EM PRIMEIRA MÃO: CPTM e prefeitura de Santo André firmam convênio para construção de nova estação de trem na cidade

Ônibus articulado do sistema de Vila Luzita. Linha de alta capacidade deve ligar terminal do bairro até nova estação. Foto: Adamo Bazani/Diário do Transporte (Clique para Ampliar)

Local deve abrigar a “nova estação Pirelli”, que vai ser integrada com ônibus do Corredor da Vila Luzita e, futuramente, pode ter VLT para Guarulhos

ADAMO BAZANI

Um estação realmente intermodal, que congregue ônibus, trem e, futuramente, VLT – Veículo Leve sobre Trilhos.

Esse é o objetivo para a “nova Estação Pirelli” da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos na cidade de Santo André, no ABC Paulista.

Prometido há mais de uma década, o projeto começa a dar sinais que vai avançar, finalmente.

Neste sábado, 19 de janeiro de 2019, a CPTM publicou o extrato de convênio com a prefeitura de Santo André para que seja realizado em conjunto o desenvolvimento de projetos básico, funcional e executivo para a nova parada, que deve ser localizada entre as estações Prefeito Celso Daniel (no centro) e Capuava.

O convênio tem validade de um ano.

Desde agosto de 2018, a prefeitura de Santo André e a CPTM sinalizam para a cooperação, que foi assinada em 07 de janeiro e publicada neste sábado, 19 de janeiro.

A antiga parada Pirelli foi desativada em 2006, por baixa demanda.

Em 2008, a cidade já cogitava em fazer uma nova estrutura no local, mas dependida da CPTM. A estação antiga não será reativada.

Uma das possibilidades que prefeitura de Santo André e CPTM vão estudar para a “nova Estação Pirelli”, que pode inclusive não ter este nome, é que a construção seja por uma PPP – Parceria Público Privada.

Uma estimativa de 2018, da gestão Paulo Serra, previa que seriam necessários ao menos R$ 60 milhões para erguer o novo espaço.

A licitação dos ônibus de Vila Luzita leva em consideração a existência desta nova estação de trens.  A concorrência foi barrada pelo TCE – Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e o edital deve ser refeito. O contrato com a empresa que deve assumir as linhas, hoje operadas de forma provisória pela Suzantur, será de 20 anos. A própria Suzantur pode participar da disputa.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2019/01/10/prefeitura-de-santo-andre-classifica-como-descabida-contestacao-a-licitacao-dos-onibus-da-vila-luzita/

Com a construção da “nova estação Pirelli”, a prefeitura pretende implantar uma linha de ônibus articulados de alta capacidade que sairá do Terminal Vila Luzita, passará pelo Corredor da Avenida Capitão Mário Toledo de Camargo (que será reformado com a licitação) seguindo até a nova parada.

Com isso, os passageiros de ônibus que seguem viagem na CPTM vão ganhar 10 minutos de viagem. Atualmente, os ônibus da Suzantur saem do corredor e seguem por vias comuns até a estação Prefeito Celso Daniel – Santo André, no centro da cidade.

Futuramente, ainda sem prazo definido, a “nova estação Pirelli” vai abrigar também a linha 14 – Ônix, que vai ligar São Paulo, ABC e Guarulhos.

Prevista inicialmente para ser uma ligação com trens comuns ou monotrilho, a linha 14-Ônix deve receber como modal um sistema de VLT – Veículo Leve sobre Trilhos .

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Cleiton de Almeida disse:

    Eles tbm podia agregar um bicicletario administrado pela própria cptm pois moro proximo então faria uso do mesmo ao inves de usar o onibus

  2. Wilson Franchi disse:

    Parabéns ao Sr José Augusto Bissacot – Ex-Diretor de Planejamento e equipe que estavam no cargo até 11/01/2019; pois todo processo foi tratado e negociado por ele e pela antiga gestão. Vamos dar o mérito a quem de direito. Não é mérito da nova Gestão da CPTM e nem do Governo Doria

  3. Rogério disse:

    Espero que a estação mantenha o nome “Pirelli”. Esta indústria de pneus faz parte da história de Santo Andre. A memória da cidade deve ser respeitada.

  4. Rui Fernandes de Freitas disse:

    Convenio com vigência de um ano apenas!? É acho que ainda não vai ser dessa vez que essa estação vai sair do papel

  5. Felipe Rufino disse:

    Engraçado, fazer 500 paradas entre Ribeirão Pires até o Brás, normal, agora fazer a estação da luz, como ponto final, e o fim do mundo né. AFF faça mil favor

  6. Moises Nobre disse:

    Vocês acreditam em papai noel? Um simples viaduto no capuava demorou 50 anos pra sair do papel. Esse projeto vai sair do papel daki 250 anos.

  7. Alexandre disse:

    Por isso que a firma em que eu trabalhava foi embora e agora me encontro desempregado

  8. Marcos Jose Pereira disse:

    Este anuncio ja foi feito acredito umas 5 vezes por outros polticos que ja sairam de cena pois a muitos anos atras ja tinha esta parada pirelli agora a comedia e porque um onibus com as cores de maua tem a ver com a nova estacao a incompetencia da gestao atual nao consegue pintar um onibus nas cores da cidade vai conseguir levar o onibus ate la kkkkkkkk poderia colocar a foto de um onibus do municipio e nao um clandestino de maua pois nesta empresa tem $$$$$$$$$$$ kkkkpolitica errada

  9. Já basta um monotrilho cheio de problemas, agora querem um VLT pra ficar parado no transito.

  10. Samuel Rodrigues disse:

    Parabéns Dr Brandão ,seu trabalho é sério,Junto com Dr Paulo Serra e tem o apoio do Vereador Zezao para execução de melhorias para a nossa cidade,o Municipe aprova

    1. Moises disse:

      Samuel nao se iluda com politicos, sao a classe mais mentirosa de todas que existem no mundo, nao sei se voce conheceu a administracao do Brandao, ele só governava para os bairros mais ricos da cidade, espero que voce viva pra ver se realmente essa promessa sairá do papel, centenas de anos pra voces.

  11. ANDRE FERNANDES disse:

    o esse projeto de prefeito nao organiza os onibus de santo andre agora vem com essa
    voçe que acredita vai andar de vlt em 2119 e olha la o abc so tem politico pequeno

  12. Daniela disse:

    Neste local iria sair a cidade Pires li e bem saiu do papel. Além de proposta de governo ter uma delegacia neste local e não sai do papel. Será que irá sair está idéia do papel.

  13. janio disse:

    Eu acredito que nosso Prefeito Paulo Serra vai se empenhar em fazer a PPP , e isso sempre bem mais rápido que o convencional . Prefeito aguardamos .

Deixe uma resposta