Doria confirma nesta terça, 21, que até o fim de junho deve anunciar modal para a linha 18 do ABC

Governador João Doria em anúncio de investimentos de fábrica. Prazo será cumprido, garante. Foto: Reprodução. Repórter Diário. – Clique para ampliar

Secretário-executivo de Consórcio Intermunicipal afirmou que já há projetos prontos, o que deve facilitar tecnicamente eventual troca de meio de transporte

ADAMO BAZANI

O governador de São Paulo, João Doria, confirmou na manhã desta terça-feira, 21 de maio de 2019, que até junho será decidido qual o meio de transporte vai atender ao trajeto projetado para a linha 18-Bronze.

Durante visita a uma montadora em São Bernardo do Campo, que anunciou investimentos, Doria em resposta ao repórter Leandro Amaral, do Jornal Repórter Diário, disse que o prazo prometido em março será respeitado.

“Vamos anunciar em breve. Será anunciado com o secretário [de transportes metropolitanos] Alexandre Baldy. Este é um tema importante, nós tínhamos dito que até o final de junho, neste semestre, (pergunta: tá mantido o prazo?) . Está mantido o prazo, tudo indica que iremos anuncia dentro do prazo” – afirmou o governador.

Veja:

No dia 8 de abril, durante inauguração da estação Campo Belo da Linha 5 Lilás do Metrô, João Doria e Alexandre Baldy disseram que o modelo proposto para a linha 18 seria mudado. Doria também afirmou na ocasião que o modelo pensado para a linha “foi um erro”

Importante registrar que nós vamos modificar esse formato. Houve um erro, a nosso ver, do governo que nos antecedeu, mas ao invés de ficar aqui apenas culpando o passado, vamos tratar de encontrar soluções para o presente e o futuro. Nós teremos um outro formato que não vai exigir 600 milhões de reais de pagamento de indenizações por desapropriações, até porque isso é inviável, nós não temos recursos no orçamento para essa finalidade. Então esse planejamento que o secretário Baldy tem conduzido será apresentado em breve, para que a nova solução a ser apresentada ela seja conclusiva, e não uma opção inviável e que gere apenas expectativas e não fatos reais e concretos”, concluiu Doria na oportunidade, sem, no entanto, falar em troca de modal. – Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2019/04/08/linha-18-do-abc-tera-um-novo-formato-confirma-governador-joao-doria/

Na manhã desta terça-feira, 21 de maio de 2019, o secretário-executivo do Consórcio Intermunicipal ABC, entidade que reúne prefeitos da região, Edgard Brandão, conversou com o Diário do Transporte e com a Rádio ABC e garantiu que, se eventualmente, o Governo do Estado optar por uma troca de modal, não será necessário começar os estudos do zero.

Isso porque, segundo Brandão, a possível viabilidade de outros modais já foi estudada e não é de hoje que os técnicos cogitam outros meios de transporte além do monotrilho.

“O consórcio participa desde o início dos estudos, o que não é uma coisa recente, já tem mais de seis anos, inclusive, este movimento. Foram feitos até comparativos de BRT (corredores de ônibus de maior capacidade e velocidade), VLT – Veículo Leve sobre Trilhos, Metrô Tradicional ou mesmo o monotrilho que é uma das propostas que tem.”

“Os estudos estão lá, a decisão técnica é o que menos deve estar preocupando agora. Não é que vamos mudar o modal e ter de estudar tudo de novo. Isso não é verdade. Você já tem este indicativo, inclusive financeiro. Evidentemente que é uma estimativa em dólar, sempre que você faz, mas já há, em nível mundial, tem valores médios de investimentos.”

Veja na íntegra neste link:

https://diariodotransporte.com.br/2019/05/21/linha-18-do-abc-trocar-modal-nao-vai-exigir-estudos-do-zero-e-custos-de-operacao-devem-interferir-na-decisao-diz-executivo-de-consorcio-abc/

A linha 18-Bronze foi planejada para estar pronta em 2014, mas até agora as obras não começaram.

O custo inicial era de R$ 4,69 bilhões (R$ 4.699.274.000,00), mas agora, de acordo com o Governo do Estado, pela Lei de Acesso à Informação, vai custar R$ 5,74 bilhões (R$ 5.741.542.942,61), elevação de 22,18%, para os 15,7 km. O preço de implantação por quilômetro será de R$ 365,7 milhões (R$ 365.703.372,14) – sem as correções entre janeiro e maio.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Se sair, só em 2022. Até lá a gente tem que se virar nos ônibus lotados. Por isso estou procurando pessoas para formarmos uma turma de FRETADO para o trajeto Rudge Ramos-Terminal Barra Funda. Quem estiver a fim mande email para sebastiaovcastro@hotmail.com

  2. antonio carlos disse:

    sabe de uma coisa, acho que os empresarios de onibus ( aqueles , sabe aqueles ) estao por trás deste embrólio, forçando o Doria a trocar de modal.

    1. Benedito Arzani disse:

      Alô Dória lembre se de que não é só a cidade de São Paulo que você está governado. E o resto do estado como fica!?

  3. Celso P disse:

    Espero que não venha por aí mais um corredor de BRT um dos símbolos do atraso da mobilidade em Sampa. O Rio já tem duas linhas de VLT e já está projetando a terceira.

  4. Renato Vieira dos Santos disse:

    Não tem dinheiro para terminar as obras inacabadas do Metro/Cptm, e vai ter para iniciar esse monstrengo de monotrilho. Pessoal, acorda!

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