Paranapuan tem 20 ônibus lacrados pela Prefeitura do Rio de Janeiro

Ao todo, 30 ônibus foram vistoriados. Foto: Divulgação.

Em 2018, Consórcio Internorte, responsável pela empresa, foi multado 2.215 vezes por diferentes irregularidades

JESSICA MARQUES

A empresa de ônibus Paranapuan teve 20 veículos lacrados pela fiscalização da Prefeitura do Rio de Janeiro na madrugada desta quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019.

Os agentes da Secretaria Municipal de Transportes realizaram uma ação de fiscalização na garagem da empresa Paranapuan, na Ilha do Governador, que resultaram na vistoria de 30 veículos.

“Dos 30 ônibus fiscalizados, 20 foram lacrados. A equipe flagrou irregularidades como falta de vistoria da SMTR e colocar em operação veículos não cadastrados ou baixados no sistema. Trinta multas foram aplicadas”, informou a Prefeitura, em nota.

Ainda de acordo com a Prefeitura, somente em 2018, o Consórcio Internorte, responsável pela empresa Paranapuan, foi multado 2.215 vezes por diferentes irregularidades.

Dentre elas, 929 autuações foram por inoperância de linha/operar com frota abaixo do determinado, e 245 multas por mau estado de conservação.

“As ações da SMTR acontecem de forma frequente, em todos os turnos, em terminais, garagens e nas ruas, a fim de verificar as condições da frota operante e os serviços oferecidos aos usuários. Mais de 11.500 multas foram aplicadas no ano de 2018 aos consórcios atuantes na cidade”, completou a Prefeitura, também em nota.

O Diário do Transporte pediu posicionamento do Consórcio Internorte sobre os veículos lacrados, e recebeu a seguinte nota:

A Transportes Paranapuan esclarece que não mede esforços para garantir o serviço com a qualidade e segurança necessárias à população mesmo diante da crise que ainda atinge o setor.

A empresa afirma que a manutenção dos veículos é feita diariamente e toda a documentação está em processo de regularização“.

APREENSÕES

Em junho de 2018, 98 ônibus da empresa foram apreendidos por ordem judicial. O motivo foi a falta de pagamento dos veículos.

Relembre: Paranapuan tem 98 ônibus apreendidos no Rio de Janeiro e situação do passageiro continua complicada nesta segunda-feira

Leia também: Justiça de São Paulo nega recurso da Paranapuan do Rio que teve 98 ônibus apreendidos em favor da Caruana

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Marc disse:

    Não é só a Paranapuan que tem ônibus em más condições de uso. Uma visita à garagem da Real Auto Ônibus (linha 110, 461, 462 ) e da Viação Alpha (linha 112) vai constatar as péssimas condições dos veículos utilizados nessas linha, comprometendo não apenas o conforto dos passageiros com a sua segurança.

  2. ANDRE FERNANDES disse:

    pelo menos no rio de janeiro fiscaliza resolve nao sei pior e santo andre que usa resto do rio ( neobus mega brt ) que ontem chovia praticamente dentro dele e o banana de pijama (paulinho serra ) nao ta nem ai

Deixe uma resposta