Secretaria do Verde inclui as estações Fazenda da Juta, Sapopemba e São Mateus em licença ambiental de operação da Linha 15-Prata de monotrilho

Publicado em: 7 de dezembro de 2019

No início desta semana, o secretário Alexandre Baldy visitou as obras das três estações do monotrilho e prometeu inaugurá-las ainda este mês. Foto: reprodução Instagram

Metrô de SP terá de garantir o reassentamento definitivo das famílias que se encontram em reassentamento provisório

ALEXANDRE PELEGI

O Diretor do Departamento de Controle da Qualidade Ambiental, órgão da Secretaria municipal do Verde e Meio Ambiente, decidiu incluir na Licença Ambiental de Operação da Linha 15-Prata de monotrilho as Estações Fazenda da Juta, Sapopemba e São Mateus.

A Licença LAO nº 02/DECONT-SVMA/2018, expedida em 06 de abril de 2108 e com validade por 10 anos, fazia referência apenas à implantação de 5 estações – São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói, Vila União e Jardim Planalto (veja a íntegra do documento no final da matéria).

A decisão, publicada no Diário Oficial deste sábado, 07 de dezembro de 2019, condiciona a licença a algumas exigências, como a de garantir o reassentamento definitivo das famílias que se encontram em reassentamento provisório.

LAO monotrilho

Como mostrou o Diário do Transporte, no dia 09 de outubro a Companhia do Metrô de São Paulo solicitou à Secretaria do Verde e Meio Ambiente da prefeitura da capital a Licença Ambiental de Operação (LAO) para o trecho correspondente a aproximadamente 4,0 km de via elevada da Linha 15 – Prata, em monotrilho. Relembre: Metrô de SP requer licença ambiental à prefeitura de SP para trecho final de monotrilho da linha 15-Prata

Este trecho tem início após a Estação Jardim Planalto e término na Estação São Mateus, e inclui as estações Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus.

Trecho atualmente em obras, as três estações foram prometidas pelo governador João Dória até o fim deste ano.

A estimativa foi apresentada por Dória, como mostrou o Diário do Transporte, no dia 26 de agosto de 2019, na cerimônia de entrega da Estação Jardim Planalto, zona Leste de São Paulo. Relembre: Com nova estação da Linha 15-Prata, monotrilho passará a transportar 100 mil passageiros por dia, diz Doria

A estação final da linha, Jardim Colonial, já teve as obras autorizadas e deve ser entregue até 2021.

A linha completa deve transportar em torno de 400 mil passageiros por dia útil.

VISITA ÀS OBRAS

No início desta semana, o presidente da Companhia do Metrô de SP, Silvani Alves Pereira, visitou as obras das três estações na Zona Leste acompanhado do Secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, e do diretor de engenharia e planejamento da Companhia, Paulo Meca.

Num vídeo curto postado em sua conta no Instagram, Silvani, ao lado de Baldy e Meca, garante a entrega das obras até o fim deste ano.

visita obras monotrilho foto insta.png

Licença de Operação - Linha 15-Prata 02Licença de Operação - Linha 15-Prata 03

 

 

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Comentários

  1. Há de compensar mesmo a região com verdes. O meio ambiente naquela região é super escasso a cada ano, a cada década. Vemos obras e obras, concretos, carros entupindo avenidas, fumaça. Até mesmo a chaminé da PQU de Capuava chega por lá. de que adianta belas obras de mobilidade se nem ar temos pra respirar, No trecho entre a Vilanova Artigas e Praça Felisberto Fernandes, carece de verde. Morei por lá conheço bem a região, ainda havia um pouco da mata na antiga Fazenda até fazerem os prédios da Cohab, que desceu morro até a divisa com Santo André, parecendo uma Paraisopolis..São Mateus hj deve ter mais de 400 mil habts.(Essa Linha deve contemplar os bairros. Valquíria, Santa Adélia, Vera Cruz, Esther, Rodolfo Pirani, Satélite Santa Bárbara, Carrãozinho, Conquista, Nova Conquista, 9 de Julho, Jd Tietê, Colonial, e Iguatemi)

  2. JOSE LUIZ VILLAR COEDO disse:

    Gostaria de saber se REALMENTE E SEM DELÍRIOS E MENTIRAS o Metrô da Linha 01 – Azu,l será prolongado do Tucuruvi ao Jaçanã ! Ainda tem gente aqui que acredita nisso! E muitos nem sabem da possivel Linha Celeste que passara pela Vila Medeiros, Distrito vizinho nosso… Vindo do Centro da Capital – Angangabau – e com umas duas Estações antes de adentrar o Município vizinho, Guarulhos; Jardim Brasil e Jardim Julieta … está JÁ próxima de uma das Garagens da SAMBAIBA e do Terminal de Cargas Fernão Dias – BR381 .

  3. Cesar Santos disse:

    Quanto este monotrilho vai chegar aqui em cidade Tiradentes já virou uma novela ,eu quero ver se este governo João Doria vai trazer o monotrilho para o maior colégio eleitoral do país Chamado de maior conplexo habitacional do pais.

Deixe uma resposta