Marcopolo fornece 342 ônibus para Transantiago

Ônibus possuem motores de padrão Euro 6, menos poluentes. Imagem: Gelson Mello da Costa – Clique para Ampliar

De acordo com encarroçadora, 150 unidades já foram produzidas em Caxias do Sul. Modelos são Torino Low Entry Articulado e Torino Low Entry para as empresas Metbus, STP Santiago S.A. e Redbus Urbano S.A..

ADAMO BAZANI

A Marcopolo confirmou nesta sexta-feira, 11 de janeiro de 2019, de forma oficial, o fornecimento de 342 ônibus para o sistema Transantiago, no Chile.

De acordo com a encarroçadora brasileira, serão embarcados os modelos Torino Low Entry Articulado e Torino Low Entry para as empresas Metbus, STP Santiago S.A. e Redbus Urbano S.A..

É a primeira vez, segundo a fabricante, que um sistema na América Latina vai receber estas carrocerias com motores que seguem os padrões de restrição a poluentes Euro 6, que reduzem em 66% as emissões de Material Particulado e em 80% de Óxido de Nitrogênio em relação aos atuais veículos em operação na capital chilena.

Também é a primeira vez que a Marcopolo vende ônibus para estas empresas.

O diretor de Estratégia e Negócios Internacionais da Marcopolo, André Armaganijan, disse em nota que destes 342 ônibus, 150 já foram produzidos em dezembro na planta Ana Rech, em Caxias do Sul, e estão sendo embarcados.

Como noticiou o Diário do Transporte, em outubro do ano passado, o novo sistema, denominado oficialmente de “Transporte do Terceiro Milênio”  (em tradução para o português) deve ter ônibus diesel Euro 6 e elétricos

A estimativa do governo local é que até a metade deste ano, estejam em circulação 200 ônibus elétricos fornecidos pela fabricante chinesa BYD e mais 490 ônibus a diesel de diversos fornecedores.

Chile apresenta novos ônibus e promete três mil veículos Euro 6

De acordo com o diretor do Negócio ônibus da Marcopolo, Rodrigo Pikussa, este é um dos mais importantes negócios fechados pela Marcopolo no continente latino-americano e amplia a participação da marca no mercado chileno.

“O Chile foi, em 2018, o principal mercado exportador na América do Sul, com mais de 970 unidades. O novo fornecimento para o Transantiago vinha sendo negociado há meses e a equipe multifuncional criada especificamente para este projeto trabalhou para desenvolver dois modelos diferenciados que pudessem oferecer o máximo em segurança, conforto, robustez e eficiência”, disse na mesma nota em que a Marcopolo detalha algumas das características dos modelos vendidos.

Os novos ônibus Torino Low Entry e Low Entry Articulado possuem transmissão automática e piso baixo, com grande capacidade para o transporte de passageiros, e contam com nova cabine que destaca a segurança e a ergonomia para os motoristas. Com novo desenho e comandos de fácil e rápido acesso, tornam a condução menos desgastante e mais confortável. Internamente, os veículos oferecem ainda sistema de ar-condicionado, novos assentos estofados, tomadas USB, tubos e pega-mãos para os passageiros em aço inox, vidros colados e preparação para instalação de todos os equipamentos de gestão de frota utilizados no sistema Transantiago.

Segundo a Marcopolo, desde quando as operações do Transantiago começaram em 2005, em torno de seis mil ônibus foram fornecidos para o sistema, dos quais, 2900 unidades da marca, entre modelos convencionais e articulados e micro-ônibus.

O sistema foi idealizado em 2002 e hoje conta com 380 linhas.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

2 Trackbacks / Pingbacks

  1. Mercedes-Benz vende 500 ônibus para o BRT Transantiago – Diário do Transporte
  2. Mercedes-Benz vende 500 ônibus para o BRT Transantiago | Busão de Natal

Deixe uma resposta