Prefeitura de São Bernardo do Campo deve lançar novo edital de licitação de ônibus em 30 dias

Publicado em: 17 de maio de 2019
ônibus

Ônibus em São Bernardo do Campo. Prefeitura vai fazer alterações e lançar novo edital. Foto: Adamo Bazani (Diário do Transporte) – Clique para Ampliar

Concorrência sofreu representações no TCE e gestão Orlando Morando diz que nova licitação deve ser solução mais rápida

ADAMO BAZANI

A prefeitura de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, informou ao Diário do Transporte no início da noite desta sexta-feira, 17 de maio de 2019, que pretende lançar um novo edital de licitação do sistema de ônibus em 30 dias.

Como mostrou a reportagem pela manhã, a gestão Orlando Morando revogou a concorrência após representações no TCE – Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

https://diariodotransporte.com.br/2019/05/17/prefeitura-de-sao-bernardo-do-campo-revoga-licitacao-dos-onibus-municipais/

Em nota, a prefeitura ainda informou que o certame foi contestado pela Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo e que a administração chegou à conclusão de que a elaboração de um novo edital seria a solução mais rápida.

A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Procuradoria Geral do Município (PGM), informa que a revogação da licitação que trata da concessão do transporte público ocorreu devido a ajuizamento de representação da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo junto ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), cujo teor destacou pontos do edital e do contrato, que podem ser passíveis de acolhimento e revisão. Visando acelerar a solução, a Administração julgou mais prudente revogar a licitação, realizar os estudos necessários e eventuais ajustes, para lançar o edital novamente, já revisado. No momento, as equipes da secretaria de Transportes e Vias Públicas, da Empresa de Transportes Coletivos (ETC) e da PGM de São Bernardo já trabalham na análise dos itens apontados, para entrega do novo edital dentro de 30 dias.

Além da representação da federação citada pela prefeitura, a concorrência sobre contestação da F&B Transportadora Turística Ltda, empresa que tem registro em Varginha, Minas Gerais, e que apontava itens que poderiam limitar a concorrência.

A licitação revogada previa contrato de 25 anos prorrogáveis por mais cinco, com uma frota de 431 ônibus, sendo 389 para operação e 42 de reserva.

Era previsto um cronograma para a inclusão de ônibus menos poluentes até que em 20 anos nenhum ônibus seja movido a diesel.

A exigência de idade era de até oito anos de fabricação para micro-ônibus, os micrões e básicos de motor dianteiro podem ter até 10 anos, os padrons de motor traseiro e os de 15 metros são admitidos com idade de até 12 anos e os articulados de até 15 anos de produção.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    “A exigência de idade era de até oito anos de fabricação para micro-ônibus, os micrões e básicos de motor dianteiro podem ter até 10 anos, os padrons de motor traseiro e os de 15 metros são admitidos com idade de até 12 anos e os articulados de até 15 anos de produção.”

    Isto não é uma exigência, isto é um presente e um desrespeito ao contribuintes e passageiros.

    Att,

    Paulo Gil

  2. Gerson Carvalho disse:

    Boa noite a todos!

    Paulo Gil, meu amigo, como está?

    Concordo contigo que é um desrespeito… E digo mais, proposital, favorecendo a atual empresa.

    Você acha que depois de décadas de atuação, ela simplesmente vai sair do sistema? Hahahaha…

    Já sabemos o capítulo final da novela: SBCTRANS ou TRANS-SBC, até 2049, com a mesma, péssima Gestão Administrativa e Operacional, intervalos altos e a maioria dos motoristas que destratam os passageiros, pedestres e outros motoristas!

    E detalhe, retiraram os cobradores do sistema, não baixaram a tarifa (ou seja, estão ganhando como se os tivessem e a tarifa fosse em volta de R$ 6,00) e ainda adquirem uma frota sucateada, com mais de 10 anos de uso, oriunda de Guarulhos!

    PARABÉNS, A NÓS MORADORES DE SAO BERNARDO PELO PRESENTE!!!!

    Att,

    Gerson Carvalho
    Administrador de Empresas e Bancário.

    1. Paulo Gil disse:

      Gerson Carvalho, boa tarde.

      Estou bem obrigado amigo. Desejo que estejas também.

      Eu não estou mais ai no ABC, mas acho que a frota de buzão municipal que roda hoje por ai, pode até ser mais nova do que consta nesse Edital, basta ver a foto acima e as matérias publicadas aqui no Diário.

      Acho que esta foi mai uma dormida no ponto ou …

      Abçs,

      Paulo Gil

  3. Jefferson disse:

    Qualquer empresa que se chamar Sbctrans poderá participar desta licitação (item obrigatório)

  4. ANDRE FERNANDES disse:

    gente o abc ja foi grande hoje so tem prefeito banana e vereadores de farinha o transporte publico aqui e uma lastima municipal emtu cptm e agora o futuro brt no lugar do monotrilho

Deixe uma resposta