Trens da CPTM em operação, mas linha 9 com velocidade reduzida. Rodízio suspenso. São Paulo tenta voltar ao normal

Publicado em: 11 de fevereiro de 2020

Trens com operações normais Foto: Adamo Bazani.

De acordo com a EMTU, os terminais metropolitanos Luiz Bortolosso (Osasco) e Taboão (Guarulhos) estão abertos nesta terça-feira

ADAMO BAZANI

Após um dia de caos por causa da chuva, a cidade de São Paulo e a região metropolitana tentam voltar ao normal nesta terça-feira, 11 de fevereiro de 2020.

Os trens da CPTM até o momento operam em todos as linhas, mas na linha 9-Esmeralda, a velocidade é reduzida, com maiores intervalos e não há a circulação de trens de viagem intermediária entre Jurubatuba e Pinheiros. Ontem a linha 9-Esmeralda foi a mais atingida e ficou sem circular o dia todo entre Osasco e Santo Amaro.

Em nota, a CPTM informou que “durante a madrugada foram executados os serviços de limpeza na Linha 9-Esmeralda. Na região da Estação Ceasa, além da lama havia dormentes sobre a via. As máquinas de chave (aparelhos que auxiliam a garantir a segurança da operação) entre Jaguaré e Ceasa foram as mais afetadas. Também foram limpos os sinaleiros e caixas de locação (aparelhos que compõe a sinalização dos trens na via férrea) além da substituição de equipamentos avariados. Nas imediações da Estação Cidade Jardim, não foi possível restabelecer totalmente os equipamentos de sinalização. Por esse motivo, os trens passam com velocidade reduzida neste ponto, aumentando o intervalo de 4 para 6 minutos. As equipes continuam atuando e a estratégia de loop, que disponibiliza trens circulando entre Pinheiros e Jurubatuba, está suspensa.”

A CPTM ainda acrescentou que “as fortes chuvas que atingiram São Paulo e a região metropolitana na última segunda-feira, as mais intensas desde 2 de fevereiro de 1983 (37 anos) de acordo com o Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia”

Metrô opera sem impedimentos e os ônibus funcionam habitualmente, com exceção de pontos isolados na grande São Paulo que ainda têm alagamentos ou vias danificadas.

De acordo com a EMTU, os terminais metropolitanos Luiz Bortolosso (Osasco) e Taboão (Guarulhos) estão abertos nesta terça-feira.  Ontem, ficaram fechados devido a alagamentos.

O rodízio municipal de veículos está suspenso, podendo circular carros com placas de finais 3 ou 4, mas a zona Azul e as restrições a caminhões, fretados são mantidas, assim como a proibição de tráfego pelas faixas de ônibus.

Segundo o CGE  Centro de Gerenciamento de Emergências, da prefeitura de São Paulo, no início da manhã havia apenas um ponto de alagamento intransitável na Avenida Mofarrej, nas proximidades da Avenida Dr. Gastão Vidigal.

EQUIPAMENTOS DA LINHA 9 DANIFICADOS PELA CHUVA:

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta