Chile apresenta novos ônibus e promete três mil veículos Euro 6
Publicado em: 3 de outubro de 2018
Frota vai se somar aos 200 elétricos da BYD
ADAMO BAZANI
O governo chileno apresentou nesta quarta-feira, 03 de outubro de 2018, os modelos de ônibus que devem compor a frota do sistema da capital e região metropolitana.
Os veículos são de motorização a diesel de padrão internacional Euro 6, que consegue reduzir as emissões de poluição em patamares bem superiores ao padrão brasileiro, que tem como base as normas Euro V.
No Brasil, a previsão é de que as normas Euro 6 só entrem em vigor a partir de 2023. Relembre:
Os ônibus apresentados nesta quarta-feira têm carroceria brasileira Marcopolo e são das configurações Padron, de 13,2 m, e articulados, de 18 m.
A estimativa é que até a metade do ano que vem, estejam em circulação 200 ônibus elétricos fornecidos pela fabricante chinesa BYD e mais 490 ônibus a diesel de diversos fornecedores.
O presidente Sebastián Piñera prometeu a ampliação da frota com a motorização Euro 6.
“Logo teremos 3.000 ônibus com tecnologia Euro-6. Ou seja, metade dos ônibus que percorrerão Santiago terá uma tecnologia nova, limpa e de grande qualidade”
Todos os ônibus terão ar-condicionado, wi-fi e tomadas USB.
Após a conclusão da licitação do sistema, o nome Transantiago será substituído por “Transporte do Terceiro Milênio” .
Os ônibus serão de cores branca e vermelha, seguindo o mesmo padrão visual do metrô.
Os modelos elétricos vão ser operados pelas empresas Metbus, Vule e STP em corredores como a Grécia, Vicuña Mackena, Américo Vespucio e Alameda.
Sebastián Piñera também prometeu a conclusão da linha 3 do Metrô para 2019 e a ampliação em 220 km da rede de corredores de ônibus até 2026.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes.
O Brasil como sempre atrás, vergonha.
Que diferença em SP, estamos rodando com ônibus com mais de 10 anos, desconfortáveis, e o antigo prefeito ainda dizia que menos e mais, que reduzindo a quantidade de ônibus iria aumentar a oferta de lugares, por isso estamos enchendo as rua de carros, como diz o ditado o mau morre por si mesmo, logo as empresas de ônibus que acham que estão ganhando prestando um péssimo serviço vão ver diminuindo a quantidade de passageiros ai vai ser tarde.
Pedro concordo com vc, até o ano passado meu meio de locomoção era apenas de transporte publico, porém em julho do ano passado cansei de sofeso com o mesmo e comprei um carro e consequentemente comigo retirei 3 passageiros do sistema de transporte publico, agora só saio do carro no dia de rodízio e em uma emergência, ainda assim até a estação mais próxima de meteo, hoje evito o Máximo andar de ônibus, cansei de ser sardinha enlatada.
A cidade de Santiago com mais de 10.000 onibus vai virar uma São Paulo da vida dos anos 90 pois TODOS os onibus terão a cor branca e vermelha para matar a saudade da época do desgoverno petralha de Luiza Jumentolina que em decreto municipal adotou a cor branca e vermelha a partir de 25/07/1991 e curiosamente os próprios petralhas com a ex prefeita Martaxa Suplício eliminaram a cor unificada até então em 54 empresas existentes e implantou o interligado com 8 cores diferentes a partir de 2003 no terceiro ano de governo dos esquerdopatas que pelo visto se mudaram em massa para o CHILE e entraram na mente do presidente da Transantiago para fardar toda a frota em branco e vermelho!!