Bertioga lança licitação para o transporte
Publicado em: 4 de julho de 2020

Certame está marcado para 07 de agosto, e edital estará disponível somente a partir de 8 de julho de 2020
ALEXANDRE PELEGI
A prefeitura de Bertioga, cidade do litoral de São Paulo, publicou no Diário Oficial do Estado deste sábado, 04 de julho de 2020, Aviso de Edital Concorrência Pública para a Concessão do serviço público de transporte coletivo municipal.
A data da entrega dos envelopes está marcada para o dia 07 de agosto de 2020.
A licitação na modalidade Concorrência Pública terá como critério de julgamento a menor tarifa de remuneração.
O Edital estará disponível a partir da próxima quarta-feira, 08 de julho, através do site www.bertioga.sp.gov.br.
Como mostrou o Diário do Transporte, Bertioga publicou no dia 25 de janeiro de 2020, o Ato de Justificativa de conveniência da outorga de concessão dos serviços públicos de transporte. Relembre: Bertioga publica justificativa para lançamento de licitação dos transportes
Uma das considerações do Ato é que o contrato atual de concessão foi considerado nulo pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo – TCE/SP. Em 2018, o Tribunal recomendou à prefeitura o rompimento do contrato com a Viação Bertioga, atual operadora, por causa de problemas na licitação de 2008.
Segundo o órgão, apresentaram irregularidades a exigência de índice de solvência geral maior ou igual a 2,0 e a modalidade de concorrência, que conjugou como principal critério para classificar a vencedora a maior outorga com a melhor técnica.
Na ocasião, em novembro de 2018, a prefeitura se comprometeu a fazer uma nova concorrência.
Pelo ato publicado em janeiro deste ano, a prefeitura especificou que os serviços serão prestados em toda a área do Município de Bertioga, e que a licitação que ocorrerá visará contratar com terceiros a concessão para prestação e exploração dos serviços de transporte coletivo urbano de passageiros, em um único lote de linhas que engloba toda a área urbana da cidade.
O pacote licitatório englobará as atividades relacionadas ao transporte, como a implantação e operação de sistemas de informação aos usuários, sistemas de bilhetagem eletrônica e a implantação e operação de terminais, abrigos e paradas de ônibus.
A vigência da concessão será de 15 anos, prorrogáveis.
Como tem noticiado o Diário do Transporte, os rodoviários da Viação Bertioga fizeram várias greves nos últimos tempos.
Relembre alguns destes momentos:
15 de julho de 2019: Rodoviários de Bertioga fazem greve nesta segunda-feira
21 de fevereiro de 2020: Viação Bertioga tem greve nesta sexta-feira, 21
19 de maio de 2020: Ônibus de Bertioga são paralisados nesta terça-feira (19)
15 de junho de 2020: Greve de motoristas da Viação Bertioga nesta segunda-feira, 15
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
Poderiam ter deixado claro o motivo das greves, falta de pagamento,, férias, vale alimentação, cesta básica, FGTS, previdência. Ou seja voltarão a escravidão.
Viação Bertioga não tem respeito nem pelos funcionários e muito menos pela população, já está na hora de mudança.
Infelizmente todo mundo já sabe no quê isso vai dar, a porcaria da viação Bertioga vai ganhar por algum motivo aea licitação, toda população de Bertioga já sabe né, não preciso nem comentar….! Só quem sai ganhando é o frefeito e toda sua corja, população que se foda…. Aí só resolver fazer pavimentação de ruas no final do ano a todo vapor, pq não fez a todo vapor dez do seu primeiro ano de mandato… Infelizmente senhor excelentíssimo prefeito o senho não ganha isso já é fato…. O transporte é a classe que trabalha e o senhor não tá bem aí pra nos.
Bom esse é meu ponto de vista.