Nova pintura dos ônibus de São Paulo já recebeu aval de Bruno Covas

Publicado em: 7 de novembro de 2019

FOTO: Cores ganham maior destaque

Objetivo da gestão é facilitar a identificação por parte do passageiro e destacar que a cidade passa a ter um novo sistema

ADAMO BAZANI

A nova padronização de pinturas dos ônibus municipais de São Paulo já recebeu o aval do prefeito Bruno Covas e, em breve, veículos com um novo design devem ser vistos pelas ruas da cidade.

De acordo com fontes do setor ouvidas pelo Diário do Transporte, se houver algum ajuste, será pequeno. O objetivo com a padronização é facilitar a identificação por parte do passageiro e destacar que a cidade passa a ter um novo sistema.

No último dia 06 de setembro, depois de se arrastar por mais de seis anos, o processo de licitação dos transportes da cidade chegou ao fim com a assinatura dos novos contratos com as empresas de ônibus.

A prefeitura diz que as mudanças de linhas e a implantação da nova configuração da rede de ônibus serão feitas de forma gradativa. Entre as mudanças que a gestão promete é a criação de um sistema mais racional, eliminando sobreposições; frota menos poluente; ampliação na oferta de lugares mesmo com a redução da quantidade de ônibus ao longo dos contratos; mais vias atendidas pelos coletivos e remuneração das empresas atrelada à qualidade.

Pelo novo padrão visual, as cores que identificam a região atendida permanecem, mas com outra disposição: na frente, traseira e ao longo das laterais.

O logotipo da gerenciadora SPTrans ganha destaque, mas está menor que a versão de teste da nova pintura, cujas imagens circularam em outubro.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2019/10/26/sptrans-diz-que-nova-pintura-em-onibus-de-sao-paulo-que-vazou-e-teste-e-ja-passou-por-modificacoes/

A assistente técnica de planejamento da SPTrans – São Paulo Transporte,  Olívia Aroucha, disse durante reunião do CMTT – Conselho Municipal de Mobilidade e Transporte, em  23 de outubro de 2019, com cobertura do Diário do Transporte, que  haverá mudanças nos códigos das linhas de acordo com a nova rede proposta nos novos contratos com as empresas de ônibus decorrentes da licitação dos transportes e que foram assinados em 06 de setembro de 2019.

A SPTrans garantiu na reunião que os novos ônibus que  circulam apenas com a cor prata serão pintados.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2019/10/25/sptrans-garante-em-conselho-que-cores-de-onibus-serao-mantidas-mas-vao-ser-adequar-as-mudancas-de-codigos-de-linhas/

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    Ué, até uns dias atrás num era só teste, não era para considerar…

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Piada.

    Ficou legal, mas esqueceram da proporcionalidade em função de cada modelo de buzão.

    Att,

    Paulo Gil

  2. Rodrigo Zika! disse:

    Já era previsto, todos os novos carros e lotações novos estão vindo na cor cinza, só vão ganhar as cores das áreas depois obviamente, melhor assim do que tudo cinza.

  3. Maurício H Collaneri disse:

    Acho que perderam a oportunidade de deixarem as empresas criarem novas identidades visuais e colocar as cores das regiões apenas de forma mais discreta. Nos consola que é melhor do que a ditadura da EMTU.

    1. WILLIAM DE JESUS SANTOS disse:

      Realmente seria bacana, Maurício. Mas de certa forma essa postura ajuda e muito as empresas no sentido de economia. Os ônibus já saem de fábrica totalmente cinzas. O uniconttabalho será de colar uma plotagem na lataria com as cores das áreas

  4. Leo disse:

    Não vejo como esse novo layout ajuda na identificação de cada região, pois as cores estão mais discretas, dando mais destaque ao cinza.

    1. WILLIAM DE JESUS SANTOS disse:

      A verdade é que isso nem importa mais, Léo! Já faz 4 anos que a maioria dos carros em SP rodam na cor cinza. Os usuários já se habituaram de que precisam prestar atenção no itinerário mesmo..

Deixe uma resposta