Prefeitura de Santo André estima conclusão de projeto da Estação Pirelli em julho para enviar à CPTM

Publicado em: 27 de junho de 2019

A intenção é que a estação integre a já existente Linha 10-Turquesa, que liga a capital paulista ao ABC. Foto: Adamo Bazani.

Documento está sendo elaborado em parceria com a iniciativa privada e será encaminhado também ao governador João Doria

JESSICA MARQUES

O prefeito de Santo André, no ABC Paulista, Paulo Serra, informou ao Diário do Transporte que a conclusão do projeto da Estação Pirelli está prevista para julho. O documento será encaminhado à CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

O projeto está sendo elaborado em parceria com a iniciativa privada e também será encaminhado ao governador João Doria quando concluído.

“Estamos na fase final de aprovação do projeto da CPTM. Na primeira quinzena de julho, a gente deve ter isso oficializado e vamos fazer uma reunião com todo o consórcio que acabou arcando com o projeto, que foi através de um chamamento público. A iniciativa privada que pagou o projeto. Vamos levá-lo até o governador e ver se a gente sai de lá com uma solução de uma ação da Prefeitura, iniciativa privada e Governo do Estado para tirar a estação Pirelli do papel”, disse o prefeito.

Em abril deste ano, o prefeito esteve reunido com grupos interessados na parceria. O prefeito Paulo Serra informou que as empresas interessadas estão localizadas nas proximidades de onde seria a Estação Pirelli, próximo à empresa de pneus que leva o mesmo nome.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2019/04/17/empresas-de-santo-andre-devem-oficializar-participacao-em-ppp-da-estacao-pirelli-em-ate-dois-meses/

Na primeira reunião, estiveram presentes representantes do Carrefour, Helbor, Shopping Atrium, Tim, Brooksfield, HBB Healty e Meng Arquitetura. O grupo de executivos teve acesso ao detalhamento da obra.

A intenção é que a estação integre a já existente Linha 10-Turquesa, que liga a capital paulista ao ABC, que ganharia a quarta parada em Santo André, quando a construção for finalizada. Inicialmente, o projeto seria apresentado à CPTM em março deste ano.

Relembre: Prefeitura de Santo André apresenta projeto da Estação Pirelli à CPTM em março

Inicialmente, a Estação Pirelli, que pode receber outro nome ao fim do projeto, abrigaria também a linha 14 – Ônix, que quando ficar pronta vai ligar São Paulo, ABC e Guarulhos por meio de um sistema de VLT – Veículo Leve sobre Trilhos. Contudo, segundo Paulo Serra, o projeto foi alterado e a estação não terá mais esta finalidade.

Em janeiro deste ano, a CPTM publicou o extrato de convênio com a prefeitura de Santo André para que seja realizado em conjunto o desenvolvimento de projetos básico, funcional e executivo para a nova parada, que deve ser localizada entre as estações Prefeito Celso Daniel, no centro da cidade, e Capuava, em Mauá. O convênio tem validade de um ano.

Relembre: EM PRIMEIRA MÃO: CPTM e prefeitura de Santo André firmam convênio para construção de nova estação de trem na cidade

O Governo do Estado, na época, anunciou que abriria um programa de concessão para exploração da iniciativa privada das estações da CPTM. A chamada PPP (Parceria Público-Privada).

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

Deixe uma resposta