Bilhetes da CPTM serão vendidos dentro do Aeroporto em Guarulhos

Linha 13 Jade
Foto: Adamo Bazani

Esta será uma das medidas para ampliar a demanda da linha 13-Jade, que está abaixo do esperado. Campanhas publicitárias e ajustes de horários serão outras ações

ADAMO BAZANI

A CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos vai vender bilhetes com QRCode (código bidimensional) dentro do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na Grande São Paulo.

Esta será uma das medidas adotadas ainda neste ano para ampliar a quantidade de passageiros na linha 13-Jade, que faz a ligação entre a capital paulista e a região do aeroporto.

A informação é do presidente da CPTM, Pedro Moro, em resposta ao questionamento do Diário do Transporte, em encontro com portais de mobilidade que ocorreu neste último sábado, 11 de janeiro de 2020.

A linha 13 Jade registou em 2019, uma média diária de 15,6 mil passageiros.  A linha 11-Coral (Luz/Estudantes), a mais movimentada da rede, por exemplo, teve média diária de 657 mil passageiros em 2019.

De acordo com Pedro Moro, outra medida vai ser regular os intervalos da linha 13 com a linha 12 (Brás/Calmon Viana), o principal ponto de acesso da ligação para o Aeroporto por meio da Estação Engenheiro Goulart, na zona Leste.

O presidente da CPTM falou ainda que a companhia estuda ampliar as partidas do serviço Connect, que liga as estações Brás e Aeroporto-Guarulhos com paradas para embarque e desembarque em Tatuapé, Eng. Goulart e Guarulhos-Cecap.

Atualmente as partidas são as seguintes:

BRÁS – AEROPORTO GUARULHOS

  • 2ª a 6ª feira:  5h45 – 6h25 – 7h05 – 7h45 – 8h25 – 18h05 – 18h45 – 19h25 – 20h05
  • Sábado: 5h45 – 6h25 – 7h05 – 7h45 – 8h25

AEROPORTO GUARULHOS – BRÁS

  • 2ª a 6ª feira:  5h40 – 6h20 – 7h – 7h40 – 8h20 – 17h20 – 18h – 18h40 – 19h20 – 20h – 0h
  • Sábado: 5h40 – 6h20 – 7h – 7h40 – 8h20 – 0h

Aos domingos e feriados, o Connect não funciona.

O presidente da CPTM ainda disse que haverá anúncios sobre a linha dentro Aeroporto em Guarulhos e campanhas para divulgar a 13-Jade para os passageiros.

Pedro Moro afirmou que pesquisa realizada entre usuários da CPTM revelou que apenas 50% das pessoas conhecem a linha 13-Jade, mas entre os que usam, a aprovação é grande: 92%

“Vai ser ampliada a demanda com alguns fatores: a regulação dos intervalos da própria linha 13 em conjunto com a linha 12 porque elas são interligadas; aumento de viagens do serviço Connect para os próximos anos e o conhecimento da população que existe da linha que não é para o aeroporto somente, tem de lembrar que na estação CECAP [em Guarulhos] tem o corredor de ônibus da EMTU que leva para vários lugares na região de Guarulhos. Ela [linha 13-Jade] tem de ser mais conhecida também da população como alternativa de chegada ao centro das duas cidades, com isso vai ampliar a demanda. A gente tinha uma projeção de 120 mil passageiros num período de tempo, mas a gente acreditava que o conhecimento da população para a utilização dessa linha fosse acontecer com mais brevidade. Dentro da pesquisa a gente tem que 50% dos passageiros da CPTM não conhece a linha 13 Jade. A gente vai aumentar a informação nas estações, mostrando para onde ela vai. A gente vai começar agora em fevereiro uma campanha dentro do próprio aeroporto. A venda de bilhetes vai ocorrer dentro aeroporto com o sistema de QR Code, a gente vai colocar pessoas vendendo bilhete dentro do aeroporto” – disse

Ouça:

EXPANSÃO DA LINHA 13-JADE:

A CPTM deve lançar ainda em 2020, segundo Pedro Moro, a licitação do projeto básico da linha para a região do bairro de Bonsucesso, em Guarulhos, o que deve ampliar significativamente a utilização da linha.

“Nosso projeto prevê a continuação da linha até Bonsucesso. Ele [trem] sai como se fosse reto, passa por trás daquela área de mata, tem o bairro São João, e dali segue até Bonsucesso, onde tem uma demanda bastante alta. A gente deve contratar o projeto básico ainda neste ano. Além de Bonsucesso, por enquanto não tem nada mais previsto para a linha 13-Jade” – declarou.

Pedro Moro ainda disse que os primeiros trens da série 2500 fabricados na China devem começar a operar entre o final deste mês de janeiro e início de fevereiro.

Estão sendo feitos alguns ajustes que devem ser concluídos neste mês. Assim, logo começam a operar“. – disse.

Pedro Moro afirmou que as duas últimas das oito composições chegaram da China no Porto de Santos na segunda-feira passada (6 de janeiro de 2020), restando apenas trâmites burocráticos para liberação.

Os principais diferenciais dessa frota, chamada 2500, são o bagageiro para malas pequenas, localizado acima dos assentos e o espaço específico para malas grandes.

O consórcio Temoinsa-Sifang venceu a licitação internacional com a apresentação da melhor proposta no valor de R$ 316,7 milhões para a fabricação dos oito trens. A aquisição dessa frota foi financiada com recursos do Banco Europeu de Investimento (BEI), que disponibilizou € 85 milhões para o Governo do Estado de São Paulo.

As declarações foram dadas durante visita às obras da Estação Vila Natal/Mendes. A CPTM informou que as obras do trecho entre Grajaú e estação já avançaram 50% e que a estrutura básica já está 90% concluída.

Acesse e veja as imagens:

https://diariodotransporte.com.br/2020/01/11/especial-obras-do-lote-1-e-estacao-mendes-da-extensao-da-linha-9-ja-tem-50-de-avanco-com-entrega-prevista-para-este-ano/

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Roberson disse:

    Linha fantasma do governo psdb

  2. Acho que o mais importante para as gestões do Estado e município de Guarulhos assim como outros que abrigam linda da CPTM seria introduzir integração do transporte público com a linha. Não faz sentido isso mesmo que se faça
    extensão da Linha 13 até o Pimentas.

  3. José disse:

    Seu Pedro moro a população até conhece a linha só que não compensa pegar um ônibus para chegar até a estação aeroporto e depois pagar outra passagem! e levar a linha de trem somente até o aeroporto foi muito sem lógica porq não serve para 85% da população da região! se realmente ampliar aí vc vai ver a demanda esperada!Pedro moro

  4. Benedito Aparecida Paulino disse:

    Estação de trem Guarulhos melhor criar estação Jackson

    1. Benedito Aparecida Paulino disse:

      Boa noite é bom Adriano muito essas estação de trem não faz estação de trem que é bom para todo mundo usuário usar

  5. Elias disse:

    Para que se tenha mais usuários usufruindo desta linha seria melhor o estado perguntar para a prefeitura de Guarulhos porque que não tem linhas de ônibus para a ligação com a CPTM parece que o município de Guarulhos não tem nenhum interesse que seus habitantes utilizem este meio de transporte.

  6. Carlos A. disse:

    A demanda só aumentará quando o trem chegar efetivamente até o saguão do aeroporto. Do jeito que está, os usuarios são obrigados a utilizar seus automoveis.

Deixe uma resposta