tenha deixado de honrar seus compromissos legais e realizar o pagamento do 13o salário de seus colaboradores, que, por esta razão, iniciaram hoje (21) uma paralisação.

O Município de Nova Friburgo está atento ao fato e está ainda à disposição da Faol e do Sindicato dos Trabalhadores que representa a categoria a fim de alcançar uma solução rápida para o impasse gerado e assim reestabelecer a prestação de serviços públicos do transporte coletivo por ônibus urbano, que é essencial e indispensável para usuários e todos os segmentos da sociedade.

O Município de Nova Friburgo informa ainda que, se necessário, utilizará de todos os meios legais para fazer valer e respeitar os direitos dos usuários na continuidade e adequação dos serviços de transporte coletivo na cidade”.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Veronica pereira Álvares disse:

    Vamos ficar sem ônibus por causa de 13 vão trabalhar vagabundos?!Tem gente que não tem nem o que vocês tem casa até na praia e vocês aí prejudicando quem precisa de seu ganha pão invejosos vão trabalhar seus vagabundos e para de prejudicar o próximo!!

  2. Veronica pereira Álvares disse:

    Voltem a trabalhar!!

  3. Veronica pereira Álvares disse:

    Até quando temos que aturar as crianças de vocês!!Prejudicando nossa população!!

  4. Veronica pereira Álvares disse:

    Obrigado entendi!!

  5. Veronica pereira Álvares disse:

    Cadê os ônibus?!

Deixe uma resposta