Ônibus intermunicipais, VLT e vans legalizadas do Rio de Janeiro aceitam RioCard expresso até terça-feira

Publicado em: 20 de outubro de 2019

O cartão Riocard Mais é o único aceito em todos os meios de transporte e pode ser utilizado em 43 cidades do Estado do Rio de Janeiro. Foto: Divulgação.

Processo de troca dos cartões abrange diversos modais e teve início em 13 de maio

JESSICA MARQUES

Os ônibus intermunicipais, VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e vans legalizadas do Rio de Janeiro vão aceitar o RioCard Expresso, modelo antigo, até esta terça-feira, 22 de outubro de 2019. No dia seguinte, apenas a versão atualizada será aceita nos veículos do transporte coletivo.

As trocas estão sendo realizadas nos terminais rodoviários de Maricá e Itaipuaçu. Postos itinerantes também estão sendo disponibilizados para a população. Para descobrir um ponto de troca próximo, basta acessar o Mapa interativo do RioCard Mais, disponível no link https://mapa.riocardmais.com.br/

Para realizar a mudança, o cliente precisa apresentar o cartão antigo do tipo Expresso em um dos postos de troca exclusivos. No ato, todas as informações, como saldo, recargas, benefícios tarifários, serão transferidas integralmente para o novo cartão. Não é necessário apresentar documentação.

Segundo a Fetranspor (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro), a mudança é necessária para a evolução do sistema de bilhetagem eletrônica. O cartão Riocard Mais é o único aceito em todos os meios de transporte e pode ser utilizado em 43 cidades do Estado do Rio de Janeiro.

A troca é gratuita e não é preciso levar documentos e basta apresentar o cartão do tipo Expresso. Cada cliente pode efetuar a troca de até cinco cartões. Veja se o cartão é do modelo Expresso no site www.riocardmais.com.br.

ATUALIZAÇÃO EM OUTROS MEIOS DE TRANSPORTE

Assim como foi feito com as barcas, com os trens, metrô e o BRT, agora será necessário atualizar os validadores de outros sistemas de transporte que aceitam o Riocard Mais: ônibus intermunicipais, vans e VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).

TROCA ATÉ O DIA 31 DE OUTUBRO

O processo de troca dos cartões teve início em 13 de maio e continuará até o dia 31 de outubro em mais de 70 pontos da Região Metropolitana, com mais de 200 equipes de atendimento.

Terminado este período, será preciso se dirigir a uma das lojas Riocard Mais. O mapa completo dos pontos de troca pode ser consultado por meio do site mapa.riocardmais.com.br. As equipes atuam  de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

NOVOS CARTÕES  

Os novos cartões (Expresso, Vale-Transporte e Empresarial) já estão disponíveis para aquisição por novos clientes ou por aqueles que solicitaram a segunda via em caso de perda ou roubo. Os cartões do tipo Expresso poderão ser adquiridos nos pontos de venda (máquinas de recarga, bilheterias do BRT e lojas físicas da Riocard Mais; o Vale-Transporte apenas na seção “Para Empresas” do site www.cartaoriocardmais.com.br; e o Empresarial somente na loja online).

Ao migrar para o Riocard Mais, o passageiro mantém o crédito do antigo cartão e os benefícios tarifários atrelados a ele, como o Bilhete Único Carioca (BUC) e o Bilhete Único Intermunicipal (BUI).

Além disso, o passageiro é inserido em um clube de vantagens, que concede descontos em produtos e serviços em uma rede de empresas parceiras (drogarias e universidades, por exemplo).

Outra novidade é o aplicativo Riocard Mais, no qual é possível fazer a gestão de todas as transações feitas com o cartão, por meio da consulta de saldo e extrato, bem como realizar a recarga de créditos e buscar a localização de pontos de atendimento e de venda mais próximos.

Também já está disponível também o assistente virtual Tomais, desenvolvido com base na inteligência artificial para estreitar e aperfeiçoar a relação com o cliente nos canais de atendimento eletrônicos da Riocard Mais.

TIPOS DE CARTÃO

Na segunda fase serão trocados os cartões Vale-Transporte e Gratuidade. Esta fase ainda não começou.

Veja os 3 tipos de Cartão RioCard Mais:

Cartão Expresso
– Aceito em todos os meios de transporte
– Recarregável
– Uso pessoal
– Ideal para clientes gerenciam a própria passagem
– Habilitado com Bilhete Único Carioca
– Pode ser habilitado para Bilhete Único Intermunicipal e demais integrações (exceto Personalizado Empresa)

Cartão Vale-Transporte
– Aceito em todos os meios de transporte
– Recarregável
– Cartão Corporativo
– Ideal para uso de funcionários no trajeto casa-trabalho-casa
– Habilitado com Bilhete Único Carioca
– Pode ser habilitado para Bilhete Único Intermunicipal e demais integrações (somente Personalizado Usuário)

Cartão Empresarial
– Aceito em todos os meios de transporte
– Recarregável
– Cartão corporativo
– Ideal para mensageiros, funcionários externos e equipes comerciais
– Vendido pré-carregado
– Habilitado com Bilhete Único Carioca
– Entregue registrado no CNPJ do comprador
– Entregue pronto para uso
– Não pode ser devolvido nos ônibus para complemento da passagem

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Comentários

  1. Elias Felcman disse:

    Tenho 82 anos e meu cartão de gratuidade foi bloqueado pelo fato de que deixei de utilizá-lo por alguns meses. O que devo fazer para reativá-lo?

Deixe uma resposta