Com estação Pirelli, 30% dos passageiros da Vila Luzita não vão precisar ir até o centro para acesso ao trem, diz prefeito de Santo André

Publicado em: 23 de julho de 2019

Ônibus híbridos estão entre promessas de Paulo Serra. Atualmente, no sistema municipal apenas um veículo deste tipo circula em Santo André. Foto: Adamo Bazani (Diário do Transporte) – Clique para Ampliar

Paulo Serra ainda considerou acertada decisão pelo BRT na linha 18-Bronze e reafirmou: licitação da Vila Luzita e 50 ônibus novos no Consórcio União Santo André serão realidades neste ano

JESSICA MARQUES

O prefeito de Santo André, no ABC Paulista, Paulo Serra, afirmou que 30% dos passageiros da região da Vila Luzita não vão precisar ir até o centro da cidade para acesso ao trem quando a estação Pirelli da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) ficar pronta.

Conforme já noticiado pelo Diário do Transporte, a intenção do Governo do Estado é anunciar em agosto o modelo de estação. A previsão de entrega é de 24 meses após o início das obras.

O prefeito de Santo André, Paulo Serra, já havia informado ao Diário do Transporte que a conclusão do projeto da Estação Pirelli está prevista para ocorrer neste mês. O documento será encaminhado à CPTM.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2019/06/27/prefeitura-de-santo-andre-estima-conclusao-de-projeto-da-estacao-pirelli-em-julho-para-enviar-a-cptm/

Segundo o prefeito, o novo edital para o transporte público da região da Vila Luzita já prevê a estação Pirelli, desta forma, os usuários do corredor Guarará não vão mais precisar ir até o centro para terem acesso ao trem.

“O edital já foi liberado pelo TCE [Tribunal de Contas do Estado] e Ministério Público. Vai ser publicado até o fim do mês e a gente vai resolver definitivamente esse imbróglio”, afirmou Serra.

A publicação do edital até o fim do mês de julho já havia sido informada pelo prefeito anteriormente e foi reafirmada.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2019/06/27/em-nova-previsao-prefeito-de-santo-andre-afirma-que-edital-de-transportes-da-vila-luzita-sera-republicado-em-julho/

“A gente deve resolver no segundo semestre para a partir do final desse ano, mais tardar no início do ano que vem a gente ter um novo terminal e principalmente 80 ônibus novos lá”, afirmou o prefeito, sobre a licitação da Vila Luzita. As declarações foram feitas em entrevista ao Repórter Diário.

O cronograma de renovação de frota do Consórcio União Santo André divulgado pela administração municipal também foi reforçado pelo chefe do Executivo. “Serão 50 ônibus novos neste ano: 10 em agosto, 30 em setembro e 10 em novembro”, disse.

Apesar de os ônibus comprados até agora não terem sido encomendados com ar-condicionado pelas empresas, o prefeito garantiu que os veículos serão climatizados, com Wi-Fi e, até mesmo, alguns híbridos.

“A gente quer fechar todo esse processo de modernização do transporte com o ônibus em si, a gente deve isso para a população, está no plano de governo. Até 2022 a gente renova toda a frota”, garantiu Serra.

BRT

No início do mês, o governador de São Paulo, João Doria, anunciou que a linha 18-Bronze do ABC será BRT (Bus Rapid Transit, Transporte Rápido por Ônibus). O BRT do ABC sairá do Paço Municipal de São Bernardo do Campo e levará os passageiros até a Estação Tamanduateí, na Linha 2-Verde, do Metrô.

Sobre o meio de transporte, o prefeito afirmou que o secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, deve vir para o Consórcio Intermunicipal em agosto para apresentar aos técnicos das cidades do ABC os detalhes do projeto.

“Nós já tínhamos um estudo baseado no VLT, que de maneira ao meu ver bastante acertada foi substituído pelo BRT. […] O BRT da forma que nos está prometida vai também criar um outro eixo descentralizando a ligação com o metrô Tamanduateí. É um ganho muito grande para a região. A partir da maior quantidade de dados que o secretário Alexandre Baldy vai trazer em agosto, vamos poder tirar o máximo desse equipamento de alta capacidade, que vai nos colocar em cerca de 15 minutos no metrô”, disse o prefeito de Santo André.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2019/07/03/joao-doria-anuncia-linha-18-bronze-do-abc/

Jessica Marques para o Diário do Transporte

 

 

 

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. Vai vendo> eram 80 , agora 50 e nesta foto aqui publicada um veículo dotado de ar e Wi-Fi, 40% da frota equipada, não falta então. São veículos da Suzantur, chapa Mauá que serve 4 linhas Terminal Vila Luzita, EU MORO NA REGIÃO. Outrossim ja imagino quando o trem chegar na estação SANTO ANDRÉ (detesto a denominação PREFEITO Celso Daniel)já lotado…

Deixe uma resposta