Carris de Porto Alegre abre licitação para a compra de 87 ônibus zero quilômetro

Entrega de propostas está marcada para ocorrer em 25 de março. São duas concorrências, uma para carrocerias e outra para chassis

ADAMO BAZANI

A Carris de Porto Alegre, uma das poucas empresas públicas de transporte ainda em operação no País, abriu licitação para a compra de 87 ônibus novos do tipo convencional com ar-condicionado.

O chamamento para o pregão foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre, nesta quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019.

As propostas devem ser entregues no dia 25 de março.

São duas concorrências, uma para chassis e outra para carrocerias

Os editais completos podem ser acessados nestes links:

Pe003EditalChassi

Pe004EditalCarroceria

De acordo com nota da empresa pública, a última aquisição de ônibus novos ocorreu em 2014, quando foram comppradas 50 unidades.

Ainda no comunicado, a Carris diz que depende da manifestação de instituições bancárias, já que a companhia ainda se recupera de uma situação financeira delicada.

“Os carros devem ter fabricação 2019 e modelo do mesmo ano, ser do tipo urbano convencional, com sistema de ar condicionado e acessibilidade. Outros detalhes e condições para participação de empresas no pregão eletrônico estão descritos nos editais. A realização das licitações, contudo, depende ainda do sucesso do andamento das negociações que estão sendo realizadas com as instituições bancárias, decorrentes da situação financeira da empresa.”

Como mostrou o Diário do Transporte em junho do ano passado, uma auditoria divulgada pela atua gestão da Carris mostra que a empresa está conseguindo reduzir o déficit, zerando prejuízo até o início de 2020.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2018/06/27/auditoria-na-carris-mostra-resultados-positivos-e-contesta-discurso-privatista-de-prefeito-de-porto-alegre/

As montadoras e encarroçadoras interessadas devem acessar o site oficial: http://www.portaldecompraspublicas.com.br/18/

A Carris diz que os ônibus usados que serão substituídos por estes novos devem ser vendidos.

Na nota, a empresa ainda destaca alguns números operacionais e de frota, além da história:

Números –  A Carris atualmente conta com uma frota de 347 veículos. Do total de coletivos, 70% têm acessibilidade, 60% são dotados de ar condicionado e 82% têm câmbio automático. A Companhia também conta com 18 terminais e realiza, diariamente, 2.900 viagens, transportando 155 mil passageiros/dia. São percorridos 55 mil quilômetros por dia. Hoje a Carris detém 24 linhas. Destas, 17 são transversais, quatro são circulares e três são radiais. O quadro funcional conta com 620 motoristas e 625 cobradores.

História – Mais antiga empresa de transporte coletivo do país em atividade, a Carris nasceu com a autorização do imperador Dom Pedro II, via decreto, publicado em 19 de junho de 1872. Na época, a Capital dos gaúchos era uma pacata província de apenas 44 mil habitantes, que recém havia completado 100 anos de fundação. 

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

2 comentários em Carris de Porto Alegre abre licitação para a compra de 87 ônibus zero quilômetro

  1. privatiza já!!!

  2. Só 87 ? deveriam mudar todos os onibus, por que é uma vergonha os onibus da carris, Privatiza já essa empresa

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: