Madri lança campanha publicitária para estimular uso do transporte público na cidade

Frota de ônibus da EMT em Madri

Empresa Municipal de Transportes da capital espanhola quer mostrar que alternativas de mobilidade por transporte terrestre são confiáveis e sustentáveis

ALEXANDRE PELEGI

O transporte público deve continuar a ser a espinha dorsal da mobilidade nas cidades.

Com esse conceito, a Empresa Municipal de Transportes de Madrid (EMT), na Espanha, lançará até ao próximo dia 29 de novembro uma campanha publicitária com o slogan ‘Muévete en EMT’ (algo como “Mova-se pela EMT”).

A campanha visa promover o transporte público na capital, principalmente o ônibus e o sistema público de bicicletas eléctricas, BiciMAD.

O medo que tem levado as pessoas a desistir do transporte o público preocupa as autoridades, pois isso significa um crescimento perigoso do uso do automóvel, provocando congestionamentos e piorando a qualidade do ar.

A ideia é mostrar que as alternativas de mobilidade são confiáveis ​​e sustentáveis, conforme a EMT vem mostrando desde o início da pandemia, quando adotou todas as medidas de segurança necessárias para garantir a segurança dos cidadãos.

CUIDADOS

Desde o dia 10 de março de 2020, a empresa municipal lançou um procedimento específico de gestão na área dos transportes com o objetivo de estabelecer as medidas que devem ser adotadas para a proteção da saúde dos viajantes e trabalhadores, garantindo o desenvolvimento operacional do serviço.

Na operação do sistema de ônibus é mantido desde então um plano diário de limpeza profunda e desinfecção de toda a frota. Por meio da técnica de nebulização, são aplicados produtos autorizados pelas organizações de saúde pública, com atenção especial às superfícies de contato.

A empresa municipal retirou de serviço todos os ônibus sem anteparos de proteção para os motoristas, implementou restrições de capacidade em seus ônibus e recomendou o pagamento em meio alternativo ao dinheiro, disponível em toda a frota da EMT.

Desde 4 de maio e antes de seu uso ser estendido a todas as áreas, o uso da máscara é obrigatório nos transportes públicos.

O sistema público de bicicletas elétricas de Madri, BiciMAD, também adotou as medidas necessárias para oferecer o serviço em condições seguras aos usuários.

Após uma desinfecção minuciosa de toda a frota de bicicletas, foi implantado um plano de limpeza e desinfecção diária e noturna que abrange estações e veículos.

Da mesma forma, o uso de luvas é obrigatório e é recomendado o uso das funcionalidades da web e do aplicativo para evitar o uso da tela sensível ao toque das estações.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta