VWCO entrega 444 ônibus ao Caminho da Escola em outubro

Lote é composto pelos modelos Volksbus 8.160 ORE1 e 15.190 ODR ORE3. Foto: Divulgação / VWCO.

Em 2019, fabricante venceu licitação para venda de 3.600 veículos

JESSICA MARQUES

A Volkswagen Caminhões e Ônibus entregou na primeira quinzena de outubro 444 ônibus escolares ao programa Caminho da Escola. De acordo com a fabricante, o lote destina-se a cidades de Norte a Sul do Brasil, como Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, e é composto pelos modelos Volksbus 8.160 ORE1 e 15.190 ODR ORE3, para operação em zonas rurais.

No fim de 2019, a VWCO venceu a licitação para venda de 3.600 ônibus ao Caminho da Escola, sendo 1.600 unidades do Volksbus 15.190 ODR ORE3, outras 1.600 unidades do Volksbus 8.160 ODR ORE1 e mais 400 unidades do Volksbus 8.160 OD ONUREA Piso Alto.

Relembre: Presidente da VWCO anuncia 3.600 ônibus para o Caminho da Escola em 2020

Os ônibus com chassi Volksbus 8.160 ODR foram concebidos sob medida para o programa Caminho da escola. O ORE 1 é fornecido com carroceria Neobus TH Way, tração 4×2. O modelo oferece acessibilidade, via DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel) e tem capacidade para transportar 29 passageiros.

O modelo 15.190 ORE 3 é o de maior capacidade, 59 pessoas, e fornecido com carroceria Marcopolo Sênior Escolar. Foi projetado para garantir maior conforto e segurança para os estudantes e manutenção mais fácil e menor custo operacional. O veículo tem tração 4×2 e Dispositivo de Poltrona Móvel (DPM).

Por fim, o 8.160 ORUNEA Piso Alto também tem carroceria Neobus TH Way, ar-condicionado, aquecimento, tração 4×2, acessibilidade via DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel) e capacidade para transportar 30 alunos.

“A linha de produção de chassis de ônibus da fabricante em Resende (RJ) mantém-se aquecida para atender à demanda de transporte de estudantes das prefeituras e estados que se preparam para o retorno das aulas, tão logo as condições sanitárias do país permitam, contribuindo para um percurso mais seguro. A operação da fábrica ocorre em dois turnos e de forma segura para os colaboradores da fábrica, seguindo todos os protocolos de saúde”, informou a fabricante, em nota.

Ao todo, a VWCO soma mais de 20 mil unidades entregues para o transporte de estudantes no Brasil. O volume de entregas de ônibus Volkswagen passa da metade do total de entregas em toda a história do programa, criado há doze anos, conforme informado, em nota. Assim, a fabricante afirma que mais de 1 milhão de estudantes já andaram de Volksbus em 5.226 municípios de todo o Brasil.

MERCADO

O segmento de transporte foi diretamente afetado pela pandemia de Covid-19. Por consequência, a produção de ônibus foi comprometida. Em entrevista ao Diário do Transporte, o presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Luiz Carlos Moraes, afirmou que não há previsão de retomada para o setor.

De acordo com Moraes, o segmento de fretamento foi o único que teve um ligeiro crescimento. Contudo, não é suficiente para compensar as perdas na produção de ônibus urbanos e rodoviários.

Por sua vez, o Caminho da Escola, programa do Ministério da Educação, foi citado como outro fator que contribuiu para que novas unidades fossem fabricadas.

Relembre: ENTREVISTA: Fretamento e escolares contribuem para produção de ônibus, mas não há previsão para recuperação do setor

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta