CPTM assina contrato com empresa de seguros para avaliar cláusulas em edital para concessão das Linhas 8 e 9
Publicado em: 20 de agosto de 2019

Em agosto deste ano, presidente da Companhia de Trens, Pedro Moro, disse que modelo de delegação da prestação de serviços das duas linhas estava sendo concluído
ALEXANDRE PELEGI
A CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos divulgou nesta terça-feira, 20 de agosto de 2019, o Extrato de Contrato com a Marca Planejamento Técnico e Corretagem de Seguros Ltda cuja finalidade é dar consultoria e avaliar as cláusulas exigíveis no edital, relativas aos seguros necessários para delegação da prestação de serviços públicos de transporte sobre trilhos das linhas 8- Diamante (Júlio Prestes / Amador Bueno) e 9 – Esmeralda (Osasco – Grajaú, com extensão prevista para Varginha, no extremo sul da capital).
A publicação indica que o Governo de São Paulo trabalha célere para cumprir o objetivo de publicar, em breve, o edital de concessão das linhas que são consideradas as mais lucrativas do sistema de trilhos da Companhia.
O contrato, feito sob dispensa de licitação, no valor de R$ 30.000, tem prazo de vigência de 30 dias.
Em agosto deste ano, uma comitiva com o governador de São Paulo, João Doria, e secretários, inclusive dos transportes metropolitanos, Alexandre Baldy, esteve na China oferecendo a investidores locais projetos de concessões previstos no programa de desestatização.
Doria teve um encontro com o presidente da CR20, empresa do grupo CRCC – China Railway Construction Corporation, Mr. Deng Yong, ocasião em que a gigante do setor metroferroviário demonstrou interesse nos projetos para CPTM, Metrô e ferrovias em geral.
Na CPTM, segundo o governador, as primeiras linhas que devem ser repassadas para a administração privada são as linhas 8 e 9. Relembre: Doria inicia conversas com gigante ferroviário chinês sobre projetos de concessão
Num encontro com sites especializados em mobilidade urbana, dentre os quais o Diário do Transporte, o presidente da CPTM, Pedro Moro, disse no dia 30 de julho, que o modelo de concessão destas duas linhas estava sendo concluído. Relembre: Concessão das linhas 8 e 9 terá audiência pública nos próximos meses, diz presidente da CPTM
CRIAÇÃO DE AGÊNCIA REGULADORA
Outro passo importante para a delegação dos serviços de operação do transporte de passageiros das linhas 8 e 9 foi dado com estudos que visam a criação de uma Agência Reguladora de Transportes Públicos, uma necessidade no contexto das concessões segundo o vice-governador Rodrigo Garcia, presidente do CGPPP – Conselho Gestor do Programa de Parcerias Público-Privadas.
A gestão Doria iniciou as análises para a criação da Agência, que deve gerenciar de forma integrada as operações de ônibus metropolitanos, trens e metrô, em reunião realizada no DIA 03 de junho deste ano. Relembre: Gestão Doria inicia estudos para criação de uma Agência Reguladora de Transportes Públicos e projeto de concessão das linhas 8 e 9 da CPTM avança
Na reunião, o Governo do Estado também disse que têm avançado o projeto de concessão das linhas 8 Diamante e 9 Esmeralda da CPTM.
De acordo com Paulo José Galli, secretário-executivo da Secretaria de Transportes Metropolitanos, já foi aberto o “procedimento de consultas ao mercado (Market Sounding), visando ao refinamento dos aspectos técnicos e econômico-financeiros a serem considerados na consolidação do modelo” da concessão.
Galli ainda disse que foi contratado o “IFC-International Finance Corporation (Grupo Banco Mundial) para validação e aprimoramento da modelagem, com vistas a reduzir o risco global e a fomentar a concorrência do certame, e apresentou o cronograma tentativo para os próximos encaminhamentos para o projeto.”
A estimativa é de investimentos de R$ 3,08 bilhões, envolvendo R$ 580 milhões, a cargo do Poder Concedente, para conclusão das obras em andamento de extensão de 4,5 km da Linha 9 até Varginha (zona Sul da capital), com duas novas estações; e R$ 2,5 bilhões, sob a responsabilidade da Concessionária, em modernização de sistemas e de infraestrutura operacional das vias e das estações.
Ambas as ligações são consideradas as mais lucrativas da CPTM.
A linha 08 – Diamante (Júlio Prestes – Amador Bueno), com 41,6 Km de extensão, atende diariamente 478,7 mil passageiros e linha 09 Esmeralda (Osasco – Varginha) estende-se por 36 km, atendendo 573,3 mil passageiros/dia.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
HÁ UMA PREVISÃO PARA O INICIO DA OPERAÇÃO PELA CONCESSONARIA?
CRCC….
A CPTM ABRIRÁ UM PDV.???
Além da estação de Ambutá (Itapevi) tinha que reconstruir a dê Cimenrita(que também foi desativada).