ANTT autoriza CCR a implantar extensão da Linha 1 do metrô de Salvador

Foto: Divulgação Elói Corrêa/ GOV BA

Obra está localizada em trecho de 5 km da Rodovia BR-324, sob concessão à Concessionária Via Bahia

ALEXANDRE PELEGI

A Superintendência de Exploração da Infraestrutura Rodoviária, da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, autorizou a obra de implantação do tramo 3 da linha 1 do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas.

A obra está localizada entre os km 616+800m e km 621+400m, da Rodovia BR-324/BA, sob concessão à Concessionária Via Bahia, em Salvador/BA.

A obra é de interesse da Secretaria de Desenvolvimento Urbano – SEDUR/BA do Governo do Estado da Bahia e da empresa CCR Metrô Bahia.


tramo3


Como mostrou o Diário do Transportes, a extensão da Linha 1 do metrô de Salvador até a região de Cajazeiras/Águas Claras tem cerca de cinco quilômetros de extensão, parte de Pirajá e terá ainda a construção de duas estações: Campinas e Águas Claras/Cajazeiras.

A obra foi licitada em novembro de 2018. Relembre: Governo da Bahia lança edital do Tramo 3 do Metrô até Cajazeiras

A ordem de serviço para início das obras foi dada em dezembro de 2019.

O metrô de Salvador é operado pela CCR Metrô Bahia que, através de uma Parceria Público Privada com o governo estadual, construiu as linhas 1 e 2 do sistema.

Já a construção das duas novas estações – Campinas e Águas Claras/Cajazeiro – é de responsabilidade direta do governo estadual, cabendo à concessionária a implantação dos sistemas operacionais.

As obras têm duração prevista de 30 meses, com financiamento pelo programa Pró-Transporte FGTS, da Caixa Econômica Federal/ Ministério das Cidades, com contrapartida do estado.

O Pró-Transporte, contrato de financiamento direto, realizado em 2016, tem o valor de R$ 737 milhões e ainda está vigente. A contrapartida do governo da Bahia é de R$ 49,6 milhões, segundo informações da CTB.

A estimativa é que as novas estações beneficiem entre 500 e 600 mil pessoas.

O sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (estação ainda não construída) é composto por duas linhas, que somam uma extensão de quase 33 quilômetros.

Operado pela concessionária CCR Metrô Bahia, o modal transporta diariamente 350 mil passageiros.

Com as extensões do Tramo 3 da Linha 1 e o Tramo 2 da Linha 2, do Aeroporto até Lauro de Freitas, o sistema atingirá 42 quilômetros.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

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