BRT no lugar da linha 18-Bronze custaria quatro vezes menos só que demanda seria três vezes menor, de acordo com projeção da STM em apresentação
Publicado em: 29 de março de 2019
Definição do meio de transporte deve ser divulgada ate o final de maio
ADAMO BAZANI
Um sistema de ônibus rápidos em corredores (BRT) no lugar de monotrilho para a linha 18-Bronze, entre parte do ABC e a Estação Tamanduateí, na capital paulista vai custar em torno de quatro vezes menos, mas terá uma capacidade de demanda aproximadamente três vezes menor.
É o que revela uma apresentação de investimentos da STM – Secretaria de Transportes Metropolitanos à qual o Diário do Transporte teve acesso.
A apresentação mostra uma estimativa de investimentos na CPTM, Metrô de São Paulo, rede de ônibus da EMTU e corredores de R$ 43,9 bilhões entre 2019 e 2022. Deste valor, R$ 29,1 bilhões serão recursos diretos do Governo do Estado de São Paulo e R$ 14,8 bilhões pela iniciativa privada, em especial por meio de PPPs – Parcerias Públicos Privadas e também, concessões.
Entre as previsões de investimentos está a linha 18-Bronze, prevista inicialmente para ser monotrilho em 15,7 km ligando São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano do Sul e a estação Tamanduateí, do Metrô.
A apresentação, que traz uma estimativa de benefícios à população a partir de 2022 pela linha, já leva em conta um BRT como alternativa ao monotrilho.
A projeção prevê que um monotrilho para a ligação custe R$ 5,3 bilhões, quase quatro vezes mais caro que se no trajeto fosse feito um sistema de corredores de ônibus, que ainda pelos cálculos da Secretaria de Transportes Metropolitanos, custaria R$ 1,38 bilhão.
Entretanto, de acordo com a apresentação, a demanda que o BRT poderia atender, seria quase três vezes menor que do monotrilho, 342 mil passageiros por dia ante 115 mil passageiros.
A apresentação mostra ainda que o BRT pode ter duas alternativas de traçado.
Na alternativa A, a partir de São Caetano do Sul, o BRT seguiria para o Terminal Sacomã. Já na alternativa B, seguiria o mesmo trajeto proposto para o monotrilho, na direção da estação Tamanduateí do Metrô e da CPTM.
A apresentação só leva em conta os modais BRT e monotrilho, não cogitando Metrô e nem VLT – Veículo Leve sobre Trilhos.
Em evento de entrega de ônibus novos para o corredor ABD, na semana passada, com cobertura do Diário do Transporte, o governador de São Paulo, João Doria, disse que em 90 dias a equipe da Secretaria de Transportes Metropolitanos definiria o modal para a ligação.
“Ainda não há uma decisão firmada a esse respeito. O que há é um grupo de estudo coordenado pelo secretário Baldy e outros secretários também, incluindo o vice-governador Rodrigo Garcia, que é nosso secretário de governo, com vista a análise do melhor modal, aquele que pode ser implantado no menor tempo possível, oferecendo funcionalidade, eficiência, velocidade, capacidade de transporte, segurança e conforto. A decisão que for estabelecida por esse grupo de trabalho, levando em conta estes aspectos, é a orientação do governador e será adotada”, disse o governador que ainda acrescentou que o foco dos estudos das alternativas serão maneiras de reduzir desapropriações por causa da valorização imobiliária no ABC.
“O custo do metro quadrado cresceu nesta região e representa um custo bastante pesado nesta implantação. Na verdade, o maior custo desta implantação. Não são os trilhos, monotrilho ou outro tipo de trilho e sim o custo da desapropriação, por isso estamos revendo o modal e é por isso que essa decisão é em 60 ou no limite 90 dias, será anunciada publicamente.”
Relembre:
No final de fevereiro, o Diário do Transporte esteve com a direção do Consórcio Vem ABC, responsável pela implantação do monotrilho, que disse já ter adiantado investimentos na ordem de R$ 5 milhões para o início da viabilização da linha.
Oficialmente, em nota, a STM diz que não reconhece o relatório, e que ainda não definiu as prioridades dos investimentos
“A Secretaria de Transportes Metropolitanos desconhece o relatório divulgado sobre investimentos da pasta. Projetos e obras da Secretaria estão em fase de reconhecimento pela nova gestão para a definição de prioridades.”
O Diário do Transporte confirmou a existência do documento de intenções junto a fontes ligadas à pasta, que reiteraram que as estimativas são levadas em consideração, mas que não se tratam da versão final dos projetos.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
A maior vantagem para um BRT é que a implantação (teoricamente) é mais rápida e assim já auxiliaria na organização da demanda de transporte público, mesmo que seja subdimensionado.
Dado nossa triste realidade com a experiência de construção de monotrilhos, é preferível ter “pé no chão” e colocar um BRT em funcionamento, ou até mesmo um VLT.
A outra vantagem é o isolamento de área, que permitiria que em uma época futura, a linha ganharia um “upgrade”, saindo de um BRT ou VLT para sistemas ferroviários de maior capacidade.
Desistir de instalar um monotrilho, ao meu ver, é a melhor jogada que pode ser feita.
Absurdo seu comentário, olha só a capacidade de um e de outro. Com certeza vc não mora naquela região..
BRT serve,com muita boa vontade, pra cidades medias e não para uma das maiores regiões metropolitanas do mundo. Sem contar que o traçado passa por areas com alagamentos frequentes.
Conversa. Tem que por mesmo é o trem tradicional e não essas porcarias futuristas de monotrilhos. Nem BRT para engordar as contas de Políticos e empresas de ônibus.
Tenho precentimento que farão um corredor badarosca como todos aqui de São Paulo.
Preferível não fazer nada. O ABC está cansado de ser tratado como o lixo da Região Metropolitana.
Mais um BRT pra ter os mesmos problemas da Metra: todo dia atrasos e super lotação, toda chuva alagamentos e queda de eletricidade.
O ABC precisa de trilhos, precisa do METRÔ.
Primeiro tem que rebaixar a calha do rio dos meninos e do corrego dos couros para solucionar o problema das enchentes,pois é sabido que a região alaga muito fácil.
como uma regiao que alaga todo ano ta valorizada vem ai um corredor de onibus pra baronesa de sbc monotrilho ja era o abc nao tem politico nenhum que presta o prefeito de sbc colocou varios cartazes dizendo que o metro estava chegando no abc e agora vai dizer oque triste abc que de grande nao tem mais nada
Isso é obra especulativa do prefeito de SBC Orlando Morando..
Melhor não fazer porcaria nenhuma do que fazer o BRT. Pois no futuro próximo será desativado para dar lugar ao metrô verdadeiro, pois vai prejudicar o trânsito aí terá que fazer duas vezes. Faça certo desde a primeira vez não adianta tapar o sol com a peneira.
O ABC precisa de metrô!!!! Soluções paliativas não resolverão o problema. Demoraram tanto tempo para tomar a decisão e querem fazer algo que não resolve o problema…. o barato pode sair caro….e não trará a satisfação esperada pelos moradores do Abc.
Fazer BRT é ridículo. Melhor não fazer nada
Já disseram tudo que penso nos comentários acima, BRT numa área que alaga, muito transito nas poucas vias, gastar 2x pois futuramente precisará “virar” metrô, etc…
Notei outra coisa: monotrilho teria 13 estações e o BRT eles querem fazer c/ 19 (+paradas=menor velocidade poxa)…
Só o fato de ainda estarem discutindo possibilidade de BRT no lugar do monotrilho já me gera absoluta perplexidade, não creio que esse devaneio vá em frente a não ser que alguns políticos queiram perder as próximas eleições e se queimarem para sempre sendo recordados lá na frente como alguns dos caras mais burros do mundo enquanto o povo estiver sofrendo nos buzão dentro de poucos anos após a inauguração.
Amigos, boa noite.
Concordo com todos os comentários acima.
A verdade é uma só o que interessa é fazer duas vezes, para desperdiçar o dinheiro do contribuinte e ainda sobrar para aquela deliciosa pizza 1/2 a 1/2 a moda da casa “deles”.
Já que temos um zilhão de leis no Barsil, tem de fazer mais uma; que não permita políticos e gestores públicos trabalharem conforme mostra a matéria.
Trabalhando assim. tem de ser demitido por justa causa, afinal se todo profissional trabalhasse como os políticos e os gestores públicos, seriam todos demitidos.
TRABALHA BARSIL, LEVANTA DO BERÇO ESPLENDIDO.
Att,
Paulo Gil
O mais certo e que deu certo, é o BRT Fura Fila, que demorado é eficiente, desde Sacomâ ao Parque Dom Pedro, não tem semáforos e passa longe de enchentes,,,,tem gente querendo demais….
Prefiro BRT! BEM MELHOR E MENOS “OSTENTAÇAO”! Desde que sejam antes resolvidos na medida do possível … os problemas das ENCHENTES que no início de Março ate mataram mais gente afogada na Grande SP INCLUSIVE ai na região do ABCD ! O BRT É MUITO MAIS BARATO E RÁPIDO DE SE CONSTRUIR / INSTALAR E OPERAR!
BRT é um lixo, pode até ser mais rápido de se construir mas não vai resolver em nada o problema.
Caro, não se trata de “ostentação”, mas de adotar uma solução condizente com a demanda prevista. É um critério técnico, não “facebookiano”.