Governo do Estado de São Paulo estuda determinar turnos de trabalho para evitar aglomeração nos transportes

Publicado em: 15 de maio de 2020

Discussão está sendo feita com prefeituras de todo o estado. Foto: Adamo Bazani.

Informação foi divulgada pelo secretário dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Alexandre Baldy

JESSICA MARQUES

O Governo do Estado de São Paulo está estudando determinar turnos de trabalho para evitar aglomeração nos transportes. O objetivo da medida é diluir a demanda nos ônibus, trens e no Metrô da Região Metropolitana.

A informação foi divulgada pelo secretário dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Alexandre Baldy, em entrevista a portais de mobilidade, incluindo o Diário do Transporte, na noite desta quinta-feira, 14 de maio de 2020.

A intenção é estabelecer horários de entrada e saída ou trocas de turno por parte de atividades que estejam autorizadas a funcionar, para que não conflite com os horários dos serviços essenciais.

“Eles entrariam em horas alternadas, mas não conflitando com os horários de pico que temos nesse momento, que é mapeado. O objetivo é buscar essa diluição do número de passageiros”, afirmou Baldy.

“Hoje, temos 75% de oferta para 27% de demanda e conseguimos atender, mas se todos forem ao mesmo tempo, teremos problema de aglomeração”, completou. Segundo Baldy, em quatro horas do dia fica concentrada 60% da população transportada, deixando as outras 20 horas para 40% dos passageiros.

De acordo com o secretário, estes pontos estratégicos estão sendo debatidos com as prefeituras. Assim, não somente a capital paulista está envolvida na discussão, mas também cidades da Baixada Santista.

Sobre lockdown, Baldy afirmou que “o governador João Doria nesse momento não tem a restrição geral como uma possibilidade. Ele faz alertas para que cada um possa ficar em casa e que o isolamento social seja efetivo.”

A medida de turnos intercalados foi determinada pelo prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, em abril deste ano, também com o objetivo de evitar aglomeração.

Relembre: Crivella vai determinar turnos de trabalho no Rio de Janeiro para evitar aglomeração nos transportes

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta