SPTrans consegue liminar para manter circulação de ônibus nesta sexta-feira, durante greve geral

Publicado em: 12 de junho de 2019

Serviço deve ser mantido especialmente durante horário de pico. Foto: Sidnei Santos / SPTrans

Multa é de R$ 100 mil em caso de descumprimento da decisão

JESSICA MARQUES

A Prefeitura de São Paulo informou nesta quarta-feira, 12 de junho de 2019, que a SPTrans conseguiu uma liminar para manter a circulação de ônibus na sexta-feira, 14, dia em que deve ocorrer a greve geral.

A SPTrans protocolou uma Tutela Provisória de Urgência no Tribunal Regional do Trabalho, e obteve decisão liminar favorável.

“Considerando que se trata de atividade essencial e sua operação deve ser mantida, houve a determinação para que se mantenha o serviço, em especial nos horários de pico entre 5h e 9h e entre 17h e 20h, sob pena de multa de R$ 100 mil por dia, no caso de descumprimento”, informou a Prefeitura, em nota.

As empresas de ônibus de São Paulo, representadas pelo SPUrbanuss, entraram na Justiça pedindo que seja determinado que 100% da frota programada estejam em circulação nesta sexta-feira, 14 de junho de 2019, nos horários de pico, das 05 horas às 10 horas e das 17 horas às 20 horas, e 80% nos demais horários.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2019/06/12/empresas-de-onibus-de-sao-paulo-entram-na-justica-para-ter-100-da-frota-operando-nos-horarios-de-pico-em-greve-geral/

Nesta terça-feira, a STM (Secretaria de Transportes Metropolitanos) informou que a Justiça determinou 100% do quadro em operação todo o dia na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

No Metrô, a determinação foi de 100% nos horários de pico e 80% nas demais horas.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2019/06/11/metro-e-cptm-conseguem-liminares-greve-geral/

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Comentários

  1. Sidnei pereira da Silva disse:

    Porque ninguem fala dos salarios das empresas que sao ex cooperativas e que nao pagam os salários igual aos seus funcionários com ademais empresas ? Ai sai greve mesmo so coisa errada

  2. Ricardo Candido Villaça disse:

    A greve é para o benefício de todos os brasileiros e não alguns, temos que cruzar os braços e parar para precionar o governo, é isso

    1. Thaynna disse:

      A greve é para um futuro melhor de talvez seus filhos, netos terem uma aposentadoria justa e talvez até melhorar o valor do feijão, arroz e até tomate.
      Pense no futuro, não seja egoista de só pensar no seu agora.

  3. WILLIAM DE JESUS SANTOS disse:

    Liminar, justiça no meio… até parece que isso impede greve. E essa multa aí, sindicato vai pagar?? Nunca paga!

  4. João da silva disse:

    Simples assim, a prefeitura de São Paulo não paga o mesmo valor para as ex cooperativas que paga para as demais empresas, se igualar o pagamento serão igualados os salários, entendeu?

  5. Cristiano disse:

    Por que ninguém fala da tarfa que ja devia ter seu reajuste a mês diminuindo o valor da passagem!

  6. Rosana Gomes disse:

    Por isso nada muda, eles vem com uma ameaça de multa super alta intimida todos e aí ninguém corre mas atrás do que quer por que está sendo intimidado por valores, e esse o Brasil que todos querem!

  7. Ciliberty disse:

    Não é justo uma greve prejudicar um trabalhor,essa greve é política e não tem nada haver com interesses do povo brasileiro,pq o povo em sua maioria absoluta está apoiando as reformas necessárias para o crescimento do Brasil…

    1. Augusto Azanha disse:

      Eles também estão lutando por você que não entende o que está acontecendo.

      1. monalisa cominatto disse:

        Estou de acordo….isso é mais politicagem do que “luta por direitos”.

      2. Orlando disse:

        Com certeza você é um robot bolsominion. Criado pelo dono da Havan pra atacar a organização doa trabalhadores e defender os interesses da elite.

    2. Thaynna disse:

      Você tem total razão.

  8. Simone disse:

    A união e que faz tudo ser possível é assim que vem as vitórias. O Brasil inteiro deveria estar unido nessa greve todos vestirem a camisa,mas uns faz e outros não. Ai fica difícil.

  9. João Luiz Moreira disse:

    A Reforma da Previdência é necessária para o crescimento… dos bancos. Ciliberty, se você ainda não percebeu os únicos beneficiados pela Reforma da Previdência serão os bancos. O povão vai se lascar, mais uma vez….

  10. THIAGO MOTA disse:

    A greve tem que acontecer sim e não é política querem fazer o povo pagar a conta como sempre, pagar pelo prejuízo deixado pelos partidos de antes .
    É minha aposentadoria que está em jogo comecei a trabalhar cedo com 15 anos ,vcs acham justo eu ter que trabalhar até os 65 anos não temos qualidade de vida nenhuma nem sei se vou chegar vivo até lá ,hoje sobrevivemos não vivemos .
    Vou receber uma aposentadoria de 80% porque ninguém pega 100% .
    Se a justiça falou que vai aplicar uma multa de 100 mil reais ,deixa aplicar se a população contribuir com 50 centavos a gente paga uma semana de multa, porque são milhões de pessoas pegando transporte todos os dias.
    O governo tem que ver que há outras formas de vc tampar o rombo da previdência, sem ter que fazer o povo brasileiro pagar a conta. Vejam de quanto que foi o lucro das empresas estatais que o governo tem no poder e fica a pergunta, pra onde vai tanto dinheiro? porque para serviços como segurança, saúde, educação até o momento deixa a desejar.

  11. Claudio disse:

    Será que tem efeito , o porque falta dos funcionarios fazem greve pra colocarem mais onibus nas linhas, não só sptrans e principalmente linhas da emtu.

  12. Anonimous disse:

    Nunca vai mudar, greve geral onde, liminar para que???

  13. GMC disse:

    Brasileiro nasceu pra sofre mesmo foi divulgado greve geral tem que ser ponto final o certo é ninguém sair de casa a partir de meia noite deixar país parado total aí quere ver si esse governo maior corrupto do mundo só aqui no Brasil. AFF

  14. Maria disse:

    Vou parar pela educação desse paìs nas escolas nem xerox tem tiramos dinheiro do nosso bolso para poder tentar fazer um trabalho melhor para nossos alunos

  15. Marcos disse:

    Vamos fazer assim, vamos parar SP revindicando melhores salários e transportes, tô dentro…
    Agora a realidade é, bandeira da CUT e do PT todo mundo de vermelho com camisa de Lula livre …
    Nunca é pelo país é sempre por vocês mesmo, como já disse o Mano Bronw, “volta pra base”..aí sim tô no rua com a esquerda, enquanto for essa doentia e cega tô de boa

  16. Alfredo disse:

    A greve é política, porém o poder publico sempre vem com essa história de atividade essencial, se é tão importante, porque não se paga um salário melhor? Porque não existe fiscalização nas faixas e corredores, invadidos por carros, motos e esburacados? Esta gestão abandonou o transporte, não tem moral para cobrar nada da categoria, e apesar de apoiar o governo, tem pontos da reforma que podem prejudicar os condutores, isto é fato

Deixe uma resposta