Greve de ônibus em Cascavel é retomada com frota parcial nas ruas
Publicado em: 13 de outubro de 2020

Segundo entidade trabalhista, 65% dos coletivos estão operando. Ainda não houve acordo com Pioneira e Capital do Oeste
ADAMO BAZANI
Passageiros de ônibus de Cascavel, no Paraná, encontram menos veículos nas ruas na manhã desta terça-feira, 13 de outubro de 2020.
Segundo o Sinttracovel ( Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Coletivo Urbano de Cascavel), a greve da categoria foi retomada e em torno de 65% dos ônibus que estavam escalados já pelas tabelas de acordo com a pandemia saíram para prestar serviços.
Por determinação judicial, a greve que teve início em 05 de outubro de 2020 foi suspensa, sendo os serviços normalizados no dia 06.
Como mostrou o Diário do Transporte, o desembargador do Trabalho Célio Horst Waldraff determinou uma frota de 65% e multa de R$ 70 mil por dia ao sindicato em caso de descumprimento, mas a categoria decidiu retomar integralmente as escalas atuais.
Relembre:
A entidade trabalhista decidiu, no entanto, retomar a paralisação nesta terça-feira (13) porque ainda não houve acordo com as empresas Pioneira e Capital do Oeste, que operam na cidade.
A categoria pede que sejam concluídas as negociações do Acordo Coletivo referente ainda à data-base de 2019.
Como mostrou o Diário do Transporte, em março os motoristas cruzaram os braços, mas no dia 17 daquele mês, o sindicato que representa os trabalhadores da categoria decidiu suspender a mobilização em função da necessidade de prevenção do contágio do novo coronavírus.
Na ocasião, os trabalhadores pediam reajuste de 33% no Vale-Alimentação, que foi negado pelas empresas que operam na cidade e correção dos índices inflacionários.
Relembre: Sindicato suspende greve do transporte coletivo em Cascavel
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Comentários