Voith equipará novos ônibus da Mercedes-Benz vendidos para o Transantiago, no Chile, com transmissões DIWA.6

Grupo anunciou recentemente que vai fornecer as novas transmissões automáticas para os 700 ônibus da Volvo do Transmilenio, na Colômbia

ALEXANDRE PELEGI

Após anunciar que vai fornecer as novas transmissões automáticas DIWA.6 para os 700 ônibus da Volvo que seguirão para o Transmilenio, sistema de BRT (Bus Rapid Transit) de Bogotá e região metropolitana, na Colômbia, a Voith Turbo traz outra novidade. A empresa está equipando também os novos ônibus que renovarão a frota do BRT do sistema Transantiago, operado na região metropolitana da capital do Chile.

Relembre: Transmissão automática da Voith equipará 700 ônibus Volvo que renovarão frota do Transmilenio

A empresa afirma que os primeiros ônibus já circulam no sistema Transantiago equipados com as transmissões DIWA.6.

A Mercedes-Benz informou em janeiro deste ano que vendeu 500 ônibus para o Transantiago. São 400 unidades do modelo O 500 U e 100 do O 500 UA articulado, todos na versão Low Entry (piso baixo).

Segundo a fabricante, a Buses Vule adquiriu cerca de 150 ônibus, com carroçaria Caio. As demais unidades, encarroçadas pela Marcopolo, foram compradas pela Metbus, STP Santiago e Redbus Urbano.

Relembre: Mercedes-Benz vende 500 ônibus para o BRT Transantiago

A Voith Turbo, especialista em mobilidade e referência mundial no mercado de transmissões automáticas para veículos comerciais, explica que as novas transmissões automáticas integram um conjunto de 500 unidades que equiparão os ônibus O500 da Mercedes-Benz.

O Grupo Voith destaca que “a transmissão automática DIWA.6 mantém o consagrado princípio de aceleração e frenagem em circuito hidrodinâmico único além da combinação de transmissão continuamente variável (CVT) e convencional que proporciona menor frequência de trocas de marchas e menor desgaste em todo o sistema”.

Segundo comunicado do grupo, a DIWA.6 também está preparada para futuras aplicações com sistemas start-stop e conta ainda com a ferramenta de diagnose via Bluetooth de última geração ALADIN, que apresenta dados importantes sobre a condução do veículo em relatórios claros.

O equipamento permite a possibilidade de monitoramento remoto através do sistema Voith SmartNet de telemetria, “que oferece uma visão geral rápida e simples dos dados operacionais do veículo”. Por esse monitoramento o operador é notificado automaticamente caso haja algum problema e o veículo é encaminhado para a manutenção preventiva.

Adelson Martins, Diretor da Divisão de Mobilidade para países de origem hispânica na América do Sul, afirma que a entrada da Voith no mercado chileno mostra a força da empresa como fornecedora de equipamentos e soluções que geram benefícios aos operadores da Transantiago.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

Deixe uma resposta