CPTM diz que vai revitalizar a Estação Palmeiras-Barra Funda

Publicado em: 14 de outubro de 2020

Linha 8-Diamante na estação Palmeiras-Barra Funda. Estação terá todo o seu piso substituído, além de receber nova comunicação visual, iluminação e restauro das paredes. Foto: Diário dos Trilhos.

Local terá iluminação e pisos novos, com nova escada rolante e comunicação visual

ALEXANDRE PELEGI

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) emitiu comunicado nesta quarta-feira, 14 de outubro de 2020, informando que  irá revitalizar a Estação Palmeiras-Barra Funda, uma das mais movimentadas da companhia.

A estação atende as Linhas 7-Rubi e 8-Diamante, com a circulação de, em média, 78 mil passageiros por dia (antes da pandemia, o número era ainda maior: 156 mil pessoas).

O projeto será licitado pela CPTM, que fará a gestão de todos os contratos.

Os editais deverão ser publicados no decorrer do final de 2020 até meados de 2021, o início das obras está previsto para janeiro de 2021.

SUBSTITUIÇÃO DO PISO

Na edição do Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (14) a Companhia anunciou a abertura de uma licitação, na modalidade Pregão Eletrônico, para escolher a empresa que fará os serviços de substituição do piso da estação.

A Sessão Pública de abertura dos envelopes está marcada para o próximo dia 28 de outubro às 9h, com o início do prazo de envio das propostas se iniciando nesta quinta-feira (15).

REFORMA

A CPTM informa que a estação foi inaugurada em novembro de 1988 e reformada dez anos depois.

Com 25 mil metros quadrados o local é totalmente acessível para pessoas com mobilidade reduzida.

A estação está localizada na zona oeste da capital paulista e faz interligação com o Metrô (Linha 3-Vermelha) e com um terminal rodoviário.

De acordo com o comunicado, ela terá todo o seu piso substituído, além de receber nova comunicação visual, iluminação e restauro das paredes, gerando mais conforto aos passageiros, além de economia de energia e redução dos custos de manutenção.

A revitalização da estação também conta com a instalação de uma nova escada rolante nas plataformas 7 e 8, o que auxiliará no desembarque e dispersão dos passageiros”, afirma Pedro Moro, presidente da CPTM, que garante que todas as obras irão melhorar a vida dos passageiros “e serão feitas de modo a gerar o menor impacto possível no dia a dia dessas pessoas”.

No caso da iluminação todas as lâmpadas serão substituídas por 2.369 modelos LED, que geram gastos menores com eletricidade.

Além disso, a área de 28.438,00 m² onde o piso é emborrachado haverá a substituição por granito, que facilita a limpeza, melhora as condições visuais na circulação e praticamente dispensa serviços de manutenção por décadas.

A comunicação visual será totalmente revista para melhorar a orientação dos passageiros e 40.000,00 m² da edificação terá a pintura totalmente restaurada, melhorando o visual do local e gera mais conforto aos passageiros.

“Após o término das obras, teremos uma estação ainda mais eficiente e confortável para todos que a utilizam”, finaliza o presidente da CPTM.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

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Comentários

  1. Já colocaram os postes metálicos em pé, ao longo da linha 10??? eu vejo todos deitados em vias…e mato cobrindo…Ta tão ruim assim o piso que precisa ser trocado??

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