Imagens do ônibus elétricos de 22 m de São José dos Campos são veiculadas neste sábado (14)
Publicado em: 14 de novembro de 2020
Sistema de corredores de ônibus promete melhorar atendimento na cidade do interior paulista
ADAMO BAZANI
Como mostrou em primeira mão o Diário do Transporte nesta sexta-feira, 13 de novembro de 2020, a encarroçadora Marcopolo, de Caxias do Sul (RS), informaram que concluíram nesta semana o primeiro ônibus 100% elétrico com baterias com 22 metros de comprimento do País.
O veículo vai passar por processo de homologação e a estimativa é que 12 unidades comecem a circular a partir de outubro de 2021 pelo sistema de corredores que está sendo construído em São José dos Campos, no interior paulista.
O chassi da BYD é modelo BYD 11B e a carroceria foi denominada pela Marcopolo de Attivi Express.
Neste sábado (14), foram veiculadas em redes sociais, como Facebook, e em grupos de mensagens de celular, imagens do veículo, sem informações.
Ficha técnica do VLP
– Primeiro chassi articulado 100% elétrico do fabricado no Brasil
– Autonomia de 250km com baterias de fopsfato de ferro lítio (LifePO4)
– Tempo de recarga média de 3 horas (0% a 100%)
– 4 motores ligados diretamente aos eixos, com potência máxima de 804CV
– Suspensão pneumática integral com ajoelhamento bilateral
– sistema antichamas
– Design moderno, arrojado e atraente com faróis em full led
– Comprimento de 22m; Largura 2,6m; Altura 3,7m
– Capacidade: 60 passageiros sentados + 108 passageiros em pé + espaço para cadeirantes totalmente acessível
– Poltronas estofadas, com encosto de cabeça e entrada USB
– Portas pantográficas com sistema antiesmagamento
– 6 câmeras de alta definição, duas delas com infravermelho, em substituição aos retrovisores externos e internos
– 2 monitores de 15,6” instalados no teto, com rádio e alto-falantes para entretenimento e geolocalização, e disponibilização de Wi-fi a bordo
– Ar-condicionado com renovação completa de ar a cada 3min (conceito aeronáutico)
Tecnologia BioSafe
– Sistema UV-C de desinfecção do ar-condicionado
– Acabamentos com aditivos antimicrobianos nas superfícies de toque
– Estofamentos com aditivos antimicrobianos
CORREDOR VERDE DE VLP:
O corredor Linha Verde, considerado a principal obra de mobilidade da cidade, terá numa primeira etapa, 14,5 quilômetros, e vai ligar as regiões sul e leste, consideradas as mais populosas, passando pelo centro da cidade.
Os ônibus articulados terão quatro motores ligados aos eixos, com potência máxima de 201 cv cada e potência nominal de 148 cv cada motor. Os ônibus terão tempo de recarga média de até três horas (de 0% a 100).
O chassi possui coluna de direção regulável, regulagem de altura do chassi, ajoelhamento bilateral, sistema antichamas, tacógrafo digital, rodas de alumínio e suspensão pneumática integral.
Como mostrou o Diário do Transporte em 29 de abril, a prefeitura assinou o contrato de fornecimento dos veículos para o sistema. Na ocasião, o poder público havia informado que os 12 veículos curtiram R$ 34,732 milhões, sendo que R$ 9,2 milhões provenientes da outorga do serviço de concessão da zona azul.
No mesmo dia, a prefeitura também assinou contrato com o Consórcio Projeto Linha Verde, formado pelas empresas Compec Galasso e Geosonda, que serão responsáveis pelas obras da primeira fase do projeto, que terá início na Estrada do Imperador (região sul) até o Terminal Intermunicipal (região central).
O contrato tem valor de R$ 55,832 milhões, sendo R$ 30 milhões de aporte do governo estadual, segundo a prefeitura.
O sistema será classificado como TRM (Transporte Rápido de Massa) e vai contemplar um “eixo sustentável” de 75 mil metros quadrados que e inclui, além do corredor expresso para os ônibus, quatro praças ao longo do trajeto.
Das áreas remanescentes, 5% serão destinadas à habitação de interesse social, beneficiando quem mais precisa, segundo a prefeitura.
A administração de São José dos Campo promete a criação de um sistema integrado pelo qual o passageiro use o VLP e os demais ônibus pagando uma tarifa única por sentido.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Olha a cidade de São José dos Campos ensinando o Brasil a ter um transporte eficiente e 100% limpo.
PARABÉNS SAO JOSÉ DOS CAMPOS – SP! BELÍSSIMOS ÔNIBUS! Viu SMT/ SPTrans ! Façam a VIA SUL por uns desses no BRT único de SP/SP o EXPRESSO TIRADENTES que de “Cidade Tiradente” nada mais tem… Deveria chamar-se “EXPRESSO SUDESTE” OU “EXPRESSO 5” SÓ atende ao Centro e a Área 5 mesmo…!
Imaginem senhores, se tivéssemos um governo sério, construindo o BRT -ABC, consequentemente este protótipo seria uma boa pegada
BRT do ABC provavelmente vai ser um fiasco. Não duvido nada que seja apenas um corredorzinho nos mesmos moldes do atual ABCD (Metra)
Não seria mais viável um BRT em Piso Alto igual o BRT Curitiba e BRT Rio de Janeiro com ônibus articulados trucados de 23 metros (como o MBB O-500MDA e Scania K-310IA 8×2 Articulado Trucado) para poder comportar 210 passageiros sentados, más que poderia ser feita com os ônibus 100% elétricos da BYD para articulado trucado de 23 metros? No BRT TransMilênio de Bogotá já tá usando também agora Biarticulados da BYD 100% elétricos de 27 metros além dos Volvos e Scania Biarticulados ambos Euro VI. O Piso baixo tem um grande complicador da caixa de rodas ocupando grande espaço limitando o numero de bancos e até mesmo a capacidade de passageiros em pé
210 sentados? São 60 (praticamente a mesma dos Piso Baixo).
Comentário insano…
Se é referente ao erro de português, peço desculpas pois agora sim está corrigido da seguinte forma – Correção: Capacidade TOTAL de 210 Passageiros SENTADOS E EM PÉ
Correção: Não seria mais viável um BRT em Piso Alto igual o BRT Curitiba e BRT Rio de Janeiro com ônibus articulados trucados de 23 metros (como o MBB O-500MDA e Scania K-310IA 8×2 Articulado Trucado) para poder comportar 210 passageiros em sua capacidade total (sentados e em pé), más que poderia ser feita com os ônibus 100% elétricos da BYD para articulado trucado de 23 metros? No BRT TransMilênio de Bogotá já tá usando também agora Biarticulados da BYD 100% elétricos de 27 metros além dos Volvos e Scania Biarticulados ambos Euro VI. O Piso baixo tem um grande complicador da caixa de rodas ocupando grande espaço limitando o numero de bancos e até mesmo a capacidade de passageiros em pé
Enquanto isso em PS capital a briga pra que vai ficar na cadeira de prefeito e usar as verbas a toa de 4 em 4 anos, vergonha.
SP**
MUITO BOM. É PRECISO QUE TOMEM PROVIDÊNCIA QUANTO À DISTSNCIA DE UM PONTO DE ÔNIBUS AO OUTRO,AQUI NO BOSQUE DOS EUCSLIPTOS
CAMINHA-SE DE DEZ À QUINZE MINUTOS, P/SE CHEGAR À UM PONTO DE BÔNUS. ISSO É UMA TREMENDA FALTA DE RESPEITO COM O POVO NEM
TODOS PODEM TER CARRO P/SE LOCOMOVER. POR FAVOR. PELO AMOR À DEUS NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. DÊM JEITO NISSO. E COM A MAIOR EMERGÊNCIA. OK?
MUITO LHES AGRADEÇO. EU AINDA VOTO.E VOTEI.APEZAR DOS MEUS SETENTA E QUAYRO ANOS.
ASS… LIGIA MARIA MESQUITA.