Com previsão inicial para 2017, Corredor Alvarenga, em São Bernardo do Campo, será entregue em novembro deste ano
Publicado em: 31 de outubro de 2019
Prazo para início das operações foi confirmado pelo prefeito Orlando Morando
JESSICA MARQUES
Com previsão inicial para 2017, o Corredor de ônibus Alvarenga de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, será entregue em novembro deste ano. O prazo para início das operações foi confirmado pelo prefeito Orlando Morando, que garantiu a inauguração para a segunda quinzena do próximo mês.
Este é o terceiro prazo prometido sobre o empreendimento pela gestão Orlando Morando. A entrega da obra foi prometida em 2017 para abril de 2018. A primeira promessa era de conclusão de todo o corredor e do Terminal Rodoviário Grande Alvarenga em setembro de 2017.
A construção do corredor começou em novembro de 2016. Entretanto, Morando vistoriou nesta semana o segundo trecho, entre o 8º DP e a Rua São Jorge, no Jardim Thelma, e afirmou que as obras estão avançadas.
“Finalizar mais esta etapa da duplicação desta via e a construção de corredor exclusivo foi um grande desafio para nossa gestão. Esta obra trouxe muito transtorno à população, causando inúmeros congestionamentos. Mas tenho a certeza de que a conclusão desta etapa fará a diferença para quem vive no Alvarenga, tanto para quem utiliza o transporte coletivo – que passará a contar com um corredor exclusivo e, consequentemente diminuição do tempo de viagem –, como para os demais usuários, que terão uma via com nova pavimentação e nova sinalização viária”, afirmou o prefeito Orlando Morando, em nota.
Entre as intervenções feitas no segundo trecho – 8º DP até a Rua São Jorge – estão o alargamento da pista, reforço do subsolo, implantação de novas guias e sarjetas, de pontos de parada, remoção de postes, implantação de ciclovia (900 m), implantação e remodelação da sinalização semafórica, paisagismo, entre outros. Desta forma, o município finaliza a primeira etapa desta intervenção, que liga a Praça Giovanni Breda, no Bairro Assunção, até a Rua São Jorge por meio de corredor exclusivo.
LICITAÇÃO
A próxima etapa da duplicação da Estrada dos Alvarengas, bem como a continuidade do corredor exclusivo já está em fase de licitação, com previsão de início das obras para janeiro de 2020, segundo informações da Prefeitura.
“O trecho compreenderá a partir da Rua São Jorge até a Rodovia dos Imigrantes. O investimento total é estimado em R$ 70 milhões, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O corredor também será composto por Estação de Conexão, a ECO Alvarenga, que ficará localizada na intersecção com a Estrada da Cama Patente. A expectativa é que o novo viário beneficie aproximadamente 60 mil usuários diariamente.”
PACOTE DE CORREDORES
O corredor Alvarenga terá 3,8 quilômetros e vai ligar a Praça Giovanni Breda, no bairro Assunção, até as proximidades da rodovia dos Imigrantes. Em 2018, o Terminal de ônibus Alvarenga foi inaugurado com operações parciais.
A via exclusiva para ônibus faz parte de um pacote de 12 corredores anunciados em abril de 2012 pela gestão de Luiz Marinho, que havia prometido a conclusão de todos os espaços com quatro terminais até 2014.
O pacote de corredores e terminais prometidos no Plano de Transportes Urbanos de São Bernardo do Campo engloba os seguintes espaços:
– Corredor de Ônibus Faria Lima
– Corredor de Ônibus Jurubatuba
– Corredor de Ônibus Montanhão
– Corredor de Ônibus Ferrazópolis
– Corredor de Ônibus Rotary
– Corredor de Ônibus Capitão Casa
– Corredor de Ônibus Castelo Branco
– Corredor de Ônibus Galvão Bueno
– Corredor de Ônibus João Firmino
– Corredor de Ônibus Senador Vergueiro
– Corredor de Ônibus Leste-Oeste
– Corredor de Ônibus Alvarenga
– Terminal de Ônibus Alves Dias
– Terminal de Ônibus Batistini
– Terminal de Ônibus Vila São Pedro
– Terminal de Ônibus Rudge Ramos
Jessica Marques para o Diário do Transporte


S. Pedro esta ainda por acabar, na Vianas. Pontos colocado, arvores removidas altura 600, o inicio da avenida(no Paço) já asfaltada com sinalizaçao de solo, assim como no final , com divisa para Santo André, já pronto