Ônibus de Mauá terão pagamento de passagem com crédito, débito e QR Code

Publicado em: 7 de outubro de 2019
ônibus

Um dos novos veículos que devem operar em Mauá. Foto: José Augusto de Souza Oliveira

Anúncio é da prefeitura em suas redes sociais oficiais. Nesta terça-feira, 53 ônibus zero quilômetro da Suzantur serão apresentados

ADAMO BAZANI

As tarifas de ônibus em Mauá, no ABC Paulista, vão poder ser pagas com cartões bancários de crédito e débito e também com códigos bidimensionais (QR Code), que serão gerados no celular.

A previsão é de que a tecnologia esteja em funcionamento até o fim do ano.

O anúncio é da prefeitura em suas redes sociais oficiais.

Nesta terça-feira, 08 de outubro de 2019, serão entregues 53 novos ônibus da Suzantur, empresa concessionária da cidade desde 2014.

Na nota, a prefeitura diz que a mudança começa em parte da frota, preferencialmente nos novos veículos que devem receber os validadores especiais

Uma grande notícia para você, que usa o transporte público diariamente! Mauá recebe, a partir das 16h desta terça-feira (8), 53 novos ônibus, equipados com internet móvel, câmeras de segurança, entradas de USB para carregamento de celulares, climatizador, suspensão a ar e poltronas mais confortáveis. E futuramente, parte dessa frota ainda terá validadores com QR Code e opções de pagamento de cartões de débito e crédito, a fim de garantir maior comodidade, segurança e praticidade – diz o anúncio.

A tecnologia vai ser integrada ao sistema de bilhetagem e o intuito é manter o cartão SIM – Sistema Integrado de Mauá, que é o “bilhete único” da cidade e possui modalidades como Vale-Transporte, Comum, Idoso e Especial.

RENOVAÇÃO DA FROTA:

Com os 53 ônibus novos entregues nesta terça-feira, segundo a administração municipal e a Suzantur, a idade média da frota da cidade passa a ser de 1,6 ano, o que, de acordo com a prefeitura, é a mais baixa entre as cidades do ABC.

Como mostrou o Diário do Transporte no último sábado, dos 53 ônibus novos, 43 veículos são mídis (micrões), com chassis do modelo Mercedes-Benz OF1519, e dez convencionais modelo OF1721L, estes com suspensão pneumática.

Todos os ônibus têm carroceria Marcopolo Torino.

Os veículos possuem sistema de climatização (que não é ar-condicionado, mas auxilia a recirculação e a refrigeração com exaustores e hastes), carregadores USB para notebooks e celulares e seguem as atuais normas de acessibilidade para pessoas com deficiência e de motorização com restrição de emissões Euro V.

Ao todo, nos últimos dois anos, foram colocados mais de 150 ônibus novos na cidade.

Neste ano, como mostrou o Diário do Transporte, a empresa colocou 27 ônibus zero quilômetro no sistema tronco-alimentado da Vila Luzita, em Santo André, que está em licitação.

Foram 25 unidades entre mídis e convencionais com a climatização e dois articulados com ar-condicionado.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2019/09/25/suzantur-coloca-lote-de-25-onibus-0-km-em-operacao-na-cidade-de-santo-andre/

e

https://diariodotransporte.com.br/2019/07/30/vila-luzita-recebe-mais-dois-onibus-articulados-zero-quilometro-da-suzantur-em-santo-andre/

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Deixe uma resposta