SPTrans atualiza manual de identidade dos ônibus da capital já com as novas pinturas

Logotipo da SPTrans ganhou destaque

Como mostrou o Diário do Transporte, cores de cada região serão mantidas e ônibus somente pratas serão repintados

ADAMO BAZANI

Já estão oficialmente em vigor as novas pinturas dos ônibus da cidade de São Paulo.

A SPTrans – São Paulo Transporte, que gerencia o sistema, atualizou o manual de identidade visual que deve ser seguido pelas empresas de transportes.

A nova padronização já está no site da companhia, mas vai ser adotada aos poucos e pode haver mudanças.

A ideia é que a pintura seja implantada inicialmente nos ônibus comprados zero quilômetro e nos veículos novos somente de cor prata que já estão em circulação.

O manual, que já está no site da gerenciadora, mostra onde devem ser colocadas as cores, os prefixos e os logotipos da SPTrans, da Prefeitura e das  empresas de ônibus, além de adesivos de comunicação como área para pessoas com deficiência.

O Diário do Transporte revelou os primeiros veículos com a pintura que foi aprovada pelo prefeito Bruno Covas.

As cores pelas áreas serão mantidas.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2019/11/07/nova-pintura-dos-onibus-de-sao-paulo-ja-recebeu-aval-de-bruno-covas/

O manual traz as propostas para miniônibus, mídis, ônibus básicos, ônibus padrons, ônibus articulados e superarticulados de 23 metros.

As cores que indicam a região ocupam as laterais, dianteira e traseira dos veículos.

– Verde Claro: zona Noroeste

– Azul Escuro: zona Norte

– Amarelo: zona Nordeste

– Vermelho: zona Leste

– Verde Escuro: zona Sudeste

– Azul Claro: zona Sul

– Laranja: zona Oeste

– Vinho: zona Sudoeste.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. rebU disse:

    Por que a cor prata? É para esconder mais a sujeira e não percebermos que não lavam os ônibus?
    Também notei que o interior desses ônibus novos está em cores mais escuras.
    Será que é para combinar com a sujeira do filtro do ar-condicionado que eles não trocam?

    1. Transporte Coletivo disse:

      A cor cinza/prata é uma ótima pintura automotiva, com baixa absorção térmica, facilidade de limpeza, além de não demonstrar pequenas imperfeições facilmente. As cores escuras no interior são para evitar que haja manchas durante o processo de manutenção do veículo.

  2. Nelson Severino Silva Filho disse:

    Só acho que precisava aproveitar mais as cores e muito pouco,não ficou legal no amarelo parece ônibus escolar no vinho vai parecer saia e blusa como antigamente o povo deveria participar mandando sujestoes.

  3. Silvio Augusto Neves disse:

    Bem melhor totalmente na cor prata!

  4. Rodrigo Zika! disse:

    A cor esta razoável, pelo menos mantiveram as cores das áreas.

  5. Mirian De Castro Rodrigues disse:

    Eles querem mesmo uma cidade cinza!!…

  6. As autoridades precisam é fazer com que as linhas sejam melhoradas no atendimento. Hoje a maioria dos carros ainda estão com pinturas e mecânicas em ótimo estado de conservação. A experiência de mais de 70 (setenta) anos de transporte coletivo, já deveria estar funcionando bem. Muitos bairros ainda estão distante de ter um ótimo atendimento. A preocupação dos engenheiros deveria ser no atendimento, não na mudança de cores de ônibus. Eu tenho apresentado várias sugestões para melhorar o nosso transporte coletivo há mais de quarenta anos..

  7. Davi medes disse:

    Tinha que se preocupar com manutenção dos corredores e implantação deles fiscalizar veículos que ficam estacionando em cima dos pontos

  8. Edson Fernandes de Faria disse:

    É bom manter as cores das regiões, mas seria se todas as empresas trocassem a qualidade dos ônibus, pois ainda tem bastante antigos e também poucas empresas tem o wi-fi

  9. Regina Maria Moraes Lopes Togawa disse:

    Estão se preocupando com coisas supérfluas! Cores dos ônibus? Fala sério! Deveriam se preocupar com esse monte de ônibus velhos que ainda circulam em São Paulo!!! Ninguém merece!

  10. ANTÔNIO CELSO ZANETTI1 disse:

    Pra reclamar dos ônibus coletivos novos ou velho os usuários teriam que saber quanto custa um ônibus rodando odia todo buracos de uma malha viária da cidade de sao paulo que nem carroça aguentaria pra manter o onibus limpo arrumado com ar condicionado e etc. Pra ganhar oque so multas emais multas né.
    O eu to errado.

  11. Vito disse:

    Deveria ser igual em Curitiba, o onibus inteiro de uma cor só

  12. Ademir Machado disse:

    Ficou horrível esta nova padronização das cores, ficou super desalinhado. A antiga na parte traseira e parte dianteira é mais bonita, elegante e alinhada. E uma cidade como São Paulo ter esses ônibus tudo cinza é horrível, já basta a cidade que é cinza por natureza.

  13. Franklin disse:

    Poderia ter uma faixa acima das janelas e acima do para brisa para poder identificar o ônibus no outro lado do muro dos terminais, principalmente no pq D. Pedro II que é muito extenso.

  14. Onivaldo disse:

    Eu trabalho com um totalmente prata e acho muito bonito, acho que muito colorido cansa um pouco mais !!!

  15. Claudio Duran disse:

    Deveria ter a cor da região dianteira e traseira em tamanho maior, pois facilita em muito a visibilidade da linha. Como nos modelos antigos.

  16. José Roberto S. Reis disse:

    A preocupação maior deveria ser com a qualidade e frequência dos ônibus, que de há muito tempo vem tirando o bom humor da população, pensar em mudar padrão de pintura deveria ser planejado quando o serviço fosse mais eficiente e de melhor qualidade… Pobre população.

  17. REVOLT4DO DA COSTA disse:

    Boa tarde gostaria de saber, como eu faço para adquirir os arquivos pdf com as medidas da faixa sou funileiro

Deixe uma resposta para OnivaldoCancelar resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading