Prefeito de Rondonópolis (MT) promete esforço para contratar nova empresa para o transporte coletivo municipal

Foto: Divulgação

Empresa Cidade de Pedra, que opera desde 2014 em caráter emergencial, atravessa grave crise e ameaça interromper os serviços  

ALEXANDRE PELEGI

A empresa TCCP – Transporte Coletivo Cidade de Pedra pediu ajuda à prefeitura de Rondonópolis para continuar operando o transporte no município.

Rondonópolis, no estado de Mato Grosso, tem hoje 230 mil habitantes.

O contrato do transporte coletivo venceu no mês de abril de 2014, e desde então a empresa Cidade de Pedra vem operando na cidade de forma precária. A empresa, inclusive, reclama que o serviço não é lucrativo, conforme alega o gerente-geral da Cidade de Pedra, Paulo Sérgio da Silva.

Recentemente representantes da empresa enviaram documento ao prefeito Zé Carlos do Pátio reivindicando ajuda do Executivo para continuar em funcionamento.

Dentre as medidas solicitadas, a Cidade de Pedra pede subsídio financeiro de R$ 350 mil por mês. A isenção de 5% de ISS sobre a arrecadação da empresa é outra solicitação. Do contrário, a empresa afirma que entregará a concessão e vai retirar os veículos de circulação.

A prefeitura alega que qualquer ajuda depende da abertura do processo licitatório.

Nesta segunda-feira, dia 4 de fevereiro de 2019, o prefeito informou, em reunião com representantes da Cidade de Pedra, vereadores, Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário de Rondonópolis e Região (STTRR) e trabalhadores, que vai esgotar todas as alternativas para contratar uma nova empresa para operar o transporte na cidade.

Segundo o portal Agora, de Mato Grosso do Sul, o prefeito anunciou que a prefeitura enviará cartas convites para várias empresas de transporte coletivo no país.

O prefeito prometeu ainda que, em caso de uma nova empresa assumir o transporte local, o município poderá aumentar o valor de ajuda no passe livre de 38.5% para 50%.

HISTÓRICO

A prefeitura de Rondonópolis tentou licitar o transporte coletivo do município por duas vezes em 2018. Nas duas ocasiões nenhuma empresa apresentou proposta.

Relembre: Rondonópolis (MT) finaliza edital para concessão do transporte coletivo

Concorrência do transporte público de Rondonópolis não desperta interesse de empresas

Da última vez, em outubro do ano passado, a concorrência pública nº 11 foi declarada deserta. O edital havia sido publicado em 31 de agosto de 2018, e a sessão para apresentação das propostas ocorreu no dia 18 do mesmo mês.

Segundo o edital, a concessionária do transporte coletivo teria que cumprir metas de ampliação no número de veículos, além de atender a população com acessibilidade para pessoas com deficiências.

A concessão engloba todas as linhas atuais e tem prazo de 10 anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período e por uma única vez, através de aditamento ao Contrato de Concessão.

A frota necessária é de 80 ônibus, sendo 73 operacionais e sete reservas, sendo que, inicialmente, 40% deve contar com ar condicionado. Esse porcentual será aumentado com o tempo de concessão. Todos os veículos precisam dar acessibilidade a pessoas com deficiências, sendo que 10% da frota poderá ser composta de micro-ônibus.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

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