Mesmo com recomendação de prefeitura de São Paulo, ônibus circulam com quantidade de passageiros acima da capacidade dos bancos

SPTrans diz que colocou 784 ônibus em circulação de um total de dois mil a mais à disposição em relação à semana passada

ADAMO BAZANI

Ônibus estão circulando com passageiros em pé na cidade de São Paulo na manhã desta segunda-feira, 08 de junho de 2020, mesmo com a recomendação da SMT – Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes de que sejam transportados apenas usuários sentados, como um dos protocolos diante da pandemia da covid-19 e do relaxamento gradual da quarentena.

Segundo a SPTrans – São Paulo Transporte, que gerencia os ônibus da cidade, foram colocados em circulação mais 784 coletivos nesta segunda-feira. Assim, a frota sobe de 8.394 veículos( 65,5% da frota de ônibus municipais da capital paulista de um dia útil de antes da pandemia) para  9.178 veículos ou 71,62% da frota operacional nos dias úteis pré-quarentena, sem oscilação fora dos horários de pico.

A frota total que as viações possuem para as linhas municipais é de 14.034 ônibus, mas nem todos estes ônibus podem ser usados, poque é necessário ter frota reserva enntre as empresas e caso o Metrô ou CPTM peçam PAESE, por exemplo .

Ônibus da linha 407L-10 Barro Branco/Metrô Guilhermina Esperança na manhã desta segunda-feira, 08

Os 784 ônibus fazem parte dos dois mil veículos que a prefeitura prometeu deixar à disposição caso haja aumento de demanda por causa da retomada gradual de algumas atividades na fase laranja da flexibilização da quarentena.

O plano, de acordo com a SMT é soltar ônibus vazios de terminais e pontos intermediários para pegar os passageiros no meio das linhas.

Ainda de acordo com a secretaria, a demanda atual de passageiros está em 37% do habitual. O número de passageiros transportados nesta segunda-feira, deve ser divulgado nesta terça-feira (09).

Em entrevista ao Diário do Transporte na última sexta-feira (06), o secretário de mobilidade e transportes, Edson Caram, disse que o transporte apenas de pessoas sentadas depende do escalonamento de entrada e saída dos profissionais de setores autorizados a funcionar.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2020/06/05/prefeitura-de-sao-paulo-vai-determinar-que-onibus-urbanos-so-transportem-pessoas-sentadas-diz-caram/

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Pedro disse:

    Pessoal as empresas de ônibus não obedecem leis, vão obedecer recomendações, ou o secretario e inocente ou não entende não de transporte publico, o Datena cantou a bola.

  2. rebU disse:

    Patético! Óbvio que sendo apenas uma recomendação isso não seria levado a sério pelas empresas.
    Sem falar também que a ação é quase impraticável e não evita realmente o contágio.

  3. Vandeir disse:

    De quantos ônibus precisariam para todos os passageiros viajarem sentados hahahaha.

Deixe uma resposta