Chile apresenta novos ônibus e promete três mil veículos Euro 6

Ônibus apresentados são Marcopolo Torino. Foto: MEDIMA

Frota vai se somar aos 200 elétricos da BYD

ADAMO BAZANI

O governo chileno apresentou nesta quarta-feira, 03 de outubro de 2018, os modelos de ônibus que devem compor a frota do sistema da capital e região metropolitana.

Os veículos são de motorização a diesel de padrão internacional Euro 6, que consegue reduzir as emissões de poluição em patamares bem superiores ao padrão brasileiro, que tem como base as normas Euro V.

No Brasil, a previsão é de que as normas Euro 6 só entrem em vigor a partir de 2023. Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2018/10/03/camara-do-conama-aprova-extensao-de-prazo-para-adocao-de-motores-com-tecnologia-euro-6-para-2023/

Os ônibus apresentados nesta quarta-feira têm carroceria brasileira Marcopolo e são das configurações Padron, de 13,2 m, e articulados, de 18 m.

Todos os ônibus terão WiFi, carregadores USB e ar-condicionado. Foto: MEDIMA

A estimativa é que até a metade do ano que vem, estejam em circulação 200 ônibus elétricos fornecidos pela fabricante chinesa BYD e mais 490 ônibus a diesel de diversos fornecedores.

O presidente Sebastián Piñera prometeu a ampliação da frota com a motorização Euro 6.

“Logo teremos 3.000 ônibus com tecnologia Euro-6. Ou seja, metade dos ônibus que percorrerão Santiago terá uma tecnologia nova, limpa e de grande qualidade”

Todos os ônibus terão ar-condicionado, wi-fi e tomadas USB.

Após a conclusão da licitação do sistema, o nome Transantiago será substituído por “Transporte do Terceiro Milênio” .

Os ônibus serão de cores branca e vermelha, seguindo o mesmo padrão visual do metrô.

Os modelos elétricos vão ser operados pelas empresas Metbus, Vule e STP em corredores como a Grécia, Vicuña Mackena, Américo Vespucio e Alameda.

Sebastián Piñera também prometeu a conclusão da linha 3 do Metrô para 2019 e a ampliação em 220 km da rede de corredores de ônibus até 2026.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes.

Comentários

Comentários

  1. Rodrigo Zika! disse:

    O Brasil como sempre atrás, vergonha.

  2. Pedro disse:

    Que diferença em SP, estamos rodando com ônibus com mais de 10 anos, desconfortáveis, e o antigo prefeito ainda dizia que menos e mais, que reduzindo a quantidade de ônibus iria aumentar a oferta de lugares, por isso estamos enchendo as rua de carros, como diz o ditado o mau morre por si mesmo, logo as empresas de ônibus que acham que estão ganhando prestando um péssimo serviço vão ver diminuindo a quantidade de passageiros ai vai ser tarde.

  3. Diego Fontanna disse:

    Pedro concordo com vc, até o ano passado meu meio de locomoção era apenas de transporte publico, porém em julho do ano passado cansei de sofeso com o mesmo e comprei um carro e consequentemente comigo retirei 3 passageiros do sistema de transporte publico, agora só saio do carro no dia de rodízio e em uma emergência, ainda assim até a estação mais próxima de meteo, hoje evito o Máximo andar de ônibus, cansei de ser sardinha enlatada.

  4. MARCOS NASCIMENTO disse:

    A cidade de Santiago com mais de 10.000 onibus vai virar uma São Paulo da vida dos anos 90 pois TODOS os onibus terão a cor branca e vermelha para matar a saudade da época do desgoverno petralha de Luiza Jumentolina que em decreto municipal adotou a cor branca e vermelha a partir de 25/07/1991 e curiosamente os próprios petralhas com a ex prefeita Martaxa Suplício eliminaram a cor unificada até então em 54 empresas existentes e implantou o interligado com 8 cores diferentes a partir de 2003 no terceiro ano de governo dos esquerdopatas que pelo visto se mudaram em massa para o CHILE e entraram na mente do presidente da Transantiago para fardar toda a frota em branco e vermelho!!

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