UFABC implanta ciclovia no centro de Santo André

Publicado em: 6 de março de 2019

ciclovia tem uma extensão de aproximadamente 1,3 quilômetro. Foto: Lucas Carollo.

Obra é fruto de um acordo firmado com o Conselho Municipal de Políticas Urbanas da Prefeitura

JESSICA MARQUES

A UFABC (Universidade Federal do ABC) implantou uma ciclovia no centro de Santo André, no ABC Paulista. A obra é fruto de um acordo firmado com o Conselho Municipal de Políticas Urbanas da Prefeitura.

A via exclusiva para o trânsito de bicicletas foi construída no segundo semestre de 2018 e ainda faltam algumas pendências para que seja finalizada. Contudo, os ciclistas já podem utilizar a estrutura.

O Diário do Transporte esteve no local e constatou que as placas de sinalização já foram instaladas, assim como os semáforos. Contudo, os sinais luminosos ainda não estão ativados.

Outro fato observado pela reportagem é que em um trecho da ciclovia há algumas pilastras bloqueando o caminho de uma das faixas exclusivas para as bicicletas.

372aed6d-1ae0-49e2-a231-6a9f96e56a6b.jpg

Em trecho da ciclovia, pilastras ocupam uma faixa. Foto: Lucas Carollo.

O superintendente de obras da UFABC, Guilherme Madeira, responsável pelo projeto, informou que a ciclovia tem uma extensão de aproximadamente 1,3 quilômetro.

“A ciclovia inicia-se próximo a entrada principal do campus da UFABC, perto da entrada do Carrefour, e finaliza no Terminal Metropolitano Santo André Leste. Seu trajeto passa pelo passeio do Carrefour, paralela à Av. dos Estados, cruzando na altura da Av. Antônio Cardoso até entrar na rotatória da Av. dos Estados. Na sequência, a ciclovia segue pelo passeio paralelo à Rua Augusto Ruschi, passando em frente à entrada do Assaí até o término no cruzamento com a Rua Visconde de Taunay, no Terminal Leste”, explicou Madeira.

O superintendente explicou ainda que a implantação do Campus Universitário constitui em um empreendimento de impacto de vizinhança, sobretudo impacto no trânsito e, por esta razão, há um compromisso firmado entre UFABC e Conselho Municipal de Políticas Urbanas, da Prefeitura de Santo André, para o cumprimento de adequações e de melhorias no sistema viário das vias próximas às instalações do Campus Santo André.

“Os serviços executados foram contratados por meio de licitação da Universidade, tendo como objeto a execução de sinalização viária vertical e horizontal e as melhorias em vias públicas, como abertura, alargamento, pavimentação, adequação de sistema semafórico, rebaixamento de guias para atendimento à acessibilidade, iluminação, entre outras ações para a melhoria da mobilidade no entorno do Campus Santo André da UFABC, possibilitando um melhor acesso dos usuários aos modais de transporte disponíveis”, disse.

Desta forma, as ações citadas totalizam um investimento de em torno de R$ 390.000,00, incluindo a obra da ciclovia.

A administração municipal deixou claro, por meio de nota, que a obra não teve custo ao município, por tratar-se de contrapartida da universidade.

NOVAS CICLOVIAS

A Prefeitura de Santo André informou, também nota, que tem projeto de expandir esta ciclovia para a Avenida dos Estados e realiza estudos de viabilidade.

Entretanto, não foram especificados prazos para a expansão da via exclusiva para o tráfego de bicicletas.

A UFABC, por sua vez, informou que tem interesse que seus dois campi (Santo André e São Bernardo do Campo) sejam interligados por uma ciclovia intermunicipal.

O interesse surgiu por meio de uma recomendação do Plano de Gestão de Logística Sustentável da UFABC. No entanto, não há nenhum projeto em andamento, segundo a administração da universidade.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

 

Comentários

  1. Dênis Douglas disse:

    Colegas do Diário, o que está em principal discussão esse ano na Universidade, em termos de mobilidade, é se o contrato dos fretados intercampi será renovado, se finalmente a EMTU terá pulso firme pra criar uma linha (pois se esperar das empresas não sai nunca), ou se haverá as 2 situações concomitantemente, fretado + EMTU.

    1. Paulo Gil disse:

      Dênis Douglas, boa noite.

      Diante do quadro que você apresentou, permita-me uma sugestão.

      Baixa o app da yelow ou compra uma bike; pois esta solução irá demorar, isto se houver solução a curto prazo.

      Abçs,

      Paulo Gil

      1. Tiago disse:

        Paulo, não ainda tem yellow em Santo André

      2. Paulo Gil disse:

        Dênis Douglas, boa noite.

        Espero que a Yelow acompanhe o Diário do Transporte, pois ai está uma oportunidade de negócios, oferendo serviços em Santo André e nas demais cidades do ABC.

        Att,

        Paulo Gil

  2. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    A foto 2 mostra com clareza a falta de respeito e o desperdício do dinheiro do contribuinte por parte do Poder Público; bem como que tudo é feito mal feito da primeira vez (no caso uma simples ciclovia).

    3 colunas de concreto numa das faixas da ciclovia.

    Quem pagará por eventuais acidentes?

    Qual engenharia aprovou este “projeto”?

    Relaxo!

    MUDA BARSIL!

    Att,

    Paulo Gil

    1. Paulo Gil…aqui diz que a PMSA não gastou nenhum dinheiro…

      1. Tiago disse:

        A Universidade gastou e é pública

      2. Paulo Gil disse:

        landauford1970, boa noite.

        Mas a União (UFABC) gastou o dinheiro do contribuinte, conforme consta na matéria:

        “Os serviços executados foram contratados por meio de licitação da Universidade…”

        “Desta forma, as ações citadas totalizam um investimento de em torno de R$ 390.000,00, incluindo a obra da ciclovia.”

        Abçs,

        Paulo Gil

  3. Ciclovia na Avenida dos Estados???? sóo se for pra matar mais rápida,,,,santa imbecilidade. Via de acesso rápido e alta velocidade , vão fazer ciclovia?????

  4. Tiago disse:

    Ela só atravessa a Av dos estados. Corre sobre uma praça e calçadas no entorno

  5. Parabéns UFABC, utilizei essa ciclovia primeira vez… tudo sinalizado, seguro, com bom fluxo de pessoas… tem sim algumas coisas a melhorar: “bico de concreto na ponte da av dos estados, 3 postes de madeira na lateral da ciclovia…” no geral ficou muito boa obrigado… Atenciosamente Joãozinho (Santo André-SP)

Deixe uma resposta