Acesso do viaduto Adib Chammas à Avenida dos Estados, em Santo André, será interditado nesta terça-feira

Publicado em: 22 de junho de 2020

Após 17h, trânsito será liberado no local. Foto: Alex Cavanha / PSA.

Alça estará bloqueada para motoristas que seguem sentido São Caetano do Sul das 8h30 às 17h para obras

JESSICA MARQUES

A Prefeitura de Santo André, no ABC Paulista, informou que vai interditar a alça do viaduto Adib Chammas que dá acesso à avenida dos Estados, sentido São Caetano do Sul. O bloqueio será realizado nesta terça-feira, 23 de junho de 2020, a partir das 8h30, seguindo até 17h. Após este horário, o trânsito voltará a circular normalmente no local.

De acordo com a Prefeitura, a interdição será necessária para instalação de um semipórtico detector de altura na avenida dos Estados. A sinalização faz parte do Plano Operacional de Desvio de Tráfego, elaborado como suporte às obras de duplicação do viaduto.

“Como medida de segurança e para evitar o contato de veículos altos com a estrutura utilizada na duplicação do Adib Chammas, o semipórtico simula a altura máxima de 4,30 metros que haverá sob o viaduto durante seu processo construtivo”, detalhou a Prefeitura, em nota.

Relembre: Nova fase de obras reduzirá altura máxima permitida sob viaduto Adib Chammas, em Santo André

DESVIO PARA VEÍCULOS PESADOS

Também segundo a Prefeitura, durante a interdição que será realizada nesta terça-feira, os veículos pesados que estiveram no Adib Chammas com destino a São Caetano do Sul deverão utilizar a alça de acesso no sentido Mauá (último acesso antes da transposição da avenida dos Estados pelo viaduto).

Em seguida, devem trafegar pela Avenida dos Estados até o primeiro retorno, com conversão à esquerda, em frente à empresa Engemix (pontilhão de acesso à avenida André Ramalho), seguindo pela avenida dos Estados, no sentido São Caetano.

“Os veículos leves poderão fazer o mesmo desvio dos veículos pesados, ou continuar pelo viaduto Adib Chammas até o primeiro semáforo, no entroncamento com a avenida Itamarati, converter à direita, seguir pela avenida Itamarati até a primeira rua (Caraguatatuba), converter novamente à direita nesta via, seguindo até a avenida dos Estados, e converter novamente à direita na avenida dos Estados, seguindo sentido São Caetano.”

OBRAS

As intervenções feitas no local são para duplicação do viaduto. A Prefeitura detalhou anteriormente que a tecnologia utilizada nas obras permite a construção das novas faixas dos dois lados do Adib Chammas, possibilitando o encontro das estruturas para a consolidação da obra.

A técnica também permite a redução no número de apoios que seriam instalados no solo e que, portanto, demandariam mais tempo de realização, de acordo com o Executivo.

A duplicação do viaduto Adib Chammas faz parte do pacote de obras de mobilidade que está sendo realizado em Santo André com verbas do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

A Prefeitura obteve financiamento de US$ 25 milhões junto à instituição financeira e investirá outros US$ 25 milhões em diversas obras, como a criação de novas alças no viaduto Castelo Branco, que será completamente modernizado.

Confira os detalhes das obras:Santo André assina autorização para obras de duplicação do viaduto Adib Chammas

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta