Lentidão e superlotação na Linha 11-Coral e CPTM não informa passageiros na manhã da terça-feira (10)
Publicado em: 10 de novembro de 2020

Apesar das manifestações de usuários, Companhia não comunicou de forma espontânea o que acontece em seu aplicativo ou site oficiais. Falta de informação em casos de falha na prestação do serviço já ocorreu em vezes anteriores neste ano
ADAMO BAZANI/WILLIAN MOREIRA
Desde às 8h da terça-feira, 10 de novembro de 2020, passageiros que utilizam os trens da Linha 11-Coral encontraram lentidão e excesso de lotação.
Nas redes sociais, usuários relatam mais de 20 minutos esperando um trem e não há qualquer informação por parte da empresa.
A Linha 11-Coral atende das estações Luz até Estudantes na cidade de Mogi das Cruzes.
O Diário do Transporte procurou a CPTM e aguarda retorno.
Sem resposta da CPTM depois de mais uma hora de solicitação, o Diário do Transporte também procurou a STM – Secretaria dos Transportes Metropolitanos.
Só por volta das 10h é que a CPTM respondeu.
Na manhã desta terça-feira (10/11), às 7h54, foi constatada uma falha no AMV – Aparelho de Mudança de Via – entre as estações Guaianases e Jose Bonifácio. As equipes de manutenção foram acionadas e, às 8h20, regularizaram a operação. Neste período, os trem operaram com velocidade reduzida e maior tempo de parada no trecho. A CPTM pede desculpas aos passageiros pelos transtornos
Mais uma vez, a rede registra problema e a estatal não informa em suas redes oficiais de forma espontânea, como faz o Metrô, por exemplo.
Em resposta a um passageiro, a empresa diz que houve um defeito técnico, sem dar mais detalhes.
“Houve uma ocorrência técnica na região de Guaianases que está causando velocidade reduzida e maior tempo de parada em algumas composições da Linha 11-Coral. A equipe técnica está trabalhando para reverter a situação.”
OUTROS CASOS DE FALTA DE INFORMAÇÃO:
A importância de informação sobre as falhas é grande porque evita o agravamento do problema, uma vez que os passageiros podem ter o direito de se programar e de optar por meios de transportes que não estejam com defeito na prestação de serviços.
Muitos passageiros podem até mudar o horário de seu deslocamento ou optarem por metrô ou ônibus que fazem trajetos semelhantes a vários trechos cobertos pela CPTM.
Mas se o passageiro que tem estas opções não souber o que está acontecendo antes de ingressar no sistema, ele vai entrar na estação agravando ainda mais a lotação e o desconforto.
O Diário do Transporte cita alguns exemplos em 2020 (ano com pandemia cujo distanciamento social é indicado por autoridades de Saúde) em que houve falhas com grandes consequências na lotação e velocidade que a CPTM não informou em seu aplicativos e em seu site oficial de forma espontânea, mas sempre de forma reativa a manifestações de passageiros pelo Twitter.
- Em 10 de novembro de 2020, passageiros da linha 11-Coral reclamavam de superlotação e espera de 20 minutos entre um trem e outro em pleno horário de pico da manhã. Nada foi informado pela estatal em seu aplicativo e sites oficiais. Somente em respostas para os passageiros que buscavam saber o que ocorreu pelo Twitter da companhoa de trens paulista, mas também de forma vaga sem explicar o que de fato motivou a falha e previsões.
- Em 28 de setembro de 2020, passageiros da linha 7-Rubi foram prejudicados por uma falha na manhã. Até emissoras de TV exibiam a falha ao vivo e nos canais oficiais da CPTM nada era informado.
Relembre:
- Em 14 de setembro de 2020, em plena pandemia de Covid-19, passageiros ficaram aglomerados nas plataformas da linha 11-Coral.
Os trens circularam com maiores intervalos entre as estações Luz e Estudantes pelo menos das 17h até às 18h, porém sem qualquer informação espontânea ao passageiro pelo aplicativo e site.
Usuários reclamaram nas redes sociais questionando sobre a demora dos trens, aglomerações nas plataformas em plena pandemia e falta de informação, porém a companhia não se pronunciou pelo menos até às 18h37 em sua conta no Twitter, quando foi interpelada por passageiros.
Nas respostas, somente depois a CPTM informou que houve um problema com equipamento de via na estação Luz, resolvido às 17h50 e colocando a operação em processo de normalização.
Relembre:
- Já no dia 25 de fevereiro de 2020, por causa de uma chuva forte, a linha 10 – Turquesa, por volta das 21h, continuava com lentidão nas proximidades da Estação Rio Grande da Serra.
Usuários, em redes sociais, reclamaram que o aplicativo oficial da empresa, assim como o site, mostravam que a operação estava normal em todas as linhas e chegaram a escrever no Twitter da empresa que o fato representava “transparência zero”.
O Diário do Transporte acompanhou estes canais oficiais durante os problemas nas linhas e constatou que o aplicativo e o site mostravam “operações normais”
Questionada, a CPTM alegou que o aplicativo e o site mostravam operações normais porque “o intervalo nas linhas não teve alteração total”
Relembre:
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte