Sorocaba convoca audiência pública para concessão do Lote 2 do sistema de transporte
Publicado em: 7 de outubro de 2020

Concorrência pública realizada em fevereiro de 2020 não teve interessados. Prefeitura contratou emergencialmente os serviços até o fim deste ano
ALEXANDRE PELEGI
A prefeitura de Sorocaba, por intermédio da Urbes – Empresa de Desenvolvimento Urbano e Social, comunicou no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira, 07 de outubro de 2020, a realização de Audiência Pública sobre o processo de licitação para concessão onerosa dos serviços de transporte coletivo Sorocaba-Lote 2.
O encontro ocorrerá no dia 23 de outubro de 2020, das 9h00 às 12h00.
O Lote -2 do transporte de Sorocaba é operado pela empresa STU, cujo contrato expirou em agosto desse ano. Para evitar descontinuidade do serviço, e enquanto persiste no processo de licitação – até agora sem sucesso –, a prefeitura assinou contrato emergencial com a empresa.
O contrato emergencial prevê que o serviço de transporte coletivo oferecido pela empresa seja cumprido até o final deste ano, quando será realizada nova licitação para o lote 2 do sistema em Sorocaba. A Audiência Pública convocada agora faz parte desse processo, como determina a Lei.
A STU opera 58 linhas do transporte coletivo, que atendem as regiões Leste (Além Ponte), Oeste (Cerrado), Sul (Lageado) e Central.
Sua frota é composta por 195 veículos que transportavam, em média, 2 milhões de passageiros/mês antes do período de isolamento social.
O valor estimado do contrato será de R$ R$ 46 milhões.
STU MANIFESTOU INTENÇÃO DE ABANDONAR O SERVIÇO
A STU – Sorocaba Transportes Urbanos Ltda, atual operadora do lote 2, manifestou em maio deste ano que não renovaria o contrato emergencial, deixando de operar o sistema. A data prevista para o fim das atividades era o dia 03 de agosto.
A informação, do Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região, foi confirmada por telefone ao Diário do Transporte no dia 19 de maio passado. Relembre: STU vai deixar de prestar serviços em Sorocaba. Demissões vão começar imediatamente
Como tem mostrado o Diário do Transporte, a prefeitura de Sorocaba tem encontrado dificuldades para licitar o Lote 2 do sistema de transporte coletivo.
A STU tem aproximadamente 800 funcionários e opera o lote de 2 das linhas municipais desde o ano de 1996. Há alguns trabalhadores que estão na empresa desde o início.
O contrato com a empresa venceu em 2019.
A prefeitura fez duas renovações de 180 dias em forma de contrato emergencial.
Ainda como mostrou a reportagem, na tentativa de licitação em 07 de fevereiro, não houve interessados para o lote 02. Relembre: Lote 2 do transporte de Sorocaba tem licitação deserta
Foi a quarta tentativa de licitar os serviços. O aviso, com data de 1 de dezembro de 2019, saiu publicado na edição de 27 de dezembro do Diário Oficial do Estado.
O contrato inicial com a prestadora de serviços começou em 2003 e acabou em 2011. Desde então, foram feitas prorrogações.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
Comentários