UFABC proíbe passageiros em pé nos ônibus fretados e obriga identificação para embarque

Ônibus ligam os dois campi da universidade gratuitamente. Foto: Divulgação.

Novas regras passam a valer a partir de 03 de maio, quando empresa JP Grandino assume operação do transporte de alunos e funcionários

JESSICA MARQUES

A UFABC (Universidade Federal do ABC) divulgou nesta terça-feira, 30 de abril de 2019, as novas regras para utilização dos ônibus fretados. Os veículos ligam os campi de São Bernardo do Campo e Santo André, no ABC Paulista, gratuitamente para alunos e funcionários da instituição.

De acordo com a universidade, será proibida a circulação de ônibus com passageiros em pé e será obrigatória a apresentação de um documento que comprove vínculo com a UFABC para a utilização do transporte gratuito.

Ainda segundo a UFABC, outras alterações devem ser anunciadas posteriormente para a comunidade sobre o transporte de alunos e funcionários. Ambas as regras foram divulgadas por meio de comunicados no Facebook.

Confira:

Nenhuma descrição de foto disponível.

“A partir de 03/05/2019, para utilizar o serviço de transporte intercampi da UFABC, será OBRIGATÓRIO apresentar ao motorista comprovação de vínculo com a Universidade.

É necessário estar de posse do crachá de identificação ou de algum documento que comprove o vínculo com a UFABC, como um Atestado ou uma Declaração.

 Para estudantes ingressantes que ainda não receberam suas carteirinhas, basta apresentar o Atestado de Matrícula enviado via e-mail (para a mesma conta cadastrada no âmbito do Processo Seletivo). Estudantes que não receberam/receberem, devem dirigir-se à Central de Atendimento ao Estudante (CAE) – ufabc.net.br/cae.

 Já estudantes veteranos que não estiverem com suas carteirinhas, podem obter um Atestado de Vínculo via Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) –ufabc.net.br/sigaa.

 Servidores técnico-administrativos que estiverem sem crachá podem retirar um comprovante via Sistema de Gestão de Pessoas – SIGEPE.

 Terceirizados e estagiários sem crachá devem solicitar uma Declaração do(a) Fiscal do Contrato ou Supervisor(a).”

Nenhuma descrição de foto disponível.

“A partir de 03/05/2019, com o início da vigência do novo contrato, a UFABC não terá mais disponível em sua frota de fretados os ônibus de tipo urbano. A locomoção passa a ser feita apenas com ônibus executivo, nos quais não é permitido o transporte de passageiros em pé. Dessa forma, serão transportados APENAS passageiros SENTADOS.

Essa alteração é uma adequação à legislação que regulamenta o fretamento metropolitano.

Os motoristas serão orientados a não iniciar a viagem enquanto houver passageiros em pé no fretado.”

MUDANÇA DE EMPRESA

As novas regras passam a valer a partir de sexta-feira, 03 de maio de 2019, quando a empresa JP Grandino assume operação do transporte de alunos e funcionários por meio do serviço de fretamento.

Conforme noticiado pelo Diário do Transporte, a definição da empresa que prestará o serviço foi feita por meio de um pregão eletrônico. A vigência do contrato terá início em 03 de maio de 2019, com duração de um ano e possibilidade de ser prorrogado anualmente até 2024.

Segundo informações da UFABC, o valor anual contratado é de R$ 2,99 milhões. Para o serviço, serão disponibilizados seis ônibus de padrão rodoviário. Atualmente, também estão em operação seis veículos, mas dois são urbanos e comportam passageiros viajando em pé.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2019/04/24/jp-grandino-vence-licitacao-para-operar-fretados-da-ufabc-e-estudantes-temem-reducao-da-capacidade-de-transporte/

Na ocasião, a prefeita universitária Simone Aparecida Pellizon, informou, durante uma reunião aberta com a reitoria da UFABC, que cada veículo disponibiliza de 46 lugares. Os horários de funcionamento estabelecidos são das 06h30 às 23h45 de segunda a sexta-feira e aos sábados das 06h30 às 18h.

A primeira contratação do serviço de fretado foi realizada em 2008. O contrato, na época, iniciou a vigência em 2009 e foi levado até maio de 2014. Atualmente, a empresa responsável pelo serviço é a VSI (Viação Santo Ignácio).

Também nesta terça-feira, a representante da Volkswagen Caminhões & Ônibus, Dibracam, de Santo André, informou ao Diário do Transporte que concluiu a venda de dez veículos para quatro empresas do setor. Entre elas, está a empresa que prestará serviço de fretamento para a UFABC.

Para a JP Grandino (Grandino Transportes), foram comercializadas quatro unidades do modelo 17230 OD para fretamento, com motor dianteiro MAN D08 – Euro V, de 4 cilindros, com 230 cv, câmbio ZF de 06 marchas.

Como nos outros ônibus da marca, o sistema é EGR (dispensa o uso do aditivo ARLA 32 para atingir as exigências de redução de emissões de poluentes).

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2019/04/30/empresas-de-fretamento-de-sao-paulo-realizam-novas-compras-de-onibus-volks-diz-concessionaria/

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Comentários

Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Amigos, bom dia.

    Isso de nada adianta, muito menos controla número de pessoas transportadas.

    Todos tem de ter o Bilhete Digital.

    Já estamos em 2019.

    Att,

    Paulo Gil

  2. Dênis Douglas disse:

    Problema, grande Gil, é estarmos no ABC, aonde nenhuma empresa se presta a aceitar sugestões que foram dadas na gestão passada (2014-18) e atual (18-), a principal sendo um bilhete análogo ao BUSP.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading