Santo André homenageia os melhores motoristas de ônibus da cidade

Programa Motorista Nota 10 está na primeira edição e visa reconhecer e estimular boas práticas no transporte. Em outras cidades também houve homenagens

ADAMO BAZANI

O que é ser um bom motorista?

Muito mais do que ter habilidade em operar um grande veículo, o bom motorista é aquele que cuida de vidas. É quem tem verdadeira paixão não apenas por conduzir, mas por atender.

De forma inédita no ABC Paulista, a Câmara Municipal de Santo André, criou neste ano o programa Motorista Nota 10, que visa reconhecer os motoristas de ônibus que se destacaram no atendimento ao público.

A iniciativa é do vereador Edilson Fumassa, que esteve à frente do volante de ônibus por quase 30 anos, começando a carreira na Viação Padroeira do Brasil, continuando na Viação Vaz.

Hoje vereador, Fumassa, muito conhecido na cidade por se vestir de Papai Noel enquanto fazia as linhas, diz que nunca deixou de ser motorista e que essa missão está em seu sangue.

Fumassa explicou que nesta primeira edição do programa Motorista Nota 10, as próprias empresas indicaram os profissionais, mas nos próximos anos, o passageiro também vai eleger os condutores que mais se destacaram.

“Hoje nós estamos dando início ao programa. Ano que vem, as pessoas vão ajudar a pontuar cada motorista e eu tenho certeza que vai ser um reconhecimento para essa classe, que é tão mal vista às vezes. Hoje vamos dar uma resposta a essas pessoas que fazem com tão pouco muito e muito bem”, disse o vereador.

Ouça a entrevista, na íntegra:

Foram selecionados pelas empresas os seguintes motoristas:

af530e05-3e7b-4629-8bb8-ea8ce6620dcf.jpeg

São Camilo

Motoristas da Viação São Camilo

Suzantur

Motoristas da Suzantur

Parque das Nações

Motoristas da Viação Parque das Nações

Viação Vaz

Motoristas da Viação Vaz

No ABC Paulista, outra homenagem marcou o Dia dos Motoristas. O Grupo ABC, o mais antigo em operação da região, com quase 110 anos de atuação nos transportes, fez um evento especial na garagem da Viação ABC, onde criou um espaço de recreação e memória para os funcionários, em especial os mais antigos, que ajudaram o grupo empresarial a se tornar um dos maiores do país.

Na oportunidade, o diretor João Antônio Setti Braga, anunciou que até novembro de 2020, quando o grupo completa 110 anos no ABC, será aberto um Museu do Transporte da região.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2019/07/25/tradicao-e-modernidade-em-homenagem-ao-dia-do-motorista/

OUTRAS EMPRESAS

Outras empresas realizaram ações especiais e comemorativas por conta do Dia do Motorista nesta quinta-feira. Confira abaixo as homenagens feitas por cada companhia, conforme informado ao Diário do Transporte:

Mercedes-Benz

 

A Mercedes-Benz, que está na estrada há mais de 60 anos, conhece e reconhece a garra e a força de trabalho dos caminhoneiros e caminhoneiras. Faça chuva ou faça sol, lá estão eles e elas movimentando esse país gigante, fazendo a diferença na vida das pessoas.

A fim de homenageá-los, a Mercedes-Benz criou o vídeo “Vozes do Reconhecimento”, com depoimentos de profissionais que não são do ramo do transporte, mas que enaltecem o valor de quem vive nas estradas e move o Brasil.

Além disso, a Mercedes-Benz está realizando, entre 23 e 25 de julho, um evento especial em comemoração ao Dia do Motorista. A ação acontecerá no Posto Imperial na cidade de Luís Eduardo Magalhães, no interior da Bahia. Entre 10 horas da manhã e 8 horas da noite, haverá estandes de saúde, bem-estar e test-drive.

Se o “Mercedão” do caminhoneiro é massa, porreta, trilegal, bruto ou top, é só dar uma parada no Posto Imperial. Afinal, queremos homenagear e agradecer imensamente cada motorista, de qualquer sotaque, de cada ponto dos muitos Brasis.

Clique aqui e veja o vídeo

SBCTrans

 

Em uma ação inédita e de reconhecimento aos motoristas exemplares do trânsito de São Bernardo do Campo, a SBCTrans promoveu, nos dias 24 e 25 de julho, uma ação especial em comemoração ao Dia do Motorista (celebrado no dia 25 de julho).

Na véspera da comemoração, passageiros do transporte público da cidade, que elogiaram os condutores dos ônibus da empresa, fizeram a entrega de uma homenagem aos “seus” melhores motoristas.

Nas homenagens surpresas, os motoristas foram abordados pelos passageiros no momento do seu embarque, no ponto que habitualmente utilizam. Os profissionais receberam desses passageiros uma placa de reconhecimento pelo excelente trabalho e um prêmio especial da SBCTrans. 

Os passageiros escolhidos para participar nessa ação foram os que registraram elogios a esses motoristas por sua atitude e comportamento na condução dos ônibus das linhas atendidas pela empresa. 

Além dessa ação, a SBCTrans celebrou o Dia do Motorista com outras atividades e homenagens. Foram colocadas faixas em pontos estratégicos de São Bernardo do Campo (Terminal Teresa Suster, Passarela Ferrazópolis, Terminal João Setti e garagem SBCTrans) com a frase “Feliz Dia do Motorista! Obrigado por nos levar aos destinos que mais precisamos”.

No dia 25 de julho, a empresa promoveu um tradicional Café da Manhã com as presenças da diretora executiva, Milena Braga Romano, e todos os gestores, no qual cada um dos 1.000 motoristas receberam um relógio personalizado, alusivo à data.

“É preciso reconhecer e valorizar o papel e trabalho desses profissionais que, todos os dias, transportam com segurança os cidadãos de São Bernardo do Campo. Por isso, decidimos pela colocação das faixas, para que toda a comunidade lembre e dê valor, assim como esses 15 passageiros reconheceram, por intermédio dos elogios feitos”, destaca Milena Braga Romano.

Metra

 

Em homenagem ao Dia do Motorista, celebrado hoje, 25 de julho, a Metra, operadora do Corredor ABD, que atende a região do Grande ABC e também parte das zonas Sul e Leste de São Paulo, acaba de lançar um vídeo no seu canal de YouTube e também nas redes sociais que destaca o importante papel dos motoristas para garantir a segurança, o conforto e a mobilidade eficiente no trânsito das cidades.

Com o título “Todo dia é dia do motorista”, o filme retrata o comportamento do condutor Alan Sérgio de S. Barros, que no último dia 11 de julho, evitou o atropelamento de uma criança que invadiu a faixa exclusiva do ônibus.

Com presença de espírito e muita atenção, Alan conseguiu frear com suavidade e desviar da criança que saltou de volta para a calçada. Pela sua atitude e comportamento, Alan de Barros foi homenageado pela Metra com uma placa de reconhecimento, representando todos os outros cerca de 500 motoristas que a operadora possui em seu quadro.

Link do vídeo – Dia do Motorista: https://youtu.be/NJU-0Hb9YiM

Caio

 

Hoje, 25 de julho, é comemorado o Dia do Motorista. Para marcar a data, a Caio em parceria com a São Paulo Transportes – SPTrans, recebeu em sua unidade fabril, localizada na cidade de Botucatu, interior de São Paulo, os motoristas escolhidos pelas empresas operadoras como os melhores de 2018, dentre os 33 mil que trabalham no sistema de transporte por ônibus da capital.

A homenagem contou com a presença do diretor industrial da Caio, Maurício Lourenço da Cunha, do presidente da SP Trans Paulo Cézar Shingai, da gerente de Comunicação e Marketing da Caio, Tânia Pires de Souza, representantes das empresas operadoras, fiscais e os motoristas que mais se destacaram em suas atividades durante o ano de 2018.

Os profissionais foram escolhidos segundo os critérios do Programa Viagem Segura da SPTrans, que avalia a conduta do motorista no atendimento aos passageiros e seu comprometimento com a segurança e normas de trânsito.

“É muito interessante ver a reação das pessoas quando me veem ao volante, mesmo que o número de motoristas do sexo feminino seja cada vez maior. Eu amo meu trabalho e é muito especial ser reconhecida por tratar os passageiros com carinho e estar sempre atenta à segurança. Eu dirijo um Apache Vip Midi e falo que cuido dele como sendo meu, tamanho o amor que tenho pelo ônibus”, destaca a motorista da Transwolff, Vanessa Marília de Souza, com 16 anos de profissão.

O dia de atividades na Caio foi iniciado em torno das 10h00, com um café de boas vindas e a apresentação institucional da empresa realizada pelo Marketing da empresa. Na sequência, os presentes, acompanhados pela equipe da Segurança do Trabalho fizeram uma visita à fábrica e puderam verificar algumas etapas do processo produtivo de um ônibus.

“Estou muito emocionado, pois eu dirijo um Millennium e ver a montagem da carroceria, é empolgante, é lindo”, conta o motorista da Sambaíba, Antonio Amaro dos Santos, que possui 26 anos de profissão.

Uma das surpresas foi a exposição de alguns modelos da marca, como os ônibus urbanos Apache Vip e Millennium BRT Articulado e o micro-ônibus F2400 na versão executiva. Após o almoço, os visitantes puderam ter acesso ao “Mundo Caio”, com palestras dos departamentos de Marketing, Engenharia, Qualidade e Pós-vendas.

“A gente não imagina como é feito um ônibus, todo o trabalho até ele chegar na garagem. Como o ônibus mudou com o passar dos anos é muito interessante!” explica o motorista da Express, José Antônio Ferraz, de 69 anos, sendo 51 anos dedicados à profissão.

Durante a recepção de despedida, todos os participantes foram homenageados com uma foto tirada no início da visita.

“É um grande prazer para a Caio receber a SPTrans que, assim como nossa empresa, preza pela valorização ao colaborador. Reconhecemos a importância do motorista para a mobilidade urbana e parabenizamos a todos pelo seu dia!” finaliza a gerente de comunicação e marketing corporativo, Tânia Pires de Souza.

Setranspetro (RJ)

Visualização da imagem

Destacando a importância de seus colaboradores, as empresas de ônibus de Petrópolis e o Setranspetro celebraram, nesta quinta-feira (25), o Dia do Rodoviário e o Dia do Motorista. A data foi marcada por homenagens, café da manhã e da tarde, entrega de brindes, faixas alusivas aos profissionais e bolo nas garagens.

A Cidade Real deu início à comemoração pela madrugada, com uma Festa Julina para os funcionários. Com direito a cachorro quente, broa, paçoca, entre outras comidas típicas da ocasião. Os profissionais ainda receberam um carregador portátil para celular e um kit lanche, com biscoitos e guloseimas. A empresa também colocou um banner na garagem e enviou mensagens de agradecimentos aos colaboradores pelas redes sociais.

Na Turb Petrópolis, os mais de 200 motoristas foram recepcionados por representantes da Diretoria, Operação e RH da empresa, que distribuíram kits com guloseimas, além de uma mochila personalizada. As ações aconteceram nas garagens localizadas na BR-040 e em Areal.

Já a Cidade das Hortênsias distribui, no período da tarde, bolo e refrigerante aos profissionais tanto no Terminal Itamarati, quanto na garagem da empresa. No local, os funcionários foram parabenizados e realizaram um momento de oração em agradecimento pela data.

Ainda em comemoração ao Dia do Rodoviário, as empresas Petro Ita e Viação Cascatinha presentearam a equipe administrativa com um dia de folga. Por fim, o Setranspetro também homenageou seus colaboradores com um café da manhã.

“É importante reconhecer os profissionais que trabalham com dedicação e responsabilidade para contribuir com o deslocamento de milhares de pessoas todos os dias. Sem dúvida nenhuma, está evidenciada a importância do setor para o desenvolvimento das cidades e diferentes atividades sociais, em que os rodoviários são os principais responsáveis por isso”, disse Carla Rivetti, gerente do Setranspetro. 

Emoção, reconhecimento e gratidão deram o tom especial à cerimônia de entrega do “I Prêmio Vocação Rodoviário”, realizado na noite de ontem (24), pelo Setranspetro e as empresas de transporte coletivo urbano de Petrópolis. A solenidade, que aconteceu no Clube Petropolitano, reuniu mais de 200 convidados entre autoridades, colaboradores, seus familiares e amigos.

Ao todo, a Cidade Real, Petro Ita, Cidade das Hortênsias, Cascatinha e Turb Petrópolis, indicaram cinco rodoviários de suas respectivas empresas, que foram premiados em uma das cinco categorias: administração, manutenção, operação, cobrador e motorista – totalizando 25 homenageados.

Criado pelo Setranspetro, o prêmio ganhou o nome “vocação”, já que para se tornar rodoviário deve existir um “chamado”, que engloba muito talento, habilidade natural e capacidade específica para executar a profissão.

“Um momento marcante na vida desses profissionais que, através do exemplo e dedicação, colaboram para o desenvolvimento do setor de transporte. Esses colaboradores estão representando os mais de 2.100 rodoviários que, a cada dia, demonstram o compromisso de atender a população com seriedade e comprometimento na prestação dos serviços”, disse Carla Rivetti, gerente do Sindicato.

Após a apresentação dos indicados para o prêmio, os rodoviários receberam uma festa com tudo o que têm direito. “É uma grande emoção ser reconhecido até hoje pela empresa. Sem dúvida nenhuma, algo que vai ficar marcante para toda a vida”, disse o motorista Jorge Paulo Caetano, de 68 anos, motorista da Cidade Real e rodoviário há mais de cinco décadas.

“Foi uma surpresa ter sido escolhido em tão pouco tempo de profissão. Um grande reconhecimento que estimula mais ainda o compromisso para a construção de um setor cada vez mais humano e de qualidade”, comemorou Wendel Severino de Lima, de 22 anos, que desempenha há três anos a função de lavador na Cidade das Hortênsias.

Para Carla Rivetti, a premiação foi uma oportunidade de homenagear as pessoas que estão há anos contribuindo para o desenvolvimento do sistema de transporte. “Esperamos que seja o primeiro de muitos. A nossa expectativa é de que esses profissionais tenham se sentido verdadeiramente homenageados”, concluiu.

Detran-MG

 

Estimular atitudes responsáveis e posturas cidadãs na condução de veículos, tendo como foco a valorização da vida. É com esse objetivo que o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) vai realizar, no dia 25 de julho, a entrega do 59º Prêmio Motorista e Motociclista Padrão. A premiação será, às 14h30, no auditório do Detran-MG, na avenida João Pinheiro, 417, em Belo Horizonte.

Neste ano, a categoria Transporte Coletivo de Passageiros Urbanos da premiação destaca motoristas que atuam em empresas associadas ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH). Entre os agraciados estão Sanduilson Lúcio da Silva, motorista da empresa São Cristovão Transportes, em primeiro lugar, e José Vicente Filho, da Auto Omnibus Nova Suissa, em segundo lugar.

“Com a premiação, os motoristas se sentem incentivados a fazer o melhor a cada dia e a população, com certeza, é a beneficiada. Em relação ao premiado, o fato de ser escolhido o melhor motorista do Estado abre um maior número de oportunidades no tão concorrido mercado de trabalho”, comenta a delegada Amanda Curty, coordenadora de Educação de Trânsito do Detran-MG.

O presidente do Setra-BH, Joel Paschoalin, destaca a importância de valorizar esses profissionais. “Buscamos reconhecer e parabenizar os motoristas de ônibus que se destacam todos os dias por boas práticas e bons exemplos na condução dos veículos”, afirma.

No total, 372 motoristas concorreram na edição 2019 em sete categorias: transporte escolar; táxi; transporte coletivo de passageiros; transporte de carga; transporte de emergência hospitalar; motorista de órgãos públicos para transporte de pessoas ou cargas e motociclista de transporte de pessoa ou carga (mototaxista ou motofretista). Para participar do prêmio, os profissionais comprovaram ter no mínimo cinco anos de habilitação nas categorias A, B, C, D ou E. A comissão julgadora do concurso é composta por membros das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH), Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram) e de outras entidades ligadas ao setor.

Transwolff

A Transwolff, operadora do transporte coletivo da capital paulista, destacou histórias de alguns motoristas. Confira:

Amor pela profissão faz motorista embelezar ônibus

Uma imagem contendo ao ar livre, ônibus, estrada, transporte Descrição gerada automaticamente

O motorista Bruno Gomes do Santos, 23 anos, que dirige na linha 6027-10 – Grauna – Term. Sto. Amaro, operada pela Transwolff, seguiu os passos do pai Wagner Reis dos Santos, 48 anos, que também foi motorista de ônibus na empresa e deixou o legado para o filho acerca da limpeza e dos cuidados que deve ter com o ônibus.

Seu Martinho motorista de 75 anos pretende dirigir até os 80