Mais um abaixo-assinado tenta reverter cancelamentos de linhas da EMTU por ordem da prefeitura de São Paulo
Publicado em: 5 de junho de 2020

Também houve questionamentos na Alesp. Secretário municipal diz que EMTU não convenceu sobre necessidade de manutenção de “sobreposições” com ônibus municipais
ADAMO BAZANI
A paralisação de 12 linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos continua causando insatisfação nos passageiros que dependiam dos serviços.
Usuários lançaram mais um abaixo-assinado para reverter a medida que começou no dia 26 de maio de 2020, segundo a EMTU, por determinação da prefeitura de São Paulo já que as linhas entravam na capital paulista.
O documento pede a reativação de todos os trajetos e pode ser acessado aqui
Como já havia mostrado o Diário do Transporte, moradores de Taboão da Serra, também em abaixo assinado pedem o retorno da linha 029 Taboão da Serra (Jardim Monte Alegre) – São Paulo (Pinheiros).
Relembre:
Recentemente, as linhas metropolitanas afetadas por determinações da prefeitura de São Paulo são:
LINHAS QUE DEIXARAM DE OPERAR
De Taboão da Serra:
– 029 Taboão da Serra (Jardim Monte Alegre) – São Paulo (Pinheiros)
De Ferraz de Vasconcelos:
– 460 Ferraz de Vasconcelos (Vila São Paulo) – São Paulo (Parque Artur Alvim)
De Guarulhos:
– 344 Guarulhos (Parque Alvorada) – São Paulo (Metrô Penha)
– 016 Guarulhos (Terminal Urbano Guarulhos) São Paulo (Metrô Armênia)
– 575 Guarulhos (Terminal Urbano) – São Paulo (Metrô Armênia
– 577 Guarulhos (Jardim Ipanema) – São Paulo (Metrô Armênia)
– 595 Guarulhos (Terminal Metropolitano Taboão) – São Paulo (Metrô Brás)
De Poá:
– 026 Poá (Term. Rod. Jd. São José) – São Paulo (São Miguel Paulista)
– 205 Poá (Terminal Rodoviário Pedro Fava Cidade Kemel) / São Paulo (Pq. D. Pedro II)
– 328 Poá (Term. Rod. Jd. São José) – São Paulo (São Mateus)
De Embu-Guaçu
– 009 Embu-Guaçu (Vila Louro) – São Paulo (Santo Amaro)
De Juquitiba:
– 282 Juquitiba (Terminal Rodoviário Metropolitano) São Paulo (Metrô Morumbi)
LINHAS COM O ITINERÁRIO REDUZIDO:
– 044TRO – São Paulo (Jardim Castelo) – Diadema (centro): A decisão exclui o percurso da referida linha na capital
– 377 Poá (Jd. Nova Poá) – São Paulo (Parque Artur Alvim), passou a ir apenas até á Estação Antonio Gianetti Neto da CPTM, em Ferraz de Vasconcelos.
Além dos abaixo-assinados, a extinção das linha gerou também dois pedidos de esclarecimentos por parte de deputados da Alesp – Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, um pelo deputado José Américo (PT) e outro pelo deputado José Aprigio da Silva (PODEMOS)
Relembre:
O secretário de mobilidade e transportes da cidade de São Paulo, Edson Caram, afirmou que a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) não convenceu a secretaria municipal de que 12 linhas de ônibus intermunicipais extintas deveriam ser mantidas.
De acordo com o secretário da gestão Bruno Covas, não poderia continuar ocorrendo a sobreposição e o ”pinga-pinga” que estavam acontecendo dentro da cidade de São Paulo entre os ônibus metropolitanos e os municipais.
“Tinha mais de 100 linhas em estudo e análise. Em relação a essas 12 linhas, a EMTU não conseguiu nenhum tipo de justificativa que fizesse com que a SPTrans e a secretaria de transportes concordassem que essa sobreposição existisse. A população que usava essas linhas não vai ficar desatendida, pois vai ter o transporte do município de São Paulo à disposição para isso. O que não podia era continuar essa sobreposição e o pinga-pinga que estava acontecendo dentro da cidade de São Paulo”, disse o secretário.
A declaração foi feita em entrevista aos portais de mobilidade Diário do Transporte, Diário dos Trilhos e Via Trólebus. Procurada, a EMTU não se manifestou sobre a declaração.
Relembre:
Em nota, no primeiro dia da divulgação das 12 linhas extintas, a secretaria municipal informou que as alterações mencionadas são resultado de análise iniciada em setembro de 2019 e que a área de Planejamento da EMTU participou de reuniões técnicas antes da conclusão dos estudos. A pasta também informou que os passageiros não ficarão desatendidos uma vez que poderão utilizar o transporte público na capital e que, de acordo com o Decreto 57.867, de 12 de setembro de 2017, são suas atribuições estudar, planejar, gerir, integrar, fiscalizar e controlar os transportes individuais e coletivos no município de São Paulo.
Mas em uma postagem em redes sociais, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, sem mostrou insatisfeito com a postura da prefeitura.
Primeiro quero esclarecer que a Constituição Federal prevê que as Prefeituras no Brasil tem a prerrogativa das políticas públicas do transporte público. Buscamos diálogo nestas medidas, demonstramos a importância de cada operação aos gestores municipais, mas não fomos atendidos.” – escreveu Baldy.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
linha 564 Morro Doce/Santana de Parnaiba , os trabalhadores vão a pé até a Rodoviária Anhanguera , pegar os ônibus que vem da Lapa todos os dias, sendo que nos horários de pico os ônibus da linha 564 Morro Doce /Santana de Parnaiba saem lotados.
Pelo menos onibus extra nos horários de pico pra os que trabalham naquela região.
Liguei várias vezes, falei no setor de informação da empresa e até agora nada foi resolvido.