GRU Airport apresenta propostas sobre “Monotrilho” do Aeroporto à ANAC na 4ª-feira, diz Baldy

Anúncio foi feito durante apresentação do primeiro trem chinês da linha 13 Jade da série 2500. Obras do “People Mover” devem começar neste primeiro semestre

ADAMO BAZANI

Colaborou Alexandre Pelegi

O secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, disse nessa segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020, que a GRU Airport, concessionária do Aeroporto internacional de Guarulhos, deve apresentar à ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil, as propostas que recebeu para a implantação de uma espécie de monotrilho (People Mover) entre os Terminais do Aeroporto e a Linha 13-Jade.

A informação foi na dada nesta manhã durante a apresentação da primeira composição da série 2500 fabricada na China para a Linha 13.

Ao todo são 8 trens com salão contínuo, ou seja, sem divisão entre os carros, telões eletrônicos, porta-pacotes, bagageiros e ar-condicionado. Veja abaixo mais detalhes sobre o trem.

Ainda em relação sobre a ligação por trilhos entre os três terminais de passageiros do aeroporto e a Linha 13 Jade, Baldy afirmou ainda que, após a GRU Airport encaminhar as propostas para a ANAC na próxima quarta-feira, 03, para que esta remeta ao Ministério da Infraestrutura nos próximos dias.

Baldy afirmou que na sequência, ele e o governador João Doria estarão em Brasília, no Tribunal de Contas da União, na segunda quinzena de fevereiro, “para tratar com o ministro e responsável pela área de infraestrutura, e sobretudo com o apoio do ministro Tarcísio de Freitas, para que consigamos iniciar essa obra no primeiro semestre de 2020”.

Ouça o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy

O Governador João Doria disse que após o acesso mais facilitado ao aeroporto em Guarulhos com o people mover, a demanda da linha 13-Jade deve ser ampliada.

Ouça:

TRENS DA LINHA 13-JADE:

A exemplo das frotas das outras seis linhas da CPTM, os trens chineses têm 170 metros de comprimento. Possuem salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros), monitoramento com câmeras na parte externa e interna, além de serem acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência. Também dispõem de monitores digitais internos com informações sobre a prestação de serviços e reconhecimento eletrônico automático do maquinista por meio de biometria”, informou a CPTM.

interior trem aeroporto 2interior trem aeroportoletreito trem aeroporto

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Paulo Bolliger Lane disse:

    Esta ligação do Trem ao Terminal é uma vergonha! Em muitos países a ligação é direta do trem ao terminal. O fato de ter que descer do trem pegar um ônibus é o motivo da baixa utilização deste modal para ir ao aeroporto. A concessionário adiou todos estes anos a construção e o poder público aceitou. Será que é o lobby de taxistas ou das empresas de ônibus que atrasam a implantação da melhor solução para o usuário?
    O prejudicado sempre é o contribuinte que paga a conta.

  2. José Prado disse:

    Coisas de Brazilll !!

  3. Rodrigo Zika! disse:

    A linha precisa ser expandida e chegar mais dentro de Guarulhos para ser mais útil, após isso e ter inaugurado a ligação pra dentro do aeroporto como se promete, ai sim a demanda pode crescer, enquanto isso esquece.

  4. Rodrigo Zika! disse:

    E quanto ao trem e apenas 1 que inaugurou? Pelo jeito vai demorar pra colocarem todos pra rodar.

  5. Washington Aparecido da Masculino Bento disse:

    Podia reabrir a ponte sobre o rio barquirivu UE bloqueia o acesso de usuários e funcionários ao aeroporto pelo outro lado,onde vai ter uma alça de acesso ao rodoanel que levará mais ou menos 5 minutos pra chegar,com a ponte fechada o tempo sobe para mais ou menos 35,e tempo e dinheiro pra todo mundo,olhe por esse lado tbem autoridades,vamos ajudar a população

  6. Ana Maria Almeida d Avila disse:

    Antes de elogiar ou fazer critica velada é preciso entender e analisar o todo. Comprar c bons exemplos de fora e querer melhorar ok mas nada de fazer loucuras. Da maneira que está atende super bem, afinal ao sair do terminal gru ja cai direto nos transfers que são ótimos até a 00h00. Dependendo do terminal, da pra ir caminhando tranquilamente. Se tiver dificuldade ou malas, pegue um taxi ou uber.
    Povo reclama de tudo, acha minhoca em tudo meu Deus…..

  7. Luiz disse:

    Vergonha mesmo, um projeto desta alçada requerer um remendo a duras penas de alguns passageiros e muitos e muitos trabalhadores.. Constranger o cidadão a aguardar num ponto de ônibus uma conexão lerdissima e exposta à lentidão de trânsito para chegar aos terminais, não tem cabimento. Vergonha total.

  8. Wanderley disse:

    Meu caro amigo, posso te garantir que taxistas não tem força suficiente pra lobby contra isso. Mal consegue a regularização dos carros de app. Se ha alguém interessado será que não são os beneficiados com os estacionamentos lá de dentro e das proximidades ?

  9. Humberto B. disse:

    Essa é a maior vergonha que eu já presenciei, coisas daquela múmia do Geraldo.

Deixe uma resposta